Fórum Encaracoladas!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Soro Fisiológico

Ir para baixo 
+9
tamirescarvalhocosta
Ninica
fabifabi00
Grazyfm
xerazad
moni_si
Andreax
Camila Caires
Tatiana Marins
13 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Convidad
Convidado




Soro Fisiológico Empty
MensagemAssunto: Soro Fisiológico   Soro Fisiológico Icon_minitimeTer maio 07, 2013 5:57 pm

Meninas,

Retomei meus testes com o soro fisiológico. Fiz algumas pesquisas e vi que, aqui no fórum mesmo, algumas meninas já usaram o soro de várias maneiras, para vários fins.

O soro fisiológico tem pH 6, ou seja, levemente ácido, bem próximo do pH dos cabelos e pele. Como é composto de água destilada e sal, não tem os inconvenientes da água: metais pesados, resíduos, etc. (no caso da água de torneira aqui em SP, ainda temos que contar com os altos índices de cloro e flúor). Entretanto, me incomoda um pouco a quantidade de sal (cada 100ml contém 0,9g de sal). Como a água do mar tem 3,5g de sal para cada 100ml, e a água doce tem salinidade quase zero (acho que isso não se aplica à água de torneira), acredito que essa quantidade de sal do soro não deve ressecar os fios.

Listei quais seriam os resultados esperados com o uso do soro fisiológico nos cabelos:

- Redução de frizz;
- Manutenção da hidratação;
- Brilho.

E como usá-lo:

- Puro, com borrifador, logo após a lavagem ou no day after;
- Misturado ao leave in, no dia da lavagem ou day after;
- Misturado em máscaras de tratamento.

Meus testes:

Lavei o cabelo, sequei com a toalha de microfibra para tirar o máximo de água possível, passei o leave in e borrifei soro por cima. Enluvei e apliquei o gel. Amassei com a canga e deixei secar naturalmente.

Resultado: cabelos com brilho, sem frizz, e bem hidratados (nos últimos dias o clima está seco e estou tendo dificuldade de manter a hidratação dos fios).

Eu não tenho muito problema com frizz, mas queria sugerir que alguma de vocês que tem (pensei na Katia e na Célia, que têm relatado esse problema ultimamente), testassem o soro fisiológico para ver se ajuda na redução do frizz.

Um frasco com 500ml de soro custa R$2.
Ir para o topo Ir para baixo
xerazad
Encaracolada
xerazad


Mensagens : 697
Data de inscrição : 07/11/2012
Idade : 59
Localização : Portugal

Soro Fisiológico Empty
MensagemAssunto: Re: Soro Fisiológico   Soro Fisiológico Icon_minitimeTer maio 07, 2013 7:11 pm

Obrigada Lucila. Vou testar sim.

Quando lia a sua descrição pensei que para baixar a concentração de sal do soro, poderia ser acrescentada água destilada. Não sei se isso fará alterar o Ph do soro...
Ir para o topo Ir para baixo
Andreax
Guru dos Cachos
Andreax


Mensagens : 8203
Data de inscrição : 12/01/2012
Idade : 59
Localização : Rio de Janeiro

Soro Fisiológico Empty
MensagemAssunto: Re: Soro Fisiológico   Soro Fisiológico Icon_minitimeTer maio 07, 2013 7:41 pm

Excelente contribuição Lucila Very Happy vou testar !
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Soro Fisiológico Empty
MensagemAssunto: Re: Soro Fisiológico   Soro Fisiológico Icon_minitimeTer maio 07, 2013 9:37 pm

Pode dar certo, Célia! Se testar, nos avise!

Eu que agradeço, Andreax! Os testes vão nos ajudar a ver se o soro é essa Coca-Cola toda... rsrs!
Ir para o topo Ir para baixo
Camila Caires
Encaracolada- sênior
Camila Caires


Mensagens : 1101
Data de inscrição : 30/06/2012
Idade : 37
Localização : São Paulo/SP

Soro Fisiológico Empty
MensagemAssunto: Re: Soro Fisiológico   Soro Fisiológico Icon_minitimeTer maio 07, 2013 10:04 pm

A água para injeção tem um ph de 5,5 e é pura por causa da sua própria finalidade.
Acho que depois dos testes com SF a agua para injeção poderia ser usada tbm. study
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Soro Fisiológico Empty
MensagemAssunto: Re: Soro Fisiológico   Soro Fisiológico Icon_minitimeTer maio 07, 2013 10:11 pm

Água para injeção não é igual a água destilada, Camila? scratch
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Soro Fisiológico Empty
MensagemAssunto: Re: Soro Fisiológico   Soro Fisiológico Icon_minitimeTer maio 07, 2013 10:13 pm

Já descobri, água de injeção é bi-destilada! Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
Camila Caires
Encaracolada- sênior
Camila Caires


Mensagens : 1101
Data de inscrição : 30/06/2012
Idade : 37
Localização : São Paulo/SP

Soro Fisiológico Empty
MensagemAssunto: Re: Soro Fisiológico   Soro Fisiológico Icon_minitimeTer maio 07, 2013 11:39 pm

Isso bidestilada!

Como vc citou a concentração de sais minerais lembrei das aulas na facul e as indicações.
Como o SF tem um nível osmolar semelhante ao sanguíneo por isso é usado nas hidratações e a água para injeção na dissolução de alguns medicamentos que se precipitam quando usamos SF.
Ir para o topo Ir para baixo
Tatiana Marins
Encaracolada- sênior
Tatiana Marins


Mensagens : 1755
Data de inscrição : 29/11/2011
Idade : 31
Localização : Ouro Preto - MG

Soro Fisiológico Empty
MensagemAssunto: Re: Soro Fisiológico   Soro Fisiológico Icon_minitimeQua maio 08, 2013 9:05 am

E com a água destilada comum (sem o sal)? Alguém já testou por aqui no fórum? scratch
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Soro Fisiológico Empty
MensagemAssunto: Re: Soro Fisiológico   Soro Fisiológico Icon_minitimeQua maio 08, 2013 5:30 pm

Legal, Camila! Valeu pela aula! study

Eu nunca testei água destilada, mas deve dar certo tb, Tati!

Meninas, mais um teste: hj meu cabelo estava bem bonitinho no day after, mas resolvi fazer mais testes, tudo pela ciência! huahuahua!

Borrifei soro fisiológico nele todo, que estava seco, passei um pouco de GGelatina e fui fitando... Amassei. Secou naturalmente. E o cabelo ficou ótimo!!!!!!!!!!!!!!!! Sem frizz e bem definido!
Ir para o topo Ir para baixo
Ninica
Encaracolada- master
Ninica


Mensagens : 3144
Data de inscrição : 23/08/2012
Localização : Portugal

Soro Fisiológico Empty
MensagemAssunto: Re: Soro Fisiológico   Soro Fisiológico Icon_minitimeQua maio 08, 2013 5:32 pm

Eu em tempos usei soro, borrifava em cabelo seco no day after, em cabelo molhado nunca experimentei...

E até gostava mais de borrifar ele com soro que com água Smile

Ver se volto a usar
Ir para o topo Ir para baixo
Tatiana Marins
Encaracolada- sênior
Tatiana Marins


Mensagens : 1755
Data de inscrição : 29/11/2011
Idade : 31
Localização : Ouro Preto - MG

Soro Fisiológico Empty
MensagemAssunto: Re: Soro Fisiológico   Soro Fisiológico Icon_minitimeQui maio 09, 2013 10:13 pm

HIHIHI, semana que vem começo os trabalhos com a agua destilada. Vou pegar no laboratório. drunken study
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Soro Fisiológico Empty
MensagemAssunto: Re: Soro Fisiológico   Soro Fisiológico Icon_minitimeQui maio 09, 2013 10:55 pm

Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
Camila Caires
Encaracolada- sênior
Camila Caires


Mensagens : 1101
Data de inscrição : 30/06/2012
Idade : 37
Localização : São Paulo/SP

Soro Fisiológico Empty
MensagemAssunto: Re: Soro Fisiológico   Soro Fisiológico Icon_minitimeDom maio 12, 2013 6:32 pm


Conversando com a minha prima que faz curso de cabeleireiro ela me contou uma experiência que fizeram com uma hidratação fisiológica.
Que borrifava o soro e na lente da câmera de aumento já se via o fechamento das cutículas.
Depois era só prosseguir com a aplicação da hidratação.
Parece bom Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Andreax
Guru dos Cachos
Andreax


Mensagens : 8203
Data de inscrição : 12/01/2012
Idade : 59
Localização : Rio de Janeiro

Soro Fisiológico Empty
MensagemAssunto: Re: Soro Fisiológico   Soro Fisiológico Icon_minitimeDom maio 12, 2013 6:54 pm

bounce bounce fantástico, deu pra ver a coisa acontecer então.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Soro Fisiológico Empty
MensagemAssunto: Re: Soro Fisiológico   Soro Fisiológico Icon_minitimeDom maio 12, 2013 8:42 pm

Eu percebi a diferença no toque dos fios e no brilho! Mas estou usando uma vez por semana, para evitar o ressecamento pelo sal (mas não senti nenhum ressecamento ainda).
Ir para o topo Ir para baixo
moni_si
Curiosa
moni_si


Mensagens : 2
Data de inscrição : 15/05/2013
Idade : 53
Localização : brazil

Soro Fisiológico Empty
MensagemAssunto: e o sal?   Soro Fisiológico Icon_minitimeQua maio 15, 2013 8:00 am

perdoem a ignorancia de iniciante mas... sempre vejo por aí a indicação de shapoo sem sal para não agredir mais os fios, considerando que o soro fisiológico tem sal, um produto não estaria matando o outro?
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Soro Fisiológico Empty
MensagemAssunto: Re: Soro Fisiológico   Soro Fisiológico Icon_minitimeQua maio 15, 2013 9:49 am

Moni, produtos sem sal são importantes para quem faz progressiva, porque o sal interfere na química aplicada no cabelo, fazendo com que o efeito do alisante dure menos tempo.

Mas a maioria de nós aqui tem ou está buscando ter cabelo naturais, para os quais pequenas quantidades de sal não são nada prejudiciais. Só aquela quantidade da água do mar que é prejudicial mesmo!

O sal não faz mal para o cabelo. O que faz mal são os sulfatos, agentes limpantes muito fortes, que tiram inclusive as proteções naturais dos fios. Os derivados do petróleo tb são prejudiciais: óleo mineral, parafina, petrolatos, vaselina, que só saem do cabelo com agentes limpantes fortes, e fazem uma "capa" que não permite que a hidratação saia, mas tb não permita que ela entre. E os silicones, que agem de modo parecido com os derivados do petróleo. Para mais informações, leia sobre a rotina No e Low Poo, que muitas de nós seguimos: http://www.papomulherzinha.com/2011/05/rotina-no-poo-e-low-poo-parte-1-lavagem.html?m=1
Ir para o topo Ir para baixo
xerazad
Encaracolada
xerazad


Mensagens : 697
Data de inscrição : 07/11/2012
Idade : 59
Localização : Portugal

Soro Fisiológico Empty
MensagemAssunto: Re: Soro Fisiológico   Soro Fisiológico Icon_minitimeQua maio 15, 2013 10:31 am

há 2 dias fiz uma misturinha com 50ml de soro fisiológico + 50ml de água destilada + 30ml de suco de aloe vera (o suco estava fora de prazo para beber, mas penso que dá para colocar no cabelo, não?).
Tenho borrifado no cabelo, de manhã, na etapa L do LOC. Retira um pouco o friz quando está humido, mas depois de secar o frizz volta em força. Não noto grande diferença.
Vou testar no dia em que lavo para ver se é melhor.

Ah! um dia eu ainda vou conseguir matar esse frizz danado!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Soro Fisiológico Empty
MensagemAssunto: Re: Soro Fisiológico   Soro Fisiológico Icon_minitimeQua maio 15, 2013 10:32 am

Pode usar o gel de aloe vencido no cabelo! Wink
Ir para o topo Ir para baixo
xerazad
Encaracolada
xerazad


Mensagens : 697
Data de inscrição : 07/11/2012
Idade : 59
Localização : Portugal

Soro Fisiológico Empty
MensagemAssunto: Re: Soro Fisiológico   Soro Fisiológico Icon_minitimeQua maio 15, 2013 10:35 am

Lucila escreveu:
Pode usar o gel de aloe vencido no cabelo! Wink

não é gel, é suco. Mas penso que dá no mesmo.
Aliás, tenho um gel de aloe vera que nunca usei... nem sei como usar... Embarassed

Alguma sugestão?
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Soro Fisiológico Empty
MensagemAssunto: Re: Soro Fisiológico   Soro Fisiológico Icon_minitimeQua maio 15, 2013 7:27 pm

Pode usar dessa mesma forma que usou o suco. Para os cabelos, dá na mesma.
Ir para o topo Ir para baixo
Grazyfm
Encaracolada- sênior
Grazyfm


Mensagens : 1942
Data de inscrição : 22/01/2009

Soro Fisiológico Empty
MensagemAssunto: Re: Soro Fisiológico   Soro Fisiológico Icon_minitimeQui maio 16, 2013 8:06 am

nossa meninas preciso fazer algo para borrifar nos meus fios e vou testar a misturinha c soro fisiologico, agua destilada, vou por um pouco de bepantol e um pouquinho de cond ou leavin Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
fabifabi00
Encaracolando...
fabifabi00


Mensagens : 243
Data de inscrição : 04/11/2012
Idade : 38
Localização : Saquarema- Rj

Soro Fisiológico Empty
MensagemAssunto: Re: Soro Fisiológico   Soro Fisiológico Icon_minitimeQua Jun 12, 2013 1:40 pm

é, o soro fisiológico  parece realmente bom. FAz uns ano q fui a casa de uma amiga e ela estava usando o soro fisiologico antes de fz escova. Perguntei o pq disso, ela ñ soube explicar , mas disse q era bom. Ñ sei se ela usou da forma certa, mas certamente o soro fisiológico é bom p as madeichas
Vou anotar no meu caderninho p ñ exquecer de experimentar.
jocolor
Ir para o topo Ir para baixo
Ninica
Encaracolada- master
Ninica


Mensagens : 3144
Data de inscrição : 23/08/2012
Localização : Portugal

Soro Fisiológico Empty
MensagemAssunto: Re: Soro Fisiológico   Soro Fisiológico Icon_minitimeQui Jun 13, 2013 4:42 am

porque é bom para as madeixas?
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Soro Fisiológico Empty
MensagemAssunto: Re: Soro Fisiológico   Soro Fisiológico Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Soro Fisiológico
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Fórum Encaracoladas! :: Cuidados e Tratamentos :: Receitas Caseiras e Ingredientes Naturais :: Receitinhas caseiras-
Ir para: