Fórum Encaracoladas!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Gel de goma xantana

Ir para baixo 
+6
Ana P
tamiresmelo_
Lionela
Nane
tamirescarvalhocosta
Camila Caires
10 participantes
AutorMensagem
Nane
Guru dos Cachos
Nane


Mensagens : 4614
Data de inscrição : 28/03/2010
Idade : 52
Localização : São Paulo

Gel de goma xantana Empty
MensagemAssunto: Re: Gel de goma xantana   Gel de goma xantana Icon_minitimeSáb Jul 27, 2013 12:04 pm

Meninas, alguma de vcs ja experimentou gel de goma xantana?????????

Tenho um gel natureba, que encontrei numa loja de Montreal, muito bom, e a base dele é goma xantana...  tem um outro, bom também, de uma linha da Garnier (Garnier Pure Clean), não sei se foi lançada no Brasil, e o gel tem goma xantana (este abaixo)...

Gel de goma xantana Pureclean

Finalmente encontrei goma xantana (comprei na Engetec) e vou fazer uma experiência esta semana: goma xantana, CMC e aditivos (pantenol, OV, GV).

Vou fazer a misturinha que falei e depois que eu provar, volto aqui.

drunken
Ir para o topo Ir para baixo
Camila Caires
Encaracolada- sênior
Camila Caires


Mensagens : 1101
Data de inscrição : 30/06/2012
Idade : 37
Localização : São Paulo/SP

Gel de goma xantana Empty
MensagemAssunto: temporario   Gel de goma xantana Icon_minitimeDom Jul 28, 2013 10:40 pm

Estou curiosa com o resultado da goma xantana bounce bounce bounce bounce 
Ir para o topo Ir para baixo
Nane
Guru dos Cachos
Nane


Mensagens : 4614
Data de inscrição : 28/03/2010
Idade : 52
Localização : São Paulo

Gel de goma xantana Empty
MensagemAssunto: Gel de goma xantana   Gel de goma xantana Icon_minitimeTer Ago 13, 2013 7:59 pm

Very Happy 
Ir para o topo Ir para baixo
tamirescarvalhocosta
Descabelada
tamirescarvalhocosta


Mensagens : 7
Data de inscrição : 12/08/2013
Idade : 34
Localização : São Paulo

Gel de goma xantana Empty
MensagemAssunto: Re: Gel de goma xantana   Gel de goma xantana Icon_minitimeQua Ago 14, 2013 4:23 pm

Nane escreveu:
Very Happy 
Oi Nane, como vc utiliza a goma?

Quem passou a receita pra mim, foi a Liz Brás no grupo Amigas Cacheadas. Só que eu nunca mais vi ela no grupo, e não tive a chance de perguntar detalhes sobre o uso.

Eu fiz uma vez e ficou na consistência do CMC, o que eu notei é que ela não deixa aqueles resíduos brancos no cabelo(parecendo caspa).

Estou com quase 100grs aqui sem utilidade.Rolling Eyes 
Ir para o topo Ir para baixo
Lionela
Encaracolando...
Lionela


Mensagens : 408
Data de inscrição : 05/07/2013
Idade : 40
Localização : GUARULHOS-SP

Gel de goma xantana Empty
MensagemAssunto: COMO USAR E PRA Q SERVE A GOMA XANTANA?   Gel de goma xantana Icon_minitimeSeg Ago 19, 2013 12:16 pm

OI NANE
tmbm kero saber como vc usa a goma xantana e a finalidade dela,ela e igual(no efeito)ao cmc?
OI TAMIRES
Amei seus caxinhos muito bonitos mesmo;onde vc comprou goma xantana?sera q vende em lojas de doces ou artigos para festas?
Esta duvida vale para as duas.
To kerendo fazer um gel semelhante ao ativador d caxos da capicillin,so q mais potente em termos d fixacao e pensei em misturar o cmc,gel d aloevera,pantenol,gv,ov ricino e argan,e goma xantana +alguns chas.Eai alguma sugestao?_?
Ir para o topo Ir para baixo
Nane
Guru dos Cachos
Nane


Mensagens : 4614
Data de inscrição : 28/03/2010
Idade : 52
Localização : São Paulo

Gel de goma xantana Empty
MensagemAssunto: Re: Gel de goma xantana   Gel de goma xantana Icon_minitimeQua Ago 21, 2013 10:43 am

Tenho feito o gel de goma xantana com CMC e gostado mais do que apenas CMC. Ainda não fiz a esperiência apenas com goma xantana, mas quero fazer em breve.

Minha receita (para cachos mais fechados e para cabelos que precisam de fixação):

2 colheres de chá de goma xantana (pó)
1 colher de café de CMC (que além de dar mais fixação, ajuda à preservar o gel por mais tempo sem precisar de geladeira)
1 colher de chá de glicerina vegetal ou de mel (ou os dois)
2 colheres de chá de óleo de ricino
1 colher de chá de pantenol (solução)
1 colher de chá de extrato glicólico de aloe vera (opcional)
5 à 8 gotas de óleo essencial de preferência (usei laranja)

400ml de água morna


Modo de fazer: Dissolva aos poucos, com água fria a goma xantana e o CMC. Adicione a GV (e/ou o mel) e o pantenol e misture bem. Adicione a água aos poucos, mexendo bem (vira gel na hora). Adicione o OV, EG e o OE. Mexa bem até sumir todos os "gruminhos". Se bater com um fouet será mais fácil. Eu coloco a mistura em um pote com válvula pump, com auxilio de um funil. Dura umas 3 semanas sem precisar de geladeira.

Deixar ao menos 24h descansando antesde usar, para evitar resíduos (pozinho) nos fios.


Very Happy 
Ir para o topo Ir para baixo
Nane
Guru dos Cachos
Nane


Mensagens : 4614
Data de inscrição : 28/03/2010
Idade : 52
Localização : São Paulo

Gel de goma xantana Empty
MensagemAssunto: Re: Gel de goma xantana   Gel de goma xantana Icon_minitimeQua Ago 21, 2013 10:51 am


Lionela, achei o gel de goma xantana mais hidratante que o gel apenas de CMC puro. Como meu cabelo precisa de boa fixação e hidratação, o gel de goma xantana tem sido melhor.

Tamires, qualquer pó, se não for bem diluido, deixa esse resíduo. Já fiz misturas com todo tipo e isso acontece, não só com CMC. Um truque é usar mel e glicerina vegeta (ou um dos dois) na mistura para ajudar à dissolver o pó. E funciona!

Outra coisa que percebi é que o cabelo com gel de goma xantana fica com mais brilho que o gel de CMC puro.

Tenho usado assim: lavo, aplico um condicionador (que uso como leave-in), enluvo. Divido o cabelo e aplico o gel de goma xantana. Finalizo com um pouco de gel que gosto, apenas para ficar com um cheirinho no cabelo e dar mais fixação (mas poderia pular esta etapa). Fito o cabelo e pronto, não mexo até secar. Ele vai secar bem durinho.

Na hora de "quebrar o durinho"eu aqueço um pouco de manteiga vegetal (ou OV) com as mãos e vou amassando o cabelo e "puxando" os cachos com cuidado. Muitas vezes o "pozinho"que possa ter ficado, sai nesta hora. Para o cabelo ficar ainda mais bonito, uns 5 minutos de difusor. Com isso, tenho ao menos 3 days after bem dignos.

Ir para o topo Ir para baixo
Lionela
Encaracolando...
Lionela


Mensagens : 408
Data de inscrição : 05/07/2013
Idade : 40
Localização : GUARULHOS-SP

Gel de goma xantana Empty
MensagemAssunto: Onde comprar goma xantana?   Gel de goma xantana Icon_minitimeQua Ago 21, 2013 1:24 pm

NANE ou TAMIRES;
Ond vcs compraram a goma xantana?Alguem sabe de loja fisica q vende a gxantana???
Ir para o topo Ir para baixo
Nane
Guru dos Cachos
Nane


Mensagens : 4614
Data de inscrição : 28/03/2010
Idade : 52
Localização : São Paulo

Gel de goma xantana Empty
MensagemAssunto: Re: Gel de goma xantana   Gel de goma xantana Icon_minitimeQua Ago 21, 2013 1:54 pm

Lionela, eu já vi goma xantana em lojas da rua Silveira Martins (centro de SP), mas eles só vendiam numa quantidade muito grande (500g ou 1kg, não me lembro agora).

Eu comprei pela internet, na engenharia das essencias (engetec).

Ir para o topo Ir para baixo
Lionela
Encaracolando...
Lionela


Mensagens : 408
Data de inscrição : 05/07/2013
Idade : 40
Localização : GUARULHOS-SP

Gel de goma xantana Empty
MensagemAssunto: Re: Gel de goma xantana   Gel de goma xantana Icon_minitimeQua Ago 21, 2013 2:21 pm

OK OBRIGADA NANE Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Gel de goma xantana Empty
MensagemAssunto: Re: Gel de goma xantana   Gel de goma xantana Icon_minitimeQua Ago 21, 2013 2:30 pm

Vou testar sua receita em breve, Nane, diminuindo as quantidades para ficar mais diluído, funciona melhor para meu tipo de cacho. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Lionela
Encaracolando...
Lionela


Mensagens : 408
Data de inscrição : 05/07/2013
Idade : 40
Localização : GUARULHOS-SP

Gel de goma xantana Empty
MensagemAssunto: Re: Gel de goma xantana   Gel de goma xantana Icon_minitimeQui Set 19, 2013 11:55 am

OI CURLS BEAUTIFULS
Vim contar pra vcs sobre minhas alquimias(estou aprendendo muito com vcs),entao vim contar q fiz a receita da nane igualzinho so mudei o oe q usei d lavanda e colokei ±100ml de cmc diluido q ja tinha e estava na geladeira e quis aproveitar,mas axo q nao fui bem sucedida nesta parte,pois o gel apesar d ter fikado otimo ressecou um pouco meu cabelo,mas fora isso,ele ficou mto bom pois segura bem meus caxinhos(algumas parte faz uns caxos 3a bem fexados),bom resumindo a receita e oooltima,da proxima vez nao vou acrescentar nada a mais esta super aprovada.
Usei este gel com e sem leavein por baixo e ele fica muuuito melhor usando creme por baixo pois acreito q nao vai ressecar nada,vou fazer dnovo(exatamente igual ao da nane)e dpois venho contar,afinal o erro foi meu do gel ter ressecado(colokei cmc demais,o q ta na receita ja e suficiente),decupe por falar dmais,espero q tenham me entendido.
Ir para o topo Ir para baixo
Lionela
Encaracolando...
Lionela


Mensagens : 408
Data de inscrição : 05/07/2013
Idade : 40
Localização : GUARULHOS-SP

Gel de goma xantana Empty
MensagemAssunto: Re: Gel de goma xantana   Gel de goma xantana Icon_minitimeSex Set 27, 2013 4:52 pm

NANE KERIDA
vc sabe me dizer a diferenca da goma xantana pra goma guar?vi vc falando no topico do gel d linhaca,q vc misturou gguar e aditivos pra fazer GL,poderia me pasar a receita exata,bjs e thanks ;
Ir para o topo Ir para baixo
tamiresmelo_
Encaracolando...
tamiresmelo_


Mensagens : 381
Data de inscrição : 28/08/2012
Localização : Maceió, AL

Gel de goma xantana Empty
MensagemAssunto: Re: Gel de goma xantana   Gel de goma xantana Icon_minitimeSáb Nov 16, 2013 7:46 am

Nane, comprei goma guar e estou ansiosa pra fazer a receitinha de goma xantana que você fez! Laughing Será que vai diferenciar muito? Rolling Eyes 
Ir para o topo Ir para baixo
http://cabeleiracrespa.blogspot.com.br/
Ana P
Encaracolada- sênior
Ana P


Mensagens : 2154
Data de inscrição : 15/04/2012
Idade : 39

Gel de goma xantana Empty
MensagemAssunto: Re: Gel de goma xantana   Gel de goma xantana Icon_minitimeDom Jan 26, 2014 11:33 am

alguém tem continuado estas experiências mas só com goma xantana?

Nane, li que usou óleo essencial de laranja nesse gel. não sentiu descolorações nem nada do género por ser cítrico?
obrigada
Ir para o topo Ir para baixo
Paula A.
Encaracolando...
Paula A.


Mensagens : 324
Data de inscrição : 09/02/2014
Localização : Reino Unido

Gel de goma xantana Empty
MensagemAssunto: Re: Gel de goma xantana   Gel de goma xantana Icon_minitimeSex Mar 21, 2014 11:54 am

Acabei de fazer um gel de goma xantana, Vou passar a receita pra vcs mas não sei se está bom. Está com um aspecto gororoba + geleca  lol! lol! lol! lol! 

60 ml de suco de aloe vera
40 ml de pantenol
25 gotas de complexo sorbato e benzoato (um conservante)
1 colher de óleo de amêndoas
1 1/2 de manteiga de manga
1 colher de goma xantana
gel de linhaça (não sei a quantidade)

bati tudo na batedeira, no começo parecia que ia ficar uns grumos mas consegui desfazer com a batedeira. Coloquei num frasco com tampa e só falta experimentar agora.
Ir para o topo Ir para baixo
jacy
Encaracolada- sênior
jacy


Mensagens : 1743
Data de inscrição : 04/01/2012
Idade : 54
Localização : São Paulo

Gel de goma xantana Empty
MensagemAssunto: Re: Gel de goma xantana   Gel de goma xantana Icon_minitimeSex Nov 17, 2017 7:44 am

Oiiii. Depois de muuuiiito tempo, estou de volta para contar que só esta semana experimentei a goma xantana. Estou amando. Paixão a primeira vista do tipo porque não fiz isto antes.
Em primeiro lugar fiz uma adaptação aproveitando o que tinha em casa. Usei manteiga de aloe vera, manteiga de karite, oleo de mamona e oleo de babaçu. Dissolvi 1 colher de cha rasa de goma em 1/2 xicara de agua morna ( virou uma meleca que achei que não fosse dissolve. Assim mesmo misturei nos oleo e manteiga e bati com uma colher até virar uma geleca - dissolveu tudo, inclusive as manteigas rs).
Ai Umedeço meu cabelo, passo o leave in e fito com essa geleca. Definição na hora. Cabelo hidratado, comportado do jeito que eu gosto.
Apenas por medo tenho conservado na geladeira.
Ir para o topo Ir para baixo
magdalasantos
Encaracolada- sênior
magdalasantos


Mensagens : 1716
Data de inscrição : 14/04/2012
Idade : 36
Localização : são paulo

Gel de goma xantana Empty
MensagemAssunto: Re: Gel de goma xantana   Gel de goma xantana Icon_minitimeTer Dez 05, 2017 11:04 am

é mto bom msm, anos que não faço.
Ir para o topo Ir para baixo
Silvinha BH
Encaracolada- sênior
Silvinha BH


Mensagens : 1555
Data de inscrição : 22/08/2010
Idade : 44
Localização : Belo Horizonte

Gel de goma xantana Empty
MensagemAssunto: Re: Gel de goma xantana   Gel de goma xantana Icon_minitimeSex Dez 08, 2017 7:18 pm

nunca fiz...
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Gel de goma xantana Empty
MensagemAssunto: Re: Gel de goma xantana   Gel de goma xantana Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Gel de goma xantana
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Gel de Goma Guar

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Fórum Encaracoladas! :: Cuidados e Tratamentos :: Receitas Caseiras e Ingredientes Naturais :: Géis naturais & feitos em casa-
Ir para: