Fórum Encaracoladas!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Componentes proibidos para No Poo e Low Poo

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
Ana Raquel
Encaracolada
Ana Raquel


Mensagens : 524
Data de inscrição : 29/05/2012
Idade : 41
Localização : Recife-PE

Componentes proibidos para No Poo e Low Poo Empty
MensagemAssunto: Componentes proibidos para No Poo e Low Poo   Componentes proibidos para No Poo e Low Poo Icon_minitimeSáb Jul 14, 2012 9:32 am

Encontrei essa informação em um site (o link abaixo) e achei interessante postar aqui.

Veja abaixo, os ingredientes mais perigosos e observe-os atentamente antes de comprar e utilizar qualquer cosmético.

Uréia: atravessa a placenta
A uréia é, com certeza, um dos hidratantes mais utilizados em cosméticos, tanto pela sua eficácia, quanto pelo seu baixo preço. O que muita gente não sabe, no entanto, é que a uréia é proibida para mulheres grávidas. E o principal motivo desta proibição é que a uréia penetra profundamente na pele e tem até mesmo a capacidade de atravessar a placenta, podendo chegar até o feto em formação, trazendo ao bebê consequências ainda desconhecidas.
A fim de controlar o uso de uréia nos cosméticos, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determina que todas as vezes que um produto tiver na sua composição a uréia em dosagens maiores que 3%, o mesmo deve conter no rótulo o seguinte alerta: “Não Utilizar Durante a Gravidez”. A ANVISA ainda resolveu proibir a fabricação de cosméticos que contenham em sua composição mais de 10% de uréia.

Parabenos: se comportam como se fossem os hormônios femininos
Conforme estudo realizado na Universidade de Reading, Reino Unido e publicado em janeiro de 2004 no Journal of Applied Toxicology, os conservantes Parabenos apresentam propriedades estrogênicas, ou seja, se comportam como se fossem o estrogênio, um hormônio feminino. Há no mundo dos cosméticos uma enorme utilização de produtos contendo Parabenos por gestantes, lactantes, crianças e pacientes sob tratamentos diversos como câncer, reposições hormonais e terapias crônicas. Hoje, o mercado possui preservantes naturais ou mais modernos que, até o momento, demonstraram segurança, permitindo aos formuladores o desenvolvimento de formulações mais seguras.
O mesmo jornal publicou que o uso de parabenos em produtos cosméticos destinados à aplicação na área axilar (como desodorantes, por exemplo) deve ser reavaliado, pois estudos recentes levantaram a hipótese de que o uso dele nessa região pode estar associado ao aumento da incidência de câncer de mama, o que foi confirmado em teste realizado recentemente. Os parabenos podem ser identificados nas formulações dos cosméticos e desodorantes com diversas nomenclaturas: Parabens, Methylparaben, Ethylparaben, Propylparaben e Butylparaben.

Conservantes liberadores de formol: podem aumentar a incidência de câncer de pele
O formol faz muito mal para a pele, mas o que a grande maioria das pessoas não sabem é que muitos cosméticos utilizam na formulação alguns tipos de conservantes que produzem e liberam formol na pele. Além da já conhecida toxicidade do formol, um estudo realizado no Departamento de Dermatologia da Universidade de Debrecen, Hungria e publicado no periódico “Experimental Dermatology”, em maio de 2004, revelou que o formol pode contribuir para o aparecimento de câncer induzido pela radiação ultravioleta do sol.
O consumidor pode se proteger destas substâncias observando cuidadosamente os rótulos traseiros das embalagens, procurando pelas seguintes substâncias: quatérnium-15, diazolidinil hora, imidazolidinil uréia e DMDM hidantoína.

Propilenoglicol: risco de alergias
O propilenoglicol é um produto utilizado como diluente de outras substâncias, sendo muito usado em uma ampla variedade de cosméticos. O perigo de seu uso está nos problemas de pele que este pode desencadear nas pessoas, como alergias e irritações. Um estudo realizado com 45.138 pacientes na Universidade de Göttingen, Alemanha e publicado no periódico “Contact Dermatitis”, em novembro de 2005, confirmou o potencial sensibilizante (potencial para causar alergias) do propilenoglicol, confirmado por um outro estudo realizado no Departamento de Dermatologia do Hospital Osaka Red Cross, Japão e publicado no periódico “International Journal of Dermatology”, também em 2005.
Para saber se o seu produto cosmético contém propilenoglicol na composição, verifique a palavra propylene glycol no rótulo traseiro da embalagem.

Óleo mineral e outros derivados do petróleo: responsáveis por diversos tipos de câncer
Os derivados do petróleo, como por exemplo, os óleos minerais, estão presentes na maioria dos produtos cosméticos, devido sua propriedade emoliente, ou seja, hidratante para a pele. Entretanto, estudos recentes vêm associando esses componentes ao aumento da mortalidade por diversos tipos de câncer, como o de pulmão, esôfago, estômago, linfoma e leucemia. Isso se deve devido à presença de um composto chamado 1,4-dioxano, uma substância cancerígena, como relata estudos publicados nos periódicos “American Journal of Industrial Medicine” (Departamento de Epidemiologia, Escola de Saúde Pública, Los Angeles, CA outubro de 2005), “Contact Dermatitis” (Departamento de Dermatologia, Nagoya City University Medical School, Japão, abril de 1989) e “Regulatory Toxicology and Pharmacology” (outubro de 2003).
Para identificar a presença desses componentes em seu produto cosmético, basta procurar no rótulo traseiro as palavras paraffin oil e mineral oil.

Filtros solares com benzofenonas e derivados da cânfora: efeito estrogênico no organismo
O uso diário de filtros solares é indispensável para evitar o envelhecimento e o câncer de pele, todos já sabem. Porém, poucas pessoas são informadas sobre os perigos que alguns componentes desses filtros geram para a saúde humana. Um estudo realizado no Departamento de Dermatologia do Hospital Bispebjerg, Copenhagen - Dinamarca e publicado no periódico “The Journal of Investigative Dermatology”, em 2004, apontou a presença de fotoprotetores no sangue e na urina, indicando que estes foram absorvidos pelo organismo. Para completar essa informação, outro estudo realizado na Universidade Utrecht, Holanda e publicado no periódico “Toxicology and Applied Pharmacology”, 2005 comprovou que esses compostos imitam o hormônio feminino estrogênio.
Para maior segurança, no momento da compra de um fotoprotetor, procure nos rótulos as palavras benzophenone e/ou 3-(4-methyl-benzylidene).

Corantes artificiais e essências alergênicas:
Segundo estudo realizado pela Comissão Européia de Empresas e Indústrias Farmacêuticas, os corantes (substâncias responsáveis por colorir os produtos) e as essências (substâncias responsáveis pelo odor agradável), podem causar alergias na pele. Portanto, para quem sofre de alergia a cosméticos, dê preferência àqueles formulados sem corantes e com baixo teor de essências.

Lanolina, ácido sórbico e bronopol: potencial alergênico para a pele
A Comissão Européia de Empresas e Indústrias Farmacêuticas classifica vários componentes usados em formulações cosméticas como alergênicos (causadores de alergia) para a pele humana. Entre eles, é relevante citar a lanolina, uma substância obtida da lã do carneiro e comumente usada em produtos cosméticos como substância emoliente (hidratante), podendo causar alergias locais na pele de pessoas predispostas. Nos rótulos das embalagens, a lanolina é encontrada como lanolin.
Outros componentes são o ácido sórbico, encontrado nos rótulos dos produtos cosméticos como sorbic acid e, por último, o bronopol, encontrado por esse nome mesmo.

http://cabeleireiros.com/artigos/alguns-cosmeticos-podem-trazer-prejuizos-a-saude
Ir para o topo Ir para baixo
carlamn
Guru dos Cachos
carlamn


Mensagens : 4237
Data de inscrição : 16/08/2011
Idade : 50
Localização : Portugal

Componentes proibidos para No Poo e Low Poo Empty
MensagemAssunto: Re: Componentes proibidos para No Poo e Low Poo   Componentes proibidos para No Poo e Low Poo Icon_minitimeSáb Jul 14, 2012 9:37 am

Muito bom!

Obrigada por partilhar Ana!

flower
Ir para o topo Ir para baixo
Ana P
Encaracolada- sênior
Ana P


Mensagens : 2154
Data de inscrição : 15/04/2012
Idade : 39

Componentes proibidos para No Poo e Low Poo Empty
MensagemAssunto: Re: Componentes proibidos para No Poo e Low Poo   Componentes proibidos para No Poo e Low Poo Icon_minitimeSáb Jul 14, 2012 9:45 am

Genial!
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Componentes proibidos para No Poo e Low Poo Empty
MensagemAssunto: Re: Componentes proibidos para No Poo e Low Poo   Componentes proibidos para No Poo e Low Poo Icon_minitimeSáb Jul 14, 2012 12:53 pm

Quanta coisa do mal, hein! Evil or Very Mad

Valeu, Ana! Wink
Ir para o topo Ir para baixo
alinenunes
Encaracolando...
alinenunes


Mensagens : 166
Data de inscrição : 12/12/2011
Idade : 28

Componentes proibidos para No Poo e Low Poo Empty
MensagemAssunto: Re: Componentes proibidos para No Poo e Low Poo   Componentes proibidos para No Poo e Low Poo Icon_minitimeDom Jul 15, 2012 12:47 pm

Já vi creme com 20% de uréia affraid mas confesso, que hidratante com uréia é a única coisa que da jeito na minha pele (uso com 10%)
Ir para o topo Ir para baixo
Ana Raquel
Encaracolada
Ana Raquel


Mensagens : 524
Data de inscrição : 29/05/2012
Idade : 41
Localização : Recife-PE

Componentes proibidos para No Poo e Low Poo Empty
MensagemAssunto: Re: Componentes proibidos para No Poo e Low Poo   Componentes proibidos para No Poo e Low Poo Icon_minitimeSeg Dez 17, 2012 12:16 pm

Ah! de nada! Razz

Achei mais informações nesse blog. study

http://lookaholic.wordpress.com/2012/12/10/ingredientes-que-voce-deve-evitar-em-cosmeticos-alimentos-e-medicamentos-parte-1/

Agora complicou! Shocked
Ir para o topo Ir para baixo
Iara
Encaracolada- sênior
Iara


Mensagens : 1714
Data de inscrição : 23/04/2012
Idade : 38
Localização : Rio Branco/AC

Componentes proibidos para No Poo e Low Poo Empty
MensagemAssunto: Re: Componentes proibidos para No Poo e Low Poo   Componentes proibidos para No Poo e Low Poo Icon_minitimeSeg Dez 17, 2012 2:14 pm

Ana Raquel escreveu:
Ah! de nada! Razz

Achei mais informações nesse blog. study

http://lookaholic.wordpress.com/2012/12/10/ingredientes-que-voce-deve-evitar-em-cosmeticos-alimentos-e-medicamentos-parte-1/

Agora complicou! Shocked

Se já era muita coisa pra se preocupar, agora ficou pior. Mas sabe de uma coisa? Tem coisas que é melhor abstrair, sabe? Rolling Eyes Pq não vou ficar procurando cada ingredientes desses em todos os produtos que uso ou como. É muita coisa para se preocupar... É complicando ir contra a maré das empresas que produzem tudo o que a gente consome no nosso dia a dia. Admiro quem consegue parar de usar todas essas coisas e ainda por cima ver se são testados ou não em animais, mas sério, é muito difícil... No No fundo todo mundo sabe que os produtos que a gente consome possuem coisas ruins para saúde, mas o difícil é encontrar os que não tenham. Se a gente já sofre procurando os livres de silicones, sulfatos e derivados de petróleo, imagina colocar mais um monte de coisa nesta lista? Ai, gente, dá muita tristeza mesmo saber que ninguém liga para a saúde de ninguém, só querem dinheiro... Evil or Very Mad
Ir para o topo Ir para baixo
Ana Raquel
Encaracolada
Ana Raquel


Mensagens : 524
Data de inscrição : 29/05/2012
Idade : 41
Localização : Recife-PE

Componentes proibidos para No Poo e Low Poo Empty
MensagemAssunto: Re: Componentes proibidos para No Poo e Low Poo   Componentes proibidos para No Poo e Low Poo Icon_minitimeTer Dez 18, 2012 5:39 pm

Iara escreveu:
Ana Raquel escreveu:
Ah! de nada! Razz

Achei mais informações nesse blog. study

http://lookaholic.wordpress.com/2012/12/10/ingredientes-que-voce-deve-evitar-em-cosmeticos-alimentos-e-medicamentos-parte-1/

Agora complicou! Shocked

Se já era muita coisa pra se preocupar, agora ficou pior. Mas sabe de uma coisa? Tem coisas que é melhor abstrair, sabe? Rolling Eyes Pq não vou ficar procurando cada ingredientes desses em todos os produtos que uso ou como. É muita coisa para se preocupar... É complicando ir contra a maré das empresas que produzem tudo o que a gente consome no nosso dia a dia. Admiro quem consegue parar de usar todas essas coisas e ainda por cima ver se são testados ou não em animais, mas sério, é muito difícil... No No fundo todo mundo sabe que os produtos que a gente consome possuem coisas ruins para saúde, mas o difícil é encontrar os que não tenham. Se a gente já sofre procurando os livres de silicones, sulfatos e derivados de petróleo, imagina colocar mais um monte de coisa nesta lista? Ai, gente, dá muita tristeza mesmo saber que ninguém liga para a saúde de ninguém, só querem dinheiro... Evil or Very Mad

É mesmo! Crying or Very sad
Ecocosméticos tem, mas não é acessivel pra todos. Sad
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Componentes proibidos para No Poo e Low Poo Empty
MensagemAssunto: Re: Componentes proibidos para No Poo e Low Poo   Componentes proibidos para No Poo e Low Poo Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Componentes proibidos para No Poo e Low Poo
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Dúvida de Iniciante
» Entendendo a composição dos produtos
» Tirando os últimos resquícios de silicone
» Qual é o diferencial dos produtos proibidos da moda
» LEITE DE COCO PARA PRÉ-POO

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Fórum Encaracoladas! :: No-poo e Low-poo :: Composições dos produtos :: Proibidos da rotina: sulfatos, silicones insolúveis, óleo mineral, parafinas...-
Ir para: