|
|
| Abolir o uso do shampoo?? | |
|
+22Mandy 30 katia motta Ana Raquel Iara Giziane jacy amandagarcez Grazyfm estherdelazari DalvaniaMuniz carlamn Andreax Jhulie meggaby crizinha Ana Claudia Mili FERNANDAVIANA Nane DanielaLisboa Waaan kak 26 participantes | |
Autor | Mensagem |
---|
kak Descabelada
| Assunto: Abolir o uso do shampoo?? Sáb Jul 31, 2010 11:16 pm | |
| Olá gente, sou nova aqui, e também nunca entrei em um fórum, não sei muito bem como funciona mas, enfim, navegando pela internet achei um site que fala sobre o no poo, e sobre que os condicionadores não limpam os fios, e que devemos usar shampoo, achei algumas partes contraditórias.. mas eu vou colocar o link para quem quiser ler e dar uma opinião, eu comecei faz pouco tempo, então ainda não tenho muito conhecimento, mas não concordo muito com algumas coisas. Obrigada !!
http://www.elinda.com.br/index.php?id=575
| |
| | | Waaan Curiosa
| Assunto: Re: Abolir o uso do shampoo?? Dom Ago 01, 2010 10:39 am | |
| Indio num usa shampoo ... ._. | |
| | | DanielaLisboa Encaracolada- master
Mensagens : 2633 Data de inscrição : 03/01/2009 Idade : 40 Localização : São Paulo
| Assunto: Re: Abolir o uso do shampoo?? Dom Ago 01, 2010 10:43 am | |
| Olá seja bem vinda tekaneca!
Li o artigo que vc postou, e, não concordo com vários pontos dos médicos, principalmente pois comprovo m meu cabelo isso, ou seja, falo pelo meu cabelo e por vários cabelos que lido também no salão..
A questão do xampu.. o cabelo quando é cacheado, é naturalmente mais seco e mais frágil também, ao contrário do que muitas pessoas pensam que são mais fortes... Em relação à limpeza... os condicionadores possuem sim ingredientes limpantes, porém, bem menos quantidade mas possuem sim, por isso que o No poo (um dos xampus da Deva) são como condicionadores.. muito concentrados.
Essa técnica é muito relativa pois muitos cabelos lisos realmente não dão certo, mas, a maioria dos cacheados dão sim.
Sobre as caspas, dermatites... eu já tive por muito tempo couro oleoso, quase pingando a óleo e também dermatite seborréica... no meu caso, quando mais xampu usava para "limpar", mais oleosidade tinha e mais ressecado ele ficava, isso, falando de produtos profissionais e produtos manipulados por médicos... após eu abolir a técnica do xampu com sulfatos, praticamente não tenho nemhum problema mais.. lembrado que a dermatite que tenho é emocional, ela controla mais não acaba 100%, porém, melhorou 95%.
Bom, é isso, vamos ver as outras opiniões.
Beijos! | |
| | | Nane Guru dos Cachos
Mensagens : 4614 Data de inscrição : 28/03/2010 Idade : 53 Localização : São Paulo
| Assunto: Re: Abolir o uso do shampoo?? Dom Ago 01, 2010 11:23 am | |
| Eu concordo com vc, Daniela. Aliás, é preciso ter sim muito cuidado, porque muitas meninas começam à praticar o no-poo sem o menor conhecimento, usam qualquer produto, com silicone, com derivados de petróleo, etc e é claro que o efeito vai ser meio nefasto sim. O maior problema do No-poo é a falta de conhecimento. Sabemos quando nosso cabelo está meio pesado, hora de usar ou bem um shampoozinho sem sal ou bem uma mistura de água com bicarbonato ou água com suco de limão. Várias são as soluções sem precisar do bendido shampoo com sulfato. É preciso ter senso critico. É preciso ler, pesquisar. Médicos em geral, cabelereiros, por pura falta de interesse ou conflito de interesses, criticam o No-poo (ou o low-poo). Afinal, é uma filosofia que busca o "natural", o cabelo natural, produtos naturais. Não se esqueçam que vivemos um mundo de consumo, e isto inclui médicos, remédios, "soluções milagres". E tudo no fundo é muito simples, basta uma melhor análise do cabelo. O fio de um cabelo crespo (ou encaracolado) não é igual à um cabelo liso. Participo de alguns fóruns europeus, e principalmente as francesas são muito mais radicais que as brasileiras. Muitas excluíram completamente cremes industrializados; passaram elas à fabricar os próprios cremes, com produtos 100% naturais (e resultados fantásticos). Passaram à usar produtos naturais (muitas usam o Shikakai, que é um pó que vem da Índia para lavarem os cabelos... que não tem NADA de um shampoo, mas que tem propriedades limpantes). Somos "induzidas" à pensar que temos que limpar os cabelos com shampoo porque afinal é uma indústria forte, que vende muito. Quem vai comprar shampoos contra dermatite? Quem vai comprar shampoos para cabelos crespos, secos, tintos, etc? Quem vai alimentar essa indústria? Muito mais fácil para um médico dizer à um paciente que ele precisa usar shampoo X que ter de pesquisar e indicar todo um procedimento à esse paciente. O mesmo para um cabelereiro. Isso é uma mudança de comportamento que precisa partir das pessoas interessadas (nós). E ai sim, a indústria vai ter de se adaptar à nós e não o contrário. Veja que agora começam (finalmente) à aparecer shampoos sem sulfato, produtos sem silicone, nem parabeno. Desculpem todo o discurso... tenho os cabelos crespos, "lutei" contra eles minha vida inteira, comprei tudo o que estava ao meu alcance (e o que não estava também), e quando descobri o no-poo e passei à praticá-lo (sou um meio termo entre no e low-poo; tenho muito bom senso nas minhas escolhas) meu cabelo mudou completamente. Nunca tive um couro cabeludo tão saudável. Meu cabelo não quebra mais, não cai aos montes. Ele começa à crescer saudável!!!! Ouço isso (ou leio depoimentos) de meninas que tiveram a mesma experiência, nos 4 cantos do mundo. Esse blábláblá de "profissionais" (as aspas são propositais) existe e sempre existirá. Pra mim o importante é o resultado. Falar é fácil. ELES que provem o contrário. Beijos e bom dia! | |
Mensagens : 2633 Data de inscrição : 03/01/2009 Idade : 40 Localização : São Paulo
| Assunto: Re: Abolir o uso do shampoo?? Dom Ago 01, 2010 11:35 am | |
| Verdade Nane, a informação é tudo!!
E outra coisa, claro que muitos "profissionais" vão dizer isso, por que, já pensou as consumidoras fabricarem seus próprios produtos? Onde eles iriam parar? rsrsrs
Beijos! | |
| | | kak Descabelada
| Assunto: Re: Abolir o uso do shampoo?? Dom Ago 01, 2010 12:13 pm | |
| Obrigada pelos comentários, eu tenho o cabelo liso na raiz e ondulado nas pontas, ele é meio estranho a parte de baixo do cabelo é bem ondulado mas a de cima, fica meio liso meio ondulado sem definição, entao comecei a fazer o no poo e segui das listas do forum os condicionadores, cremes sem enxágue, os mais em conta por enquanto rsrs...Eu achei que eles estão muito mais brilhantes, so ainda não estao assim muito macios, até porque eu so comprei agora um creme hidratante da fructis, o quimi resist, vou ver se funciona.. Não achei que meus cabelos estão sujos nem nada, como diz a dermatologista, uso vinagre quando esta mais pesado, ou limão, e como fica brilhando!! =P Pela matéria, só o que me preocupou foi o fato dela dizer que poderia haver infecções, ou coisas assim... Mas eu estou gostando bastante!
Obrigada! | |
| Assunto: Re: Abolir o uso do shampoo?? Dom Ago 01, 2010 12:49 pm | |
| Eles falam de um jeito para assustar mesmo rsrsrs | |
| | | kak Descabelada
| Assunto: Re: Abolir o uso do shampoo?? Dom Ago 01, 2010 12:54 pm | |
| É verdade, sobre a saúde sempre preocupa, e quantas vezes a gente compra tantas coisas que quando de primeira usamos, fica ótimo e com o tempo, parece que o cabelo esta cada vez pior, e la vamos de novo e compramos mais coisas, e na verdade a gente só esta saturando a cabeça com coisas que ficam impregnadas! Sabe de um creme hidratante que seja bom, e não muito caro? | |
| Assunto: Re: Abolir o uso do shampoo?? Dom Ago 01, 2010 12:58 pm | |
| Hidratante como.. creme mesmo, gel?
Como é teu cabelo?
| |
| | | kak Descabelada
| Assunto: Re: Abolir o uso do shampoo?? Dom Ago 01, 2010 1:03 pm | |
| Creme de hidratação mesmo, eu estou usando condicionador da marca Suave, o oleo reparação do Fructis, e comprei o creme sem enxágue da Suave também, o Yamasterol, creme sem enxágue Quimi Resist da Fructis, e o creme de tratamento Quimi Resist também da Fructis, ainda não usei ele, não sei se ele da uma boa hidratada no cabelo. Meu cabelo é louro natural tipo louro médio, mas o comprimento está tingido mais claro tipo num tom 8.0, vou dar uma escurecida, entao ele é um pouco seco, ele tá brilhante, mas não muito macio e maleável, é liso na raiz e ondulado nas pontas, mas a parte de cima do cabelo é meio indefinido, ele é bem mais odulado perto da nuca, é bem estranho rsrs.... =] Sugestões? | |
| | | FERNANDAVIANA Guru dos Cachos
Mensagens : 4505 Data de inscrição : 11/04/2010 Idade : 54 Localização : RJ
| Assunto: Re: Abolir o uso do shampoo?? Dom Ago 01, 2010 2:24 pm | |
| Meninas, concordo c vcs. Tive serios problemas de queda e dermatite a vida toda e agora com o uso do no poo(como disse não sou xiita, as vezes uso sulfatos leves)meu cabelo é outro, mt mais saudável. Os médicos e alguns cabeleireiros estão totalmente bitolados. | |
| Assunto: Re: Abolir o uso do shampoo?? Dom Ago 01, 2010 3:00 pm | |
| tekaneca
Tem a ampola azul da Alfaparf.. é excelente, hidrata muito e uma ampolinha dá até para 3 aplicações, dependendo do comprimento e quantidade de cabelo que vc tem..
Bjs! | |
| | | Mili Encaracolando...
| Assunto: Re: Abolir o uso do shampoo?? Dom Ago 01, 2010 4:20 pm | |
| Meninas ... Concordo com todas vcs!!! O No-Poo pra mim foi otimo mas nao abolindo o "shampoo e sim introduzindo produtos mais naturais e sem sulfato" !!! Me ajudou muitoooo!!! Acho que os ingredientes naturais soh ajudam os cabelos ... fomos condicionadas pela midia desde sempre ao capitalismo mais consumista do que nunca. Se eles nao forem a favor dos proprios produtos ninguem sera!!! Acho que a Waan escreveu pouco mas disse tudo!!! E os indios??? E antigamente??? Nao existiam shampoos e nem por isso as pessoas tinham cabelos feios ou doencas capilares e etc... Acredito que o shampoo surgiu devido a grande quantidade de ingretientes nao naturais ... derivados de petroleo e outros adicionados aos produtos ... sem o shampoo realmente seria muito dificil de retirar esses componentes que "grudam" no cabelo ... mas se nao utilizarmos produtos "nao liberados" (que seria a filosifia no-poo) tambem nao existiria necessidade de utilizar shampoo com sulfato ... no meu parecer e para os meus cachos estou dizendo!!! Beijos
*** Nao acho que seja necessario lavar o cabelo ... no caso trocar o shampoo pelo condicionador (mesmo pq apesar de ajudar na limpeza nao eh exatamente a finalidade dele) mas sim substituir por produtos menos agressivos e mais NATURAIS como o No-Poo Deva alguns produtos Surya ou Eh ... ja existem produtos desse tipo no mercado a precos acessiveis e acredito que a tendencia e soh de aumentar!!! | |
| | | Ana Claudia Encaracolada- sênior
| Assunto: Re: Abolir o uso do shampoo?? Dom Ago 01, 2010 4:58 pm | |
| Meninas
Comentei em outro tópico q não tive experiência boa com xampu sem sultato. Mas estou a procura de xampus suaves e com preços acessíveis, rs.
O co-wash realmente limpou meus fios, mas me deu uma coceirinha no couro cabeludo, não sei se psicológica ou se não me adaptei mesmo, pois tenho o couro cabeludo bem seco!
Mas xampu mesmo com sulfato, cai na situação q o Cão comentou aqui no fórum, precisamos usar de vez em quando até pq os produtos q consideramos liberados tbm vão depositando nos fios. Ou seja, essa questão é muito polêmica e particular. Cada um vai adaptar-se de acordo com as necessidades de seus fios, não é mesmo uma questão a ser generalizada. É muito pessoal.
Tanto que eu não consigo mesmo ficar tantos dias sem lavar o cabelo, assim como muitas aqui fazem. Para mim é igual veneno, rs. A impressão q tenho é q meus fios vão ressecando cada vez mais. Dois dias sem lavar até passa, mas no terceiro ele já está terrível. E eu aproveito sempre o momento em q lavo para fazer algum tratamento.
Ahhhh!!! O Cão sumiu!!!! Tomara q ele volte logo!
Bem, é isso! Beijos a todas!!!! | |
Mensagens : 4614 Data de inscrição : 28/03/2010 Idade : 53 Localização : São Paulo
| Assunto: Re: Abolir o uso do shampoo?? Dom Ago 01, 2010 5:32 pm | |
| Oi Ana! Saudades de vc!
....com relação à sua "coceirinha" quando vc fazia co-wash, pode ser que vc, no momento de massagear o couro cabeludo (é isso que ajuda à limpar) vc não tenha massageado o suficiente... o co-wash é indicado principalmente para quem tem couro cabeludo seco (quanto mais seco, mais massagem; quanto mais oleoso, menos massagem, porque a massagem ativa as glândulas sebáceas).
E é preciso sim, de vez em quando, usar algo para dar fazer uma limpeza maior nos fios e no couro e nós sabemos quando, sentimos quando se faz necessário. Algumas que estão no no-poo preferem a solução com suco de limão (super eficiente, diga-se de passagem) ou outros produtos limpantes naturais, como falei do produto indiano (Shikakai). Tudo isso depende de cada uma. Eliminar o sulfato foi primordial pra mim. Mesmo o shampoo sem sulfato, eu tenho diminuido muuuuuuuuuito (+- 1 x à cada 20, 30 dias). Entretanto, sinto que preciso lavar à cada 2 dias (ou No-poo Deva ou co-wash). Meu cabelo está outro, ao ponto que até as pessoas ao meu redor (amigos, colegas) me perguntam o que fiz.
Mas isso é muito pessoal. O que sou contra e critico é essa posição fechada de alguns "profissionais" que insistem em dizer que só fazemos uma higienização correta com shampoo (e com sulfato). Isso não existe. Existe sim, uma falta enorme de conhecimento. Acho que uma das coisas mais legais desse mundo "globalizado" (tem muita coisa ruim também) é o acesso que hoje temos à informação. Temos que saber tirar proveito disso. | |
| Assunto: Re: Abolir o uso do shampoo?? Dom Ago 01, 2010 5:42 pm | |
| Nane, vc sempre tão querida! Tbm estava com saudades!!!! É verdade, pode ser essa a questão. Posso ter pecado mesmo na massagem, verdade! Vou tentar novamente, mais pacientemente! Agora, vc poderia comentar um pouquinho sobre o uso do limão nos fios? O pó indiano eu já vi no blog e sei q tem no AZ pra venda né? Beijão minha lindaaa!!! | |
| | | kak Descabelada
| Assunto: Re: Abolir o uso do shampoo?? Dom Ago 01, 2010 5:50 pm | |
| Oi gente..=], então, se eu passar somente limão, ou vinagre ou bicarbonato, eles são suficientes para limpeza do meu cabelo, usando os produtos liberados certo? se eu não usar nada que tenha silicones insolúveis e derivados de petróleo, somente com esses produtos, já é o suficiente?! E sobre os silicones solúveis, eles saem do cabelo somente já com a agua , certo? Obrigada. | |
| Assunto: Re: Abolir o uso do shampoo?? Dom Ago 01, 2010 11:01 pm | |
| Nane e Ana, a hena surya em pó contém vários ingredientes ótimos p o cabelo incluido o SHIKAKAI, já usei, tratou bastante o cabelo, mas dá uma ressecada. Tem q misturar c alguma máscara ou óleo. Nane nos fale sobre essa solução de limão p favor. bjs | |
| Assunto: Solução com limão Seg Ago 02, 2010 8:03 am | |
| Fê, a henna resseca um pouco sim...usei por anos e anos... trata (principalmente quem tem couro cabeludo oleoso, que justamente NÃO era meu caso...). O Shikakai é um pó (tirado de uma casca) que as indianas usam para lavar os cabelos. Não tinge, não tem pigmento, completamente neutro. Quem usa afirma que lava super bem, dá um brilho incrível e nem precisa de condicionador! Eu tenho acompanhado uma francesa no facebook, de cabelo afro (leia-se: cabelos bem delicados e secos), e ela mostra fotos do cabelo dela depois que ela começou à tratar com shikakai.... e o efeito é incrível: muito mais brilho e cachinhos mais soltos. Bem legal.). Por aqui tem muito indiano, vou ver se encontro esse shikakai no bairro deles (mesmo que os canadenses falem que tudo aqui é lindo e maravilhoso, cada comunidade vive separado umas das outras....). Dá um trabalho parecido com a henna (misturar com água quente e depois ter de deixar bastaaaaaaaaaaaaaaante água escorrer pra tirar os pozinhos...). Vamos ver. Ana e Fê: Solução com limão: 1 limão grande (o suco dele, coado) + 1 à 2 colheres de sopa de condicionador. O condicionador pode ser o que vcs usam para co-wash, um condicionador bem levinho, liberado (tipo Suave de Coco). Misturar. Usar como se fosse shampoo. Precisa massagear BEM o couro, os fios. Limpa bem, já usei algumas vezes (enquanto esperava meu shampoo sem sulfato chegar). Tirei essa mistura do livro da Lorraine Massey, "Curly girl" (p. 55). Se o cabelo for oleoso (acho que não é nosso caso), de vez em quando usar o suco de limão diluido em água, colocar num vaporisador e borrifar no cabelo todo, massagear bem, passar nos fios e deixar por uns minutinhos (no banho mesmo). Lavar com bastante água depois. O limão age um pouco como o vinagre, dá muito brilho. O limão elimina resíduos e o excesso de óleo, já o vinagre de maçã fecha as cutículas e ajuda à equilibrar o ph do couro cabeludo (por isso é bom para pessoas com problemas no couro cabeludo, dermatites, caspas, etc). Eu já deixo um vidrinho (spray) com vinagre de maçã diluido em água no meu banheiro e sempre que lembro, dou umas borrifadas no cabelo (no banho), penteio, retiro com água e depois aplico minhas mascaras. Às vezes uso no final de tudo. Gosto bem. É isso queridas. Beijos! | |
| | | Mili Encaracolando...
| Assunto: Re: Abolir o uso do shampoo?? Seg Ago 02, 2010 1:26 pm | |
| Meninas ... Cuidado para nao deixar o suco de limao escorrer para o rosto ou qualquer lugar da pele ... se isso acontecer lavem muito bem mesmoooo!!! Aconteceu comigo uma vez de nao lavar a mao direito e sair de casa em um dia de sol... No comeco nem dava pra imaginar que fosse limao, mas surgiu uma queimadura vermelhona na minha mao ... no comeco achei que fosse alergia a alguma coisa porque foi tao forte que chegou ateh a criar bolhas. Fui a uma dermatologista e ela foi direto perguntando se tinha mexido com limao ... que um pequeno residuo ja pode fazer um super estrago!!! Fiquei besta ... ja tinha ouvido falar ... mas nunca imaginei que fizesse esse estrago todo!!! Ela me recomendou passar filtro solar sobre a mancha todos os dias e me disse que como sou muito branquinha que com o tempo iria sair ... realmente saiu quase tudo ... mas tambem me disse que em pessoas com pele mais morena ... se nao procurarem rapido um medico que receite uma pomada especifica, nao sai de jeito nenhum!!! Portanto ai fica a dica... se vcs forem fazer caipirinha, suco de limao ou qualquer coisa do tipo com qualquer fruta citrica tomem muito cuidado com o sol!!! Beijos | |
| Assunto: Re: Abolir o uso do shampoo?? Ter Ago 03, 2010 12:15 am | |
| Nane, obrigada pelas dicas, vou experimentar, já sabia sobre o limao, vi acontecer em uma festa, exatamente como vc descreveu, um horror. Bjs | |
| Assunto: Re: Abolir o uso do shampoo?? Qua Ago 04, 2010 8:59 pm | |
| Nane Muito obrigada!!! Bjs! Mili Tbm sabia essa do limão, é msm terrível!!! Q bom q vc conseguiu tratar né? Bjs!!! | |
| | | Convidad Convidado
| Assunto: Re: Abolir o uso do shampoo?? Ter Nov 16, 2010 10:54 pm | |
| Nane,
Pode-se usar o limão pra lavar os cabelos quantas vezes no mês? Dá pra usar mais de uma vez na semana? |
| Assunto: Re: Abolir o uso do shampoo?? Qua Nov 17, 2010 9:40 am | |
| melldda, não use muito não! 1x à cada 15 dias é mais do que suficiente. Apenas tome cuidado de bem enxaguar depois, porque o limão pode manchar a pele, ok? Tudo bem que ele estará misturado, vc vai enxaguar, mas é bom sempre tomar cuidado. | |
| | | Convidad Convidado
| Assunto: Re: Abolir o uso do shampoo?? Qua Nov 17, 2010 5:10 pm | |
| Ah, sim. Obrigada. Já estava pensando em usar semanalmente. |
| | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Abolir o uso do shampoo?? | |
| |
| | | | Abolir o uso do shampoo?? | |
|