Fórum Encaracoladas!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Gel de Goma Guar

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
tamiresmelo_
Encaracolando...
tamiresmelo_


Mensagens : 381
Data de inscrição : 28/08/2012
Localização : Maceió, AL

Gel de Goma Guar Empty
MensagemAssunto: Gel de Goma Guar   Gel de Goma Guar Icon_minitimeQua Dez 18, 2013 8:54 pm

Meninas, adaptei da receitinha da Nane de goma xantana e fiz esse tópico porque não vi nenhum sobre a goma guar.
Fiz assim:

1 colher de chá de goma guar
1 colher e meia de chá de CMC
1 colher de chá de óleo de rícino
1 colher de chá de manteiga de manga
3 gotas de óleo essencial de melaleuca
1 colher de chá de glicerina vegetal
1 colher de chá de pantenol já diluído
1 colher de chá de mel

340 ml de água morna

Primeiro coloquei a goma guar e o cmc num potinho e fui misturando-os aos poucos com água filtrada. Tem que ter cuidado porque vira gruminhos duros. Então não parei de mexer à medida que acrescentava pantenol + GV + mel. Eles ajudam a misturinha se misturar mesmo. Daí, fui acrescentando a água morna pra diluir o bolinho que estava se formando, então como ainda tinha uns gruminhos duros utilizei o super mix. E acrescentava a água morna aos poucos e ia batendo no mix a cada acréscimo dela. Nesse momento também fui acrescentando sempre aos poucos os demais ingredientes. Desconfiada dos gruminhos prevalecerem ainda, coei. Razz 

Eu ainda vou usar, então volto pra contar o que achei. Pretendo misturar ao gel de linhaça - meu querido. Mas esfreguei um pouquinho na mão e é incrível como parece gel! O gel se dissolve e só o grudinho típico de gel fica na mão!  lol!
Ir para o topo Ir para baixo
http://cabeleiracrespa.blogspot.com.br/
Nane
Guru dos Cachos
Nane


Mensagens : 4614
Data de inscrição : 28/03/2010
Idade : 52
Localização : São Paulo

Gel de Goma Guar Empty
MensagemAssunto: Re: Gel de Goma Guar   Gel de Goma Guar Icon_minitimeQui Dez 19, 2013 5:56 am

Goma guar foi um dos primeiros espessantes que usei, usava em tudo, até para engrossar o gel de aloe vera. Cheguei à fazer o gel puro com goma guar também, tem receita dele aqui no fórum, mas ainda não tive tempo de separá-lo do tópico onde ele se encontrava... scratch 

Eu achei o resultado do gel de goma guar e do gel de goma xantana bem parecidos. Gosto bem dos dois.

Na próxima receita, use mais goma guar e menos CMC, a textura fica mais gostosa, experimente.  Very Happy 

Ir para o topo Ir para baixo
tamiresmelo_
Encaracolando...
tamiresmelo_


Mensagens : 381
Data de inscrição : 28/08/2012
Localização : Maceió, AL

Gel de Goma Guar Empty
MensagemAssunto: Re: Gel de Goma Guar   Gel de Goma Guar Icon_minitimeQui Dez 19, 2013 9:03 am

Nane, eu procurei a goma xantana, mas só achei a guar no site da Engetec. É goma-guar quaternizada, veja: http://www.engenhariadasessencias.com.br/site/modules.php?name=Conteudo&pid=1382

Com essa estória de d-pantenol quaternizado, trouxe ela na mesma compra. Aí usei no gel de linhaça e fiquei incrível como engrossou mel gel! Eu nunca tinha usado somente gel pra finalizar com medo de não segurarem os cachos. Mas o gel de linhaça com guar, segurou legal e deixou um brilho enorme na cabela!

Vou indo lá usar minha mistura! Super brigada pela dica, na próxima faço sim com mais guar e digo aqui. Tou adorando as peripécias de teste com ela...  lol! 
Ir para o topo Ir para baixo
http://cabeleiracrespa.blogspot.com.br/
magdalasantos
Encaracolada- sênior
magdalasantos


Mensagens : 1716
Data de inscrição : 14/04/2012
Idade : 36
Localização : são paulo

Gel de Goma Guar Empty
MensagemAssunto: Re: Gel de Goma Guar   Gel de Goma Guar Icon_minitimeQui Dez 19, 2013 9:58 am

vou comprar essa goma pra colocar no gel de linhaça. qto vc colocou no gel de linhaça?
Ir para o topo Ir para baixo
Lionela
Encaracolando...
Lionela


Mensagens : 408
Data de inscrição : 05/07/2013
Idade : 40
Localização : GUARULHOS-SP

Gel de Goma Guar Empty
MensagemAssunto: Re: Gel de Goma Guar   Gel de Goma Guar Icon_minitimeQui Dez 19, 2013 12:03 pm

TAMIRESMELO
QUE ESTRANHO VC NÃO ENCONTRAR A GOMA XANTANA NA ENGETEC,FOI LA Q COMPREI A MINHA  scratch 
MAS PELO Q A NANE DISSE, ELA É BEM PARECIDA COM A GOMA GUAR  study 
QUANDO FIZ MEU GEL DE GX USEI MAIS DELA E MENOS DO CMC9OH BIXINHO DIFICIL D DISSOLVER NÉ?)COLOQUEI TANTOS ADITIVOS Q NEM LEMBREI DE SEPARAR PRA MISTURAR AO GEL LINHAÇA  tongue 
QUE BOM Q VC GOSTOU DO GEL D GOMA GUAR  cheers bounce 
Ir para o topo Ir para baixo
tamiresmelo_
Encaracolando...
tamiresmelo_


Mensagens : 381
Data de inscrição : 28/08/2012
Localização : Maceió, AL

Gel de Goma Guar Empty
MensagemAssunto: Re: Gel de Goma Guar   Gel de Goma Guar Icon_minitimeSex Dez 20, 2013 8:21 pm

magdalasantos escreveu:
vou comprar essa goma pra colocar no gel de linhaça. qto vc colocou no gel de linhaça?

Você vai adorar, flor! Eu coloquei 1 colherinha de chá em 1 xícara de água de linhaça. Foi uma loucura porque coloquei no momento da fervura, aí embolou legal, mas como coei as sementes o embolado ficou na peneira e fez efeito!  What a Face 
Ir para o topo Ir para baixo
http://cabeleiracrespa.blogspot.com.br/
tamiresmelo_
Encaracolando...
tamiresmelo_


Mensagens : 381
Data de inscrição : 28/08/2012
Localização : Maceió, AL

Gel de Goma Guar Empty
MensagemAssunto: Re: Gel de Goma Guar   Gel de Goma Guar Icon_minitimeSex Dez 20, 2013 8:23 pm

Lionela escreveu:
TAMIRESMELO
QUE ESTRANHO VC NÃO ENCONTRAR A GOMA XANTANA NA ENGETEC,FOI LA Q COMPREI A MINHA  scratch 
MAS PELO Q A NANE DISSE, ELA É BEM PARECIDA COM A GOMA GUAR  study 
QUANDO FIZ MEU GEL DE GX USEI MAIS DELA E MENOS DO CMC9OH BIXINHO DIFICIL D DISSOLVER NÉ?)COLOQUEI TANTOS ADITIVOS Q NEM LEMBREI DE SEPARAR PRA MISTURAR AO GEL LINHAÇA  tongue 
QUE BOM Q VC GOSTOU DO GEL D GOMA GUAR  cheers bounce 

Agora eu só quero a guar...  Very Happy Very Happy  Mas quando tiver em falta, testo sim a xantana, ainda bem que são irmãs, neh? ^^ rsrsrsrs Sim, e vou fazer isso que a Nane disse de mais goma que CMC, meu cabelo ficou branco de tanto gruminho... eu acho que a culpa foi mais do Cmc  Razz Razz Quanto ao resultado dos cachos foi maravilhoso quanto a brilho e definição! Adorei!
Ir para o topo Ir para baixo
http://cabeleiracrespa.blogspot.com.br/
Ana P
Encaracolada- sênior
Ana P


Mensagens : 2154
Data de inscrição : 15/04/2012
Idade : 39

Gel de Goma Guar Empty
MensagemAssunto: Re: Gel de Goma Guar   Gel de Goma Guar Icon_minitimeQui Jan 30, 2014 11:30 am

Receita de desembaraçador

Aloe Vera Juice–1/2 cup

Distilled Water–1/2 cup

Silk Amino Acids–1/2-1 teaspoon

Panthenol (Vit B5)–1 teaspoon

Vegetable Glycerin–1 teaspoon

Guar Gum–1 teaspoon

Rosemary Essential Oil–7 drops

Lemongrass Essential Oil–7 drops

Blender/Small Food Processor

Add all of the ingredients in a blender or small food processor and mix on high for about 3-5 minutes. Guar gum gives a lot of slip to this product yet also makes it feel more like a moisturizing hair jelly as it is also an emulsifier. Use only 1/2 teaspoon of guar gum or add a bit more water/aloe vera juice if you like it to be less jelly-like and more of a liquid. Store in a clean jar or wide mouth bottle.

I noticed my curls to clump quickly as well as comb through with my seamless wooden comb easily. I will no longer need to use a Denman style brush to smooth and define my curls for the Tightly Curly Method or to put my hair up in a bun. Also my hair was shinier than usual and extremely manageable. The true test of this product will be sending some to my mother who is transitioning from relaxed hair to natural hair and is certainly having a challenging time of it. My fingers are crossed!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Gel de Goma Guar Empty
MensagemAssunto: Re: Gel de Goma Guar   Gel de Goma Guar Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Gel de Goma Guar
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Gel de goma xantana

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Fórum Encaracoladas! :: Cuidados e Tratamentos :: Receitas Caseiras e Ingredientes Naturais :: Géis naturais & feitos em casa-
Ir para: