Fórum Encaracoladas!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Receitinhas: cozinheiras encaracoladas

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
Nikita
Encaracolando...
Nikita


Mensagens : 258
Data de inscrição : 18/03/2014
Idade : 43
Localização : Italia

Receitinhas: cozinheiras encaracoladas Empty
MensagemAssunto: Receitinhas: cozinheiras encaracoladas   Receitinhas: cozinheiras encaracoladas Icon_minitimeDom Abr 27, 2014 12:46 pm

Voces gostam de cozinhar? De compartilhar receitas? As vezes gosto de fazer qualquer coisinha na cozinha porque me relaxa, nao sou uma grande cozinheira mas de vez em quando.  Laughing  Tanto comer se come...

Esta é minha receitinha de hoje:

Pasta ao sugo de aspargos e batatas.

Receitinhas: cozinheiras encaracoladas 2014-04-26-2429

Ingredientes:

1 maço de aspargos
2 batatas grandes ou 3 pequenas
1 colher de salsinha
Oleo extra virgem de oliva
sal a gosto
pimenta do reino verde a gosto
vinho branco
300 gr de pasta curta

Receitinhas: cozinheiras encaracoladas 2014-04-26-2411

Cobrir o fundo de uma panela com oleo extra virgem de oliva e um alho inteiro com a casca, aqui na Italia algumas vezes preferimos colocar o alho assim para dar um gosto mais delicado à receita e se chama "alho na camisa"


Receitinhas: cozinheiras encaracoladas 2014-04-26-2412

Quando o alho começar a fritar, mas proprio no inizio porque o oleo nao deve ser muito quente senao arruina a receita se coloca as batatas e os aspargos

Mexer bem para dourar os ingredientes mas sem queimar, as verduras vao soltar a propria agua que vai dar sabor ao prato

Receitinhas: cozinheiras encaracoladas 2014-04-26-2415

Se coloca o vinho e se deixa evaporar o alcool (uns cinco minutos)


Receitinhas: cozinheiras encaracoladas 2014-04-26-2417

Mexer um pouquinho para misturar bem os ingredientes com o vinho, deixar cozinhar por 3 minutos mais ou menos


Receitinhas: cozinheiras encaracoladas 2014-04-26-2419

Colocar 1 e meio copo d'agua, sal a gosto, pimenta do reino verde, e salsinha. Cozinhar até que a batata esteja macia e se forme um "creme" na panela, nao deve ficar seco.

A pasta que eu escolhi se chama Pantacce Toscane é curta e um pouco ondulada e é otima para os pratos com verduras cortadas pequenas, mas voces posem usar outras pastas curtas como rigatoni, penne, farfalle, fusilli.

Como se cozinha a pasta: agua fervendo se coloca 1/2 punho de sal grosso e nunca sal fino e um pouquinho de oleo. Cuidado para nao cozinhar muito a pasta, eu vi que no Brasil muitas vezes se cozinha muito a pasta e esta fica meio molenga... a pasta deve ser cozida mas deve ser tirada da agua quando é ainda um pouco durinha. Conservem sempre um pouco da agua de cozimento da pasta porque serve para dar sabor ao sugo

Um outro detalhe: o certo é colocar a pasta dentro da panela com o sugo (aqui no caso batata e aspargos) mexes bem para misturar bem (se chama repassar a pasta) e se deixa o fogo bem baixinho, se coloca um pouco de agua de cozimento da pasta para dar um toque macio ao prato. A mania de colocar a pasta em uma bacia e jogar o sugo encima é uma coisa americana e nao italiana.

No fim das contas nao deve nem ser seco e nem liquido, mas cremoso.

Bom apetite.
Ir para o topo Ir para baixo
Valéria Vittoria
Encaracolada
Valéria Vittoria


Mensagens : 531
Data de inscrição : 16/01/2013

Receitinhas: cozinheiras encaracoladas Empty
MensagemAssunto: Re: Receitinhas: cozinheiras encaracoladas   Receitinhas: cozinheiras encaracoladas Icon_minitimeSeg Abr 28, 2014 8:40 am

Eu sou bem fraquinha na cozinha... Não sinto prazer em cozinhar, muito menos em lavar a louça. Rss!

Deu vontade de provar!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Nikita
Encaracolando...
Nikita


Mensagens : 258
Data de inscrição : 18/03/2014
Idade : 43
Localização : Italia

Receitinhas: cozinheiras encaracoladas Empty
MensagemAssunto: Re: Receitinhas: cozinheiras encaracoladas   Receitinhas: cozinheiras encaracoladas Icon_minitimeSeg Abr 28, 2014 3:13 pm

Valéria Vittoria escreveu:
Eu sou bem fraquinha na cozinha... Não sinto prazer em cozinhar, muito menos em lavar a louça. Rss!

Deu vontade de provar!!!

Bem, lavar louça ninguém gosta so de comer mesmo  lol! pensa que eu aprendi a cozinhar com minha avò porque minha mae nao gosta de cozinhar e faz todos os dias a mesma coisa, se nao era pela minha avò!!  flower 
Ir para o topo Ir para baixo
Valéria Vittoria
Encaracolada
Valéria Vittoria


Mensagens : 531
Data de inscrição : 16/01/2013

Receitinhas: cozinheiras encaracoladas Empty
MensagemAssunto: Re: Receitinhas: cozinheiras encaracoladas   Receitinhas: cozinheiras encaracoladas Icon_minitimeSeg Abr 28, 2014 3:16 pm

Nikita escreveu:
Valéria Vittoria escreveu:
Eu sou bem fraquinha na cozinha... Não sinto prazer em cozinhar, muito menos em lavar a louça. Rss!

Deu vontade de provar!!!

Bem, lavar louça ninguém gosta so de comer mesmo  lol! pensa que eu aprendi a cozinhar com minha avò porque minha mae nao gosta de cozinhar e faz todos os dias a mesma coisa, se nao era pela minha avò!!  flower 

Infelizmente eu sigo o exemplo da minha mãe, cozinho somente o trivial.  Neutral 
Sou bastante repetitiva tb... Sei q preciso melhorar nisso, mas confesso q não tenho vontade de cozinhar. Chego bem cansada em casa, por mim, não faria nada. Faço pelo meu filho.
Ir para o topo Ir para baixo
Nikita
Encaracolando...
Nikita


Mensagens : 258
Data de inscrição : 18/03/2014
Idade : 43
Localização : Italia

Receitinhas: cozinheiras encaracoladas Empty
MensagemAssunto: Re: Receitinhas: cozinheiras encaracoladas   Receitinhas: cozinheiras encaracoladas Icon_minitimeTer Abr 29, 2014 4:00 am

Valéria Vittoria escreveu:

Bem, lavar louça ninguém gosta so de comer mesmo  lol! pensa que eu aprendi a cozinhar com minha avò porque minha mae nao gosta de cozinhar e faz todos os dias a mesma coisa, se nao era pela minha avò!!  flower 

Infelizmente eu sigo o exemplo da minha mãe, cozinho somente o trivial.  Neutral 
Sou bastante repetitiva tb... Sei q preciso melhorar nisso, mas confesso q não tenho vontade de cozinhar. Chego bem cansada em casa, por mim, não faria nada. Faço pelo meu filho.
[/quote]


Talvez se nao fosse pela minha avò que ama cozinhar e que me passou o seu entusiamo pela culinaria talvez eu nem teria tido essa paixao pela gastrononia, e depois o fato que ela me trouxe para a Italia quando eu era ainda adolescente e aqui as pessoas nascem ja cozinhando (tem um programa chamado masterchef junior com alguns participantes de 9 anos que fazem pratos incriveis) e aqui a cozinha nao é so comer ma é uma arte.

Se voce vai por exemplo no açougueiro a primeira coisa que ele pergunta é: mas como voce vai fazer esta carne? E depois ele te da uma receita. A mesma coisa o peixeiro, o verdureiro..... aqui na Italia todos sao mestres cucas  lol! 

Uma dica que eu te dou é aquela de partecipar de qualquer curso rapido de culinaria porque as vezes aprendendo coisas novas vem a vontade de cozinhar. Mas eu também as vezes chego em casa cansada e nem tenho vontade de cozinhar entao vou embaixo de casa e compro umas pizzas ou vou na lasanheria e compro umas lasanhas para colocar no forno... de vez em quando uma pausa cozinha é necessaria  lol! 
Ir para o topo Ir para baixo
Valéria Vittoria
Encaracolada
Valéria Vittoria


Mensagens : 531
Data de inscrição : 16/01/2013

Receitinhas: cozinheiras encaracoladas Empty
MensagemAssunto: Re: Receitinhas: cozinheiras encaracoladas   Receitinhas: cozinheiras encaracoladas Icon_minitimeTer Abr 29, 2014 7:54 am

Gostei da ideia do curso. Seria bom conhecer esse Universo através dos olhos de quem gosta e tem prazer em cozinhar!

Bem legal sua experiencia na Itália. Q bom q sua avó conseguiu despertar esse interesse em vc!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Nikita
Encaracolando...
Nikita


Mensagens : 258
Data de inscrição : 18/03/2014
Idade : 43
Localização : Italia

Receitinhas: cozinheiras encaracoladas Empty
MensagemAssunto: Re: Receitinhas: cozinheiras encaracoladas   Receitinhas: cozinheiras encaracoladas Icon_minitimeQua Abr 30, 2014 8:15 am

Valéria Vittoria escreveu:
Gostei da ideia do curso. Seria bom conhecer esse Universo através dos olhos de quem gosta e tem prazer em cozinhar!

Bem legal sua experiencia na Itália. Q bom q sua avó conseguiu despertar esse interesse em vc!!!

E' sim minha avò é uma pessoa incrivel!! Me ensinou e ensina tanto  Very Happy 
Ir para o topo Ir para baixo
Nikita
Encaracolando...
Nikita


Mensagens : 258
Data de inscrição : 18/03/2014
Idade : 43
Localização : Italia

Receitinhas: cozinheiras encaracoladas Empty
MensagemAssunto: Re: Receitinhas: cozinheiras encaracoladas   Receitinhas: cozinheiras encaracoladas Icon_minitimeSex maio 23, 2014 3:21 pm

Oi olha uma receitinha bem facilzinha e que vai ajudar as crianças a comerem espinafre e ovos:

Fritada com espinafre e presunto no forno

Receitinhas: cozinheiras encaracoladas 2014-04-25-2409

Ingredientes

3 ovos
200 gr di espinafre cozido em água salgada(eu usei congelado)
2 o 3 fatias de presunto
100 gr de parmesão (pode usar mais parmesão que é sempre bem vindo)
sal

Bater bem os ovos e adicionar o parmesão, estender os ovos batidos em uma forma coberta com papel para forno (acho que se chama papel manteiga) molhado e espremido (tem que ser molhado senão os ovos se secam muito.

Receitinhas: cozinheiras encaracoladas 2014-04-25-2378

Cozinhar por 15 minutos em forno pre aquecido a 180 graus

Tirar do forno e colocar o espinafre e o presunto (quem quiser pode por um pouco de parmesão encima)

Receitinhas: cozinheiras encaracoladas 2014-04-25-2380

Dobrar e enrolar como um bombom com papel para forno seco

Receitinhas: cozinheiras encaracoladas 2014-04-25-2383

Forno por 20 minutos e depois é so salpicar com sal, eu usei o sal vermelho para ficar bonitinho mas se pode usar o sal normal. Quem quiser pode colocar o sal quando estiver batendo os ovos.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Receitinhas: cozinheiras encaracoladas Empty
MensagemAssunto: Re: Receitinhas: cozinheiras encaracoladas   Receitinhas: cozinheiras encaracoladas Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Receitinhas: cozinheiras encaracoladas
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Receitinhas Caseiras
» Produtos e receitinhas anti frizz
» Redução de volume - troca de idéias e receitinhas

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Fórum Encaracoladas! :: Geral :: Bate-papo/ cafezinho/ happy-hour-
Ir para: