Voces gostam de cozinhar? De compartilhar receitas? As vezes gosto de fazer qualquer coisinha na cozinha porque me relaxa, nao sou uma grande cozinheira mas de vez em quando.
Tanto comer se come...
Esta é minha receitinha de hoje:
Pasta ao sugo de aspargos e batatas.
Ingredientes:
1 maço de aspargos
2 batatas grandes ou 3 pequenas
1 colher de salsinha
Oleo extra virgem de oliva
sal a gosto
pimenta do reino verde a gosto
vinho branco
300 gr de pasta curta
Cobrir o fundo de uma panela com oleo extra virgem de oliva e um alho inteiro com a casca, aqui na Italia algumas vezes preferimos colocar o alho assim para dar um gosto mais delicado à receita e se chama "alho na camisa"
Quando o alho começar a fritar, mas proprio no inizio porque o oleo nao deve ser muito quente senao arruina a receita se coloca as batatas e os aspargos
Mexer bem para dourar os ingredientes mas sem queimar, as verduras vao soltar a propria agua que vai dar sabor ao prato
Se coloca o vinho e se deixa evaporar o alcool (uns cinco minutos)
Mexer um pouquinho para misturar bem os ingredientes com o vinho, deixar cozinhar por 3 minutos mais ou menos
Colocar 1 e meio copo d'agua, sal a gosto, pimenta do reino verde, e salsinha. Cozinhar até que a batata esteja macia e se forme um "creme" na panela, nao deve ficar seco.
A pasta que eu escolhi se chama Pantacce Toscane é curta e um pouco ondulada e é otima para os pratos com verduras cortadas pequenas, mas voces posem usar outras pastas curtas como rigatoni, penne, farfalle, fusilli.
Como se cozinha a pasta: agua fervendo se coloca 1/2 punho de
sal grosso e nunca sal fino e um pouquinho de oleo. Cuidado para nao cozinhar muito a pasta, eu vi que no Brasil muitas vezes se cozinha muito a pasta e esta fica meio molenga... a pasta deve ser cozida mas deve ser tirada da agua quando é ainda um pouco durinha. Conservem sempre um pouco da agua de cozimento da pasta porque serve para dar sabor ao sugo
Um outro detalhe: o certo é colocar a pasta dentro da panela com o sugo (aqui no caso batata e aspargos) mexes bem para misturar bem (se chama repassar a pasta) e se deixa o fogo bem baixinho, se coloca um pouco de agua de cozimento da pasta para dar um toque macio ao prato. A mania de colocar a pasta em uma bacia e jogar o sugo encima é uma coisa americana e nao italiana.
No fim das contas nao deve nem ser seco e nem liquido, mas cremoso.
Bom apetite.