Fórum Encaracoladas!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Abrir cutículas

Ir para baixo 
+6
Nane
xerazad
Ana P
elyana
Andreax
Vinicius09
10 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem
Andreax
Guru dos Cachos
Andreax


Mensagens : 8203
Data de inscrição : 12/01/2012
Idade : 59
Localização : Rio de Janeiro

Abrir cutículas - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Abrir cutículas   Abrir cutículas - Página 2 Icon_minitimeQua Mar 20, 2013 10:02 am

post em lugar errado... ops Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Nane
Guru dos Cachos
Nane


Mensagens : 4614
Data de inscrição : 28/03/2010
Idade : 52
Localização : São Paulo

Abrir cutículas - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Abrir cutículas   Abrir cutículas - Página 2 Icon_minitimeQua Mar 27, 2013 8:51 am

Oi Vinicius!

Olha, essa história de "ter de abrir as cuticulas para a hidratação penetrar"ou "ter de abrir as cuticulas para limpar melhor"é balela.

Os unicos procedimentos em que é necessário abrir as cuticulas são os quimicos, que vão alterar a estrutura do fio, seja com cor, seja com outro tipo de intervenção. Todas a tinturas abrem as cuticulas, os despigmentantes então nem se fala (por isso descoloração destroi mais o cabelo), alisamentos, enfim. Procedimentos desse tipo precisam abrir as cuticulas para que um (ou mais) determinado elemento entre nas estrutura do fio.

O fio do nosso cabelo é como uma sucessão de escamas que abrem e fecham o tempo todo, dependendo da umidade do ar, do calor e da própria condição do fio. Produtos com ph baixo vão limpar igual mas vão agredir menos. Cabelos com cuticulas mais fechadas tendem à brilhar mais e à reterem mais a hidratação.

Claro que existe um limite para esse "baixo". Idealmente seria entre 4 a 5. Eu mesma tenho um produto, uso profissional, que uso depois de tinturas (pinto o cabelo), porque ele tem ph 2.5. Não é um produto para ser usado diariamente, mas no máx. 1x por semana ou idealmente à cada 15 dias. Produtos com ph menor que 2 podem até destruir o fio! É preciso cuidado.

A imensa maioria dos produtos tem o "ph neutro", que é 7 e é o ph da pele e esse ph já vai abrir um pouquinho as cuticulas do cabelo; ele não é o ideal para o cabelo crespo (cabelo crespo gosta e precisa de produtos ligeiramente mais ácidos) . Além do ph, produtos com elementos umectantes (glicerina, mel, pantenol, etc) também ajudam à manter a hidratação e à manter as cuticulas mais fechadinhas.

Resumindo: siga a dica da Andreax e não saia comentando que é Nopoo, porque poucas pessoas compreendem. Como ela mesmo definiu em outro tópico- existem "profissionais", bons e que entendem de cabelo e existem "profissas"que mal sabem o que falam e reproduzem qualquer bobagem sem raciocinar, e são 99%. As pessoas associaram espuma, shampoo, com limpeza porque o MERCADO fez assim- criou um produto e associou uma idéia, um comportamento. Aos poucos as pessoas começam à se informar e também aos poucos o mercado começa à mudar e muitos produtos do tipo "no-poo"estão entrando no mercado (primeiro o mercado americano, lógico).

Se vc sentir o fio muito pesado, uma boa lavada com um shampoo sem sulfato resolve. Evite bicarbonato, porque é muito alcalino (ph muito alto) e dependendo do estado do teu cabelo, pode piorar (ficar mais ressecado).

Voltando à tua pergunta: para hidratar, continue com tua rotina, evitando os derivados de petróleo (óleo minral, parafina, silicones insolúveis) e invista em produtos hidratantes. Mas uma dica mais importante e que vai te fazer economizar muito: invista em produtos para "turbinar"produtos simples. Exemplo: glicerina vegetal e pantenol. Invista em óleos vegetais e use! Sem brincadeira, hoje tenho ótimos resultados com produtos caríssimos, mas consigo praticamente os mesmos com produtos mais simples e comerciais, "turbinados"com esses elementos de base. Sem falar nos óleos, que simplesmemte não vivo sem.

Very Happy

Ir para o topo Ir para baixo
Vanzinha
Descabelada
Vanzinha


Mensagens : 5
Data de inscrição : 30/03/2014

Abrir cutículas - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Abrir cutículas   Abrir cutículas - Página 2 Icon_minitimeTer maio 20, 2014 10:24 pm

Qual é o procedimento correto: usar máscara primeiro e depois condicionador, ou o contrário? Uso dessa primeira forma -  o condicionador depois da máscara. E desculpem se há algum tópico respondendo essa questão, sou nova por aqui e ainda não consegui ler tudo o que eu queria =\
Uso shampoo e condicionador da Flores&Vegetais (também uso cremes de tratamento e ativador de cachos dessa marca). Só tenho a máscara de hidratação da Keramax, mas aceito sugestões baratinhas e eficazes também =*
Ir para o topo Ir para baixo
Iara
Encaracolada- sênior
Iara


Mensagens : 1714
Data de inscrição : 23/04/2012
Idade : 38
Localização : Rio Branco/AC

Abrir cutículas - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Abrir cutículas   Abrir cutículas - Página 2 Icon_minitimeQua maio 21, 2014 9:23 am

Eu considero que não tenha um procedimento "correto", depende do que a marca recomenda e o que você prefere.
Eu prefiro usar a máscara antes de condicionador e dependendo do resultado nem uso o condicionador.
Eu acho o resultado melhor assim. Há quem diga que é o correto. Mas tem quem use a máscara depois do condicionador e goste.
Eu só acho que não faz sentido passar o condicionador primeiro, considerando que o cabelo foi lavado com shampoo e vai absorver melhor a máscara, não vejo necessidade de passar o condicionador primeiro.
Mas se a pessoa está feliz fazendo o contrário, não tem motivo para mudar, só se quiser testar mesmo.  Very Happy 
Ir para o topo Ir para baixo
Nikita
Encaracolando...
Nikita


Mensagens : 258
Data de inscrição : 18/03/2014
Idade : 43
Localização : Italia

Abrir cutículas - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Abrir cutículas   Abrir cutículas - Página 2 Icon_minitimeQui maio 22, 2014 3:48 am

E' verdade, cada cabelo tem o seu método e produtos ideais... eu por exemplo não uso nunca o condicionador mas somente mascara quando lavo o cabelo.
Ir para o topo Ir para baixo
Lucila
Encaracolada
Lucila


Mensagens : 863
Data de inscrição : 23/10/2013

Abrir cutículas - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Abrir cutículas   Abrir cutículas - Página 2 Icon_minitimeQui maio 22, 2014 9:03 pm

Também não uso mais condicionador, só máscara!  Very Happy 
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Abrir cutículas - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Abrir cutículas   Abrir cutículas - Página 2 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Abrir cutículas
Ir para o topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2
 Tópicos semelhantes
-
» Compatibilidade entre quimicas
» Cuidados e tratamentos para a pele

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Fórum Encaracoladas! :: Cuidados e Tratamentos :: Hidratação, Nutrição e Reconstrução-
Ir para: