Fórum Encaracoladas!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Rotina No/LowPoo: precisa mesmo ou não precisa ?

Ir para baixo 
+19
nataliahagge
jaaflower
Andreax
danina
Mariana_SP
Valéria Vittoria
Ana P
Lionela
Deynha
katia motta
Carol da Hora
magdalasantos
tictati
Lourdinha
Iara
FERNANDAVIANA
Lucila
Nane
TatiCosta00
23 participantes
Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte
AutorMensagem
TatiCosta00
Descabelada
TatiCosta00


Mensagens : 118
Data de inscrição : 02/04/2012
Idade : 38
Localização : Rio de Janeiro/RJ

Rotina No/LowPoo: precisa mesmo ou não precisa ?  Empty
MensagemAssunto: Rotina No/LowPoo: precisa mesmo ou não precisa ?    Rotina No/LowPoo: precisa mesmo ou não precisa ?  Icon_minitimeSeg Nov 25, 2013 12:17 am

Bom meninas .. primeiramente não sabia muito bem como formular o título desse tópico. E também tive dúvida quanto ao local da postagem.

Não sei se o tipo de dúvida leva a criação de um tópico. Se poderia postar isso no Cantinho de Desabafo .. enfim. Fiquei na dúvida mesmo. (Nane, por favor, preciso de uma dica).

A questão é: Porque existem pessoas que não fazem a rotina Low Poo/No Poo e tem cachos maravilhosos ? Eu já vi algumas meninas na internet dizendo que nem conheciam isso e tinham cachinhos lindos. Outras, que por opção, não faziam mesmo e conseguiam os mesmos lindos cachos.

Será que é exceção ? Opção ? Ou simplesmente: o que funciona pra uns pode não funcionar para outros ?

O uso e os bons resultados que elas obtém vai contra todo o questionamento, pesquisa e discussões da agressão dos silicones, sulfatos .. E isso embolou um pouco a minha cabeça.

Não fica essa pergunta na cabeça de vocês também ?

Um exemplo é a Nanda. Conheci ela pelo Orkut mas hoje não tenho mais contato. E pelo que eu sei, até hoje ela não é adepta da técnica. Somente não usa química. Mas continua usando sulfatos, silicones ..

Ela tem inclusive um blog: http://blogcantinhodananda.blogspot.com.br/

O mais bizarro é que o cabelo dela é todo cacheado e super cheio !!
Como pode ? Eu não sei !!! Question Question Question 

Uma foto dela pra quem não conhece ou nunca a viu

Rotina No/LowPoo: precisa mesmo ou não precisa ?  1235496_434825949971988_1146962945_n
Ir para o topo Ir para baixo
Nane
Guru dos Cachos
Nane


Mensagens : 4614
Data de inscrição : 28/03/2010
Idade : 52
Localização : São Paulo

Rotina No/LowPoo: precisa mesmo ou não precisa ?  Empty
MensagemAssunto: Re: Rotina No/LowPoo: precisa mesmo ou não precisa ?    Rotina No/LowPoo: precisa mesmo ou não precisa ?  Icon_minitimeSeg Nov 25, 2013 7:52 am

Tati, acho que a resposta é simples: excessão.

O cabelo dela aguenta sulfato, químicas pesadas. Simples assim. Mas penso que o cabelo dela com sulfato é assim, sem sulfato e outras porcarias.... seria um sonho.

No entanto, algo eu tenho certeza: isso NÃO se aplica à cabelos mais crespos. E quanto mais crespo, mais essa realidade é verdadeira. Quanto mais crespo, mais sensivel o cabelo. Quanto mais crespo, mais raro (ou raríssimo) será esse exemplo do "usar sulfato e afins e ter cabelo bonito". Quanto mais crespo, melhor o resultado com uma rotina no/low poo. Isso é fato.

A rotina no e low-poo permitiu à meninas que nunca imaginaram usar o cabelo natural (onde me incluo) à viverem essa realidade. Falo por experiência. Eu JAMAIS teria o cabelo que tenho hoje se não fosse a rotina, se não tivesse abandonado essas porcarias de sulfatos, óleo mineral e afins.

Penso que buscar respostas em excessões seja um erro. Uma comparação simples seria "ela come tudo quanto é porcaria e não engorda"?  Isso não se aplica à maioria. O que vale para todos é ter uma alimentação variada, evitar certos alimentos, etc. Sorte dessas que se enquadram na excessão. Eu não me enquadro, a maioria não se enquadra. Porque vou me espelhar em excessões?

Sem falar em algo muito importante aqui: IDADE. Quanto mais tempo sob efeito de sulfatos e afins, maior o dano. Quando temos 20 e poucos anos, isso se percebe pouco, mesmo nas "excessões". Conheço MUITA gente que não segue a rotina, que TINHA cabelos lindos e que hoje, a maioria na faixa dos 40 anos, têm os cabelos completamente modificados: perda de volume, perda de comprimento, perda de definição. Longe, muito longe do cabelo que tinham com 20 e poucos anos. Há várias aqui, várias que passaram por aqui, que na faixa dos 40/50, conseguiram com a rotina no-low-poo de volta o cabelo que tinham quando tinham 20 anos.

Nada vale mais do que a própria experiência. E não se trata apenas de uma escolha boba de usar sulfato ou não. É algo maior que isso. É ter consciência do que usamos, do que compramos, ter consciência do próprio tipo de cabelo, do que agride, do que trata, ter maturidade. E mais: do que trata a longo prazo. Não apenas a beleza hoje, agora.

Like a Star @ heaven
Ir para o topo Ir para baixo
Andreax
Guru dos Cachos
Andreax


Mensagens : 8203
Data de inscrição : 12/01/2012
Idade : 59
Localização : Rio de Janeiro

Rotina No/LowPoo: precisa mesmo ou não precisa ?  Empty
MensagemAssunto: Re: Rotina No/LowPoo: precisa mesmo ou não precisa ?    Rotina No/LowPoo: precisa mesmo ou não precisa ?  Icon_minitimeSeg Nov 25, 2013 3:10 pm

Concordo com a Nane, atualmente sou low poo, conheço essa menina do vídeo, BABO há tempos no cabelo dela, é lindão, mas é aquilo que a Nane falou, nasceu de bunda pra lua Laughing  ai de mim se eu usar tudo o que ela usa... não rola.

Agora é que meu cabelo aceita siliconados, mas sou cuidadosa, não meto o pé na jaca e não abandonei meus produtos silicone free, tenho anfótero em casa e retiro tudo, e observo claro, ao menor sinal de queda na qualidade no fio eu dou um tempo, até agora está tudo bem, estou nessa desde junho.
Ir para o topo Ir para baixo
Lucila
Encaracolada
Lucila


Mensagens : 863
Data de inscrição : 23/10/2013

Rotina No/LowPoo: precisa mesmo ou não precisa ?  Empty
MensagemAssunto: Re: Rotina No/LowPoo: precisa mesmo ou não precisa ?    Rotina No/LowPoo: precisa mesmo ou não precisa ?  Icon_minitimeSeg Nov 25, 2013 5:40 pm

Bem, eu não tenho o cabelo mega crespo, mas mesmo assim ele melhorou 1000% depois que comecei a rotina. Meu cabelo nunca tinha sido macio, nunca tinha brilho, era cheio de frizz... Sad Hoje ele é tão diferente que às vezes tenho que me controlar para não ficar colocando a mão! Eu nunca imaginei que teria o cabelo assim!

Tanto que não tenho a mínima vontade de usar de novo parafina, óleo mineral e sulfato. Evil or Very Mad 

Acho que todo mundo é livre para usar o que quiser no cabelo, mas eu já sei bem o que eu quero e não quero para o meu. Acho que todo mundo merecia ter essa escolha! Wink
Ir para o topo Ir para baixo
FERNANDAVIANA
Guru dos Cachos
FERNANDAVIANA


Mensagens : 4505
Data de inscrição : 11/04/2010
Idade : 54
Localização : RJ

Rotina No/LowPoo: precisa mesmo ou não precisa ?  Empty
MensagemAssunto: Re: Rotina No/LowPoo: precisa mesmo ou não precisa ?    Rotina No/LowPoo: precisa mesmo ou não precisa ?  Icon_minitimeSeg Nov 25, 2013 7:06 pm

Ai entendo perfeitamente o q disse a Tati, e tbm me intriga profundamente o por que disso tudo. Como igualmente me intriga por que tem gente q come de tudo e é magra, tem saúde, aliás eu estou p descobrir o q não me intriga. Normalmente me questiono sobre quase tudo.

Não questiono a validade dos produtos p rotina. São ótimos, tratam o cabelo, não tenho dúvida q meu cabelo ficou forte e saudável depois q passei a usar esses produtso. E tbm concordo q essas pessoas q tem essa sorte de usar o q querem e fica bom, são excessão. Mas mesmo assim não deixo de me intrigar.

Atualmente estou como Andrea, uso os produtos da rotina, sulfatos nem pensar p mim, é a destruição. Os silicones funcionam como uma maquiagem e tbm me ajudam selando melhor a umidade. Mas não indico p quem não tem bom conhecimento do cabelo, pq é difícil detectar quando está começando a estragar.

O q tenho mesmo curiosidade é ver uma pessoa assim, como essa moça, de repente mudar p rotina e ver como ficaria o cabelo dela.
Ir para o topo Ir para baixo
TatiCosta00
Descabelada
TatiCosta00


Mensagens : 118
Data de inscrição : 02/04/2012
Idade : 38
Localização : Rio de Janeiro/RJ

Rotina No/LowPoo: precisa mesmo ou não precisa ?  Empty
MensagemAssunto: Re: Rotina No/LowPoo: precisa mesmo ou não precisa ?    Rotina No/LowPoo: precisa mesmo ou não precisa ?  Icon_minitimeSeg Nov 25, 2013 10:58 pm

Nane e meninas .. eu também só tenho a agradecer por ter conhecido essa técnica. E também falo com conhecimento de causa (assim como vocês): meu cabelo só teve melhoras e benefícios depois dela.

Mas sempre rolam as dúvidas, como a Fê comentou acima. Eu sempre fui de questionar muito, TUDO.

E já surgiu outra questão na minha cabeça: me ajudem pelos casos que vocês conhecem. Pelo que eu sei, a grande maioria aqui tinha ou tem química no cabelo, certo ?  

Será que a melhora não vem exatamente pela ausência da química ?
Eu comecei a Rotina Low/No Poo com química no cabelo ainda. Só agora estou com química zero.

Vou pegar a Nane como exemplo (desculpe Nane, apenas como forma de ilustrar - e também porque acompanhei seu caso) .. se você, Nane .. parasse de descolorir e nunca tivesse relaxado o seu cabelo por anos .. será que seu cabelo não seria tão bom quanto ele é hoje ?

Não me entendam mal. Não estou querendo questionar a validade da técnica ou causar "burburinho", porque pra mim, ela vai além disso.
Só pelo fato de você evitar coisas que poderiam (a longo prazo) danificar o seu cabelo .. substâncias ruins .. optar pelo uso de coisas naturais (como os óleos vegetais) .. pra mim, já é super válido.

Eu já sou bem resolvida com isso. Já fiz minha opção, já vi que isso é melhor pra mim e não questiono mais (pra mim). Mas já que foi aberta a discussão .. Pensei: por que não questionar ?

Penso eu: será que o problema principal não é A QUÍMICA ?

Será que um cabelo sem química não se mantém tão bonito quanto um cabelo "tratado do nosso modo", ainda que sem usar a Rotina No/Low Poo ?

Vocês devem estar se perguntando: onde a Tati quer chegar ?

Minha questão é: será que pra quem não usa química ou nunca usou, a rotina No/Low Poo é tão importante assim ?
Ir para o topo Ir para baixo
Nane
Guru dos Cachos
Nane


Mensagens : 4614
Data de inscrição : 28/03/2010
Idade : 52
Localização : São Paulo

Rotina No/LowPoo: precisa mesmo ou não precisa ?  Empty
MensagemAssunto: Re: Rotina No/LowPoo: precisa mesmo ou não precisa ?    Rotina No/LowPoo: precisa mesmo ou não precisa ?  Icon_minitimeTer Nov 26, 2013 6:39 am

Oi Tati,

Não, sinceramente a rotina me permitiu parar com as químicas, isso é a diferença. Como tantas outras meninas aqui, que acreditavam que somente com químicas o cabelo ficaria sob controle.

Cabelos com cachos mais abertos, como o da Lucila e o da Fê são um pouco mais fortes que cabelos mais crespos como o meu, e o meu um pouco mais forte que o da Érika, por exemplo. Quanto mais crespo, mais frágil, isso é regra.

Todo cabelo se beneficia da rotina, mesmo os lisos, mas especialmente cabelos mais crespos. Se o sulfato detona um cabelo como o da Fê, por exemplo, em um cabelo como o meu, como o da Érika.... é a morte.

Meu marido tem cabelo ultra mega liso e aos poucos fui colocando ele na rotina. Ele tinha queda, que parou, tinha dermatite, que está sob controle. O cabelo encorpou, tem um brilho incrível e acredite, parece até que tem menos brancos. Ele não tinha quimica alguma, só usava a droga do sulfato. Se no cabelo dele, liso e forte, isso acontecia, imagine no nosso, cacheado e bem mais frágil?

Isso me fez pensar incllusive, numa pesquisa séria da Unicamp que saiu à pouco tempo (coloquei o link aqui, não me lembro em qual tópico), que estudava os danos do sulfato e que o sulfato retiraria não só matéria do cabelo, mas melanina!

Lembro até hoje quando comprei shampoos com sulfato da Redken e da Kérastase. Estou falando de marcas bacanas....   e era sempre a maior frustração, porque o cabelo ficava todo cheio de frizz, ressecava horrores, armava, não definia, uma merda. Não entendia, porque afinal eram super marcas, eu adorava as máscaras, como meu cabelo podia ficar ruim com os shampoos de marcas "tão renomadas"?

Quando comecei a rotina, como muitas aqui como a Aninha, a Silvinha, eu ainda fazia relaxamento. Fiquei um bom tempo fazendo relaxamento e no-poo. A diferença foi da água para o vinho. Isso me incentivou à tentar deixar o cabelo natural, à ter mais liberdade, porque eu não aguentava mais a vida de "retoques"; eu percebi que meu cabelo não era tão difícil assim.

É claro que a química detona o cabelo, óbvio, mas quimica + sulfatos e outras porcarias é o que há de pior. Ainda fazendo relaxamento, notei que com a rotina meu cabelo começou à encorpar, a porosidade foi se localizando apenas em alguns lugares (meu cabelo estava inteiro poroso). Isso aconteceu pela mudança de produtos. Meu cabelo passou à cachear um pouco mais, até onde tinha quimica.

A Carlinha, aqui do fórum, é outro exemplo. Ela nunca alisou o cabelo, mas quando ela entrou aqui, depois de anos sofrendo com sulfatos e afins, o cabelo estava sem vida, indefinido, tinha perdido volume, brilho. Veja a evolução dela com a rotina. É um erro achar que TODAS aqui alisavam o cabelo. Não, isso não se aplica.

O que eu vivi, muitas aqui viveram. Os danos que o sulfato tras são comprovados, tem pesquisas e pesquisas sobre o assunto. Não saiu do além. Não é à toa que produtos para bebê não tem sulfato. Não é à toa, que a a Comunidade Européia quer tirar o sulfato de TODOS os produtos para crianças; ele faz mal. E mesmo assim, está uma guerra com a industria cosmética.

Eu não me questiono mais sobre isso, na boa. Já fui cobaia de muita coisa, hoje estou vacinada. A industria não me engana mais.Suspect


Última edição por Nane em Ter Nov 26, 2013 10:14 am, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Iara
Encaracolada- sênior
Iara


Mensagens : 1714
Data de inscrição : 23/04/2012
Idade : 38
Localização : Rio Branco/AC

Rotina No/LowPoo: precisa mesmo ou não precisa ?  Empty
MensagemAssunto: Re: Rotina No/LowPoo: precisa mesmo ou não precisa ?    Rotina No/LowPoo: precisa mesmo ou não precisa ?  Icon_minitimeTer Nov 26, 2013 9:08 am

Tati, é claro que cabelo natural é sempre mais forte que um com química. Mas no meu caso, por exemplo, eu já era 100% natural faziam uns 3 anos quando comecei a fazer Low poo. Meu cabelo era bonito, eu fazia uma fitagem meia boca, hidratava toda semana, recebia muitos elogios, mas quando comecei o low poo foi uma coisa impressionante! Meu cabelo ficou MUITO melhor, mas muito mesmo! Eu até uso uns proibidos e tenho bons resultados, se usar sulfato também não sinto que vou morrer nem nada, mas com low poo o resultado é sempre melhor. Pra mim todo mundo que tem cabelo bonito sem fazer a rotina teria um cabelo muito mais bonito se seguisse a rotina! Com toda a certeza! O problema é que nem todo mundo se adapta, fica de saco cheio de ficar procurando produto liberado (é a parte mais chata de tudo e confesso que as vezes me encho!), e se já tem um resultado bacana usando qualquer coisa pra quê vai ficar se privando, não é verdade? Cada um faz o que quer.
Eu uso os proibidos as vezes, mas sempre volto pros liberados por sentir que realmente tratam!
Ir para o topo Ir para baixo
Lourdinha
Encaracolando...
Lourdinha


Mensagens : 214
Data de inscrição : 23/07/2012
Localização : Belo Horizonte

Rotina No/LowPoo: precisa mesmo ou não precisa ?  Empty
MensagemAssunto: Re: Rotina No/LowPoo: precisa mesmo ou não precisa ?    Rotina No/LowPoo: precisa mesmo ou não precisa ?  Icon_minitimeTer Nov 26, 2013 10:46 am

Meu cabelo é ondulado e quando era mais nova não usava nenhum tipo de química. Meu cabelo vivia armada, seco, horrível.

Hoje pintando meus cabelos de 15 em 15 dias e ainda fazendo luzes, com a rotina , meu cabelo outro. Imagino que teria ficado muuuito melhor se tivesse conhecido a rotina naquela época. Mas é fácil tirar a dúvida, basta usar sulfato por um período. O resultado negativo vem logo. A prática vale mais que mil teorias.
Ir para o topo Ir para baixo
Nane
Guru dos Cachos
Nane


Mensagens : 4614
Data de inscrição : 28/03/2010
Idade : 52
Localização : São Paulo

Rotina No/LowPoo: precisa mesmo ou não precisa ?  Empty
MensagemAssunto: Re: Rotina No/LowPoo: precisa mesmo ou não precisa ?    Rotina No/LowPoo: precisa mesmo ou não precisa ?  Icon_minitimeTer Nov 26, 2013 10:51 am

Lourdinha escreveu:
Mas é fácil tirar a dúvida, basta usar sulfato por um período. O resultado negativo vem logo. A prática vale mais que mil teorias.
perfeito!Laughing 
Ir para o topo Ir para baixo
Lucila
Encaracolada
Lucila


Mensagens : 863
Data de inscrição : 23/10/2013

Rotina No/LowPoo: precisa mesmo ou não precisa ?  Empty
MensagemAssunto: Re: Rotina No/LowPoo: precisa mesmo ou não precisa ?    Rotina No/LowPoo: precisa mesmo ou não precisa ?  Icon_minitimeTer Nov 26, 2013 5:42 pm

Tati, eu te entendo. Eu parei de fazer química e só um tempo depois comecei a rotina, mas não cheguei a ter todo o cabelo natural fora da rotina. Também já me questionei como seria meu cabelo natural usando sulfato, parafina e óleo mineral. Mas, com o tempo, a gente sente que não poderia ser melhor, sabe? Sei lá, a gente passa a conhecer o cabelo de um jeito que a gente sabe do que ele gosta, o que dá certo, e o que só de ver a composição sabe que não vai dar... Enfim, tudo isso acaba se tornando uma busca pelo autoconhecimento.

Mas Lourdinha está certa, testando dá para saber o que é melhor. E eu acho que isso não vale só para o cabelo. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
FERNANDAVIANA
Guru dos Cachos
FERNANDAVIANA


Mensagens : 4505
Data de inscrição : 11/04/2010
Idade : 54
Localização : RJ

Rotina No/LowPoo: precisa mesmo ou não precisa ?  Empty
MensagemAssunto: Re: Rotina No/LowPoo: precisa mesmo ou não precisa ?    Rotina No/LowPoo: precisa mesmo ou não precisa ?  Icon_minitimeTer Nov 26, 2013 7:04 pm

Nossa Nane, nessa sou super ignorante, não sabia q o fio mais crespo é mais frágil. Jurava q fosse o contraário.


Tati, essa discussão só pode dar em algum caminho se alguma pessoa q já experimentou estar na rotina e saiu resolvesse opinar. Acho q com relação à sua questão sobre química, acho q o sulfato, usado a longo prazo, é pior que a química usada de vez em quando.

Eu fazia relaxamento antes de conhecer a rotina e como usava só produtos top, como Nane disse, não entendia pq meu cabelo era um lixo e estava quase careca.

Quando ja´estava em desespero, nem relaxava mais, tinha só metade do cabelo q tinha antes, achei o fórum.

Assim q comprei meu primeiro shampoo sem sulfato, nem lembro a marca, ele tinha silicones, mas nõa tinha sulfato. Meu cabelo melhorou de cair na primeira semana. Em um mês estava bem melhor. Aí fui aprendendo a rotina, fiquei xiita e nesses anos, acho q são quatro, meu cabelo é como era antes de relaxar, forte, saudável.

Nesses anos, eventualmente, muito eventualmente, fiz relaxamento, porque me incomoda bastante o encolhimento. Eu mesma fiz em casa, c  tioglicolato, só p reduzir o encolhimento. Tratei bastante do cabelo, como já sabemos fazer e não tive danos, nem nas pontas. Obviamente q fica poroso, q fica quebrado, mas ao longo de um mês já está perfeito. Se não desejasse fazer química nunca, certamente o cabelo seria melhor.

Então quanto aos sulfatos, não tenho dúvida, perco muita matéria c eles. Quanto aos siicones e derivados do petróleo, quando tenho à disposição produtos totalmente liberados, q dão muito certo pra mim, prefiro, quando tenho algum produto coringa, não liberado, uso em ocasiões especiais . Quando meu cabelo está muito poroso, seco, indefinido, seja lá por que motivo for, uso também produtos proibidos, menos sulfato, esse não uso nunca. Mas só uso proibidos no leave in. No gel nunca e nem nas máscaras e condicionadores, porque acho q não tem benefício. Eu ainda não tenho brancos, os q aparecem eu pinto c henna e é suficiente.
Uma coisa q Nane falou e tbm notei é q meus brancos sumiram lentamente e demoram muito para aparecer. NOto  q os tratamentos reconstrutores e os produtos anti envelhecimento(q meio q dá na mesma) é q tem essa capacidade de fazer o cabelo voltar p cor natural. Quando trato c queratina fica bem mais escuro e brilhoso e sempre faço um tratamento c óleos após a queratina, q acho melhor q os hidratantes. A queratina deixa meio sem elasticidade e o óleo a devolve.

Então eu acho q é possível usar química, embora não seja um hábito saudável, e mesmo assim ter um cabelo bonito se a pessoa for adepta da rotina. Se usa química e não é adepta e ainda assim tem cabelos lindos, bem aí entra p a lista dos jurados de morte, pq é mta sacanagem.

Fato, é um SACO ficar catando produto liberado. Quando o shampoo é sem sulfato, pode ter silicones, ou tem ótima fórmula e msm assim resseca horrores por causa do ph. Qdo um condicionador é liberado, ou é ralo, ou não é tão liberado assim, ou é testado em animais, ou é caro, ou é importado. SACO. Por isso, qdo descubro alguma linha nacional td liberada, fico nas nuvens, mesmo se não gosto.

à propósito, acho q cabe aqui dizer q a linha liberada Marie Solti, é td liberada e é excelente, equivale aos bons importados q já usei. Igualmente à linha free Lunablu. Com excessão do creme de pentear suave q não é liberado e tbm achei q deixa pegajoso. A linha liberada Lola p cabelos cacheados tmb é excelente, e o creme de pentear tem óleo de coco, é bem pesado, p quem gosta. A nova linha Ox sem sulfato, tem um ótimo shampoo e condicionador, mas não tenho certeza a respeito da fórmula do condicionador, teria q rever. Deixa muito macio.
A linha Oro argan MOnoi tbm é td liberada e maravilhosa. Acho q devemos privilegiar essas linhas, para q elas não sejam descontinuadas, pq importar é outro SACO.
Ir para o topo Ir para baixo
Nane
Guru dos Cachos
Nane


Mensagens : 4614
Data de inscrição : 28/03/2010
Idade : 52
Localização : São Paulo

Rotina No/LowPoo: precisa mesmo ou não precisa ?  Empty
MensagemAssunto: Re: Rotina No/LowPoo: precisa mesmo ou não precisa ?    Rotina No/LowPoo: precisa mesmo ou não precisa ?  Icon_minitimeQua Nov 27, 2013 6:29 am

FERNANDAVIANA escreveu:
Nossa Nane, nessa sou super ignorante, não sabia q o fio mais crespo é mais frágil. Jurava q fosse o contraário.

Pois é, Fê. Eu toco sempre nessa tecla, porque vira e mexe recebo mensagens de meninas com cacho tipo 4, abatidas porque o cabelo não cresce, o cabelo quebra, que cabelo natural afro é muito difícil... E é mesmo difícil. Nosso cabelo é mais frágil, não dá para comparar.

Quanto mais crespo o fio, mais frágil, mais suceptivel à quebra, mais facilmente ele resseca, isso é regra. Se em cabelos cacheados o sulfato detona o fio, em cabelos crespos, afro, o estrago é muito, muito maior. Shocked 



Ir para o topo Ir para baixo
Lucila
Encaracolada
Lucila


Mensagens : 863
Data de inscrição : 23/10/2013

Rotina No/LowPoo: precisa mesmo ou não precisa ?  Empty
MensagemAssunto: Re: Rotina No/LowPoo: precisa mesmo ou não precisa ?    Rotina No/LowPoo: precisa mesmo ou não precisa ?  Icon_minitimeQua Nov 27, 2013 5:43 pm

Fiquei tentando lembrar quem já tinha seguido a rotina e falado algo sobre, mas não lembrava... Lembrei agora há pouco: http://cinthyarachel.com/2011/11/22/shampoo-como-cuidar-do-cabelo-cacheado/

A Cinthya Rachel disse em outro post (que não consegui achar) que hoje não sente mais necessidade de seguir a rotina, mas achei interessante esse depoimento dela dizendo que ajudou num momento que o cabelo dela estava muito estragado.

Acho que é bem o que a Fê disse, depois que conhecemos nosso cabelo fica mais fácil saber o que dá para usar.
Ir para o topo Ir para baixo
FERNANDAVIANA
Guru dos Cachos
FERNANDAVIANA


Mensagens : 4505
Data de inscrição : 11/04/2010
Idade : 54
Localização : RJ

Rotina No/LowPoo: precisa mesmo ou não precisa ?  Empty
MensagemAssunto: Re: Rotina No/LowPoo: precisa mesmo ou não precisa ?    Rotina No/LowPoo: precisa mesmo ou não precisa ?  Icon_minitimeQua Nov 27, 2013 8:11 pm

Lucila escreveu:
Fiquei tentando lembrar quem já tinha seguido a rotina e falado algo sobre, mas não lembrava... Lembrei agora há pouco: http://cinthyarachel.com/2011/11/22/shampoo-como-cuidar-do-cabelo-cacheado/

A Cinthya Rachel disse em outro post (que não consegui achar) que hoje não sente mais necessidade de seguir a rotina, mas achei interessante esse depoimento dela dizendo que ajudou num momento que o cabelo dela estava muito estragado.

Acho que é bem o que a Fê disse, depois que conhecemos nosso cabelo fica mais fácil saber o que dá para usar.
mto legal Lucila
Ir para o topo Ir para baixo
TatiCosta00
Descabelada
TatiCosta00


Mensagens : 118
Data de inscrição : 02/04/2012
Idade : 38
Localização : Rio de Janeiro/RJ

Rotina No/LowPoo: precisa mesmo ou não precisa ?  Empty
MensagemAssunto: Re: Rotina No/LowPoo: precisa mesmo ou não precisa ?    Rotina No/LowPoo: precisa mesmo ou não precisa ?  Icon_minitimeQui Nov 28, 2013 6:07 pm

Bom meninas ..

Vários aprendizados com os comentários...
E o que eu consegui resumir:

1) Cada caso é um caso. Eu acho bem complicado generalizar. Cabelo não é só o que você usa nele. Tem a genética, tem o clima, a sua própria manipulação, saúde, hormônios .. tanta coisa. A quantidade de variáveis é gigante.
2) Quanto mais crespo o cabelo, mais frágil, menos resistente, mais cuidado necessita e entra a rotina Low/NoPoo como solução ou "ajuda" pra ter um cabelo mais bonito
3) Cacheadas e Crespas especialmente com química também são super beneficiadas com a rotina. Santo remédio.

Agora, daí já dizer que o sulfato, silicones e parafinas fazem mal .. eu sinceramente não sei até onde afirmar isso com segurança. Porque aí entram os cabelos lisos pra derrubar toda essa teoria. Como explicar a imensa população de lisos, que em sua maioria, usam sulfato e mantem seus lisos lindos ainda assim ?

Então .. acho que é questão de escolha. Opção mesmo. Cada um saber o que é melhor pra si. Tem gente que convive sem a rotina e é muito feliz. E temos nós, que seguimos a rotina e somos super felizes também. No fim das contas, cabe a cada um experimentar e ver o que é melhor pro seu cabelo.
Ir para o topo Ir para baixo
Lucila
Encaracolada
Lucila


Mensagens : 863
Data de inscrição : 23/10/2013

Rotina No/LowPoo: precisa mesmo ou não precisa ?  Empty
MensagemAssunto: Re: Rotina No/LowPoo: precisa mesmo ou não precisa ?    Rotina No/LowPoo: precisa mesmo ou não precisa ?  Icon_minitimeQui Nov 28, 2013 6:21 pm

Tati, se puder, leia isso:

http://revistapesquisa.fapesp.br/2007/07/01/fio-por-fio/
Ir para o topo Ir para baixo
Lucila
Encaracolada
Lucila


Mensagens : 863
Data de inscrição : 23/10/2013

Rotina No/LowPoo: precisa mesmo ou não precisa ?  Empty
MensagemAssunto: Re: Rotina No/LowPoo: precisa mesmo ou não precisa ?    Rotina No/LowPoo: precisa mesmo ou não precisa ?  Icon_minitimeQui Nov 28, 2013 6:28 pm

Alguns trechos interessantes do artigo acima:

O simples uso diário de xampu faz mais do que eliminar as partículas de sujeira, de poluição e o sebo do couro cabeludo que se acumula nos fios. Ele é tão eficiente que remove até mesmo pequenas partes do próprio fio, contribuindo para produzir danos microscópicos em sua estrutura, alterar a cor e torná-lo mais quebradiço, em especial nas pontas, como comprovaram Inés e a química Carla Scanavez.

[...]

Analisando os fios ao microscópio eletrônico, Carla constatou que a partir de 16 horas de lavagem – ou dois meses de banhos diários de 15 minutos – surgiram buracos e trincas na cutícula, a parte mais externa dos fios, composta por 6 a 18 camadas de placas sobrepostas como escamas.

[...]

Executado 120 vezes, o equivalente a quatro meses de lavagens, escovações e secagens diárias, esse tratamento praticamente eliminou as cutículas. Afetou também o córtex, região interna do fio que concentra 80% da queratina do cabelo, proteína que lhe confere uma resistência à tração maior que a do aço – só se rompe facilmente um fio de cabelo por causa de seu reduzido diâmetro, que varia de 50 a 100 micrômetros (milésimos de milímetro). Um mês de banhos com essa mesma duração deixou o cabelo perceptivelmente mais claro.

[...]

No caso dos cuidados diários, os buracos na cutícula e no córtex do fio são os responsáveis pela mudança de cor do cabelo, por alterar suas propriedades ópticas. É que quanto mais cavidades há no fio, mais luz é refletida para o ambiente e menos é absorvida pelos grãos de melanina. Nos estágios avançados ocorre a destruição dos grânulos de melanina, deixando o cabelo amarelado.

[...]

Alguns xampus trazem em sua formulação pequenas quantidades de silicone – um dos mais conhecidos é a dimeticona -, polímero que recobre os fios lubrificando-os e deixando-os mais brilhantes. “O silicone do xampu forma um filme sobre os fios e reduz a perda de proteínas por fricção”, afirma Rita. Ela descobriu recentemente que um terceiro componente do cabelo, a medula, altera a cor e a resistência dos fios.

O silicone, no entanto, não é completamente inócuo: ele adere ao fio e não sai facilmente no enxágüe. Desse modo, facilita o acúmulo de sujeira e exige o uso de mais detergente na próxima lavagem. “Muitas pessoas que acreditam ter cabelo oleoso, na verdade, não têm”, diz Inés. “Essa oleosidade se deve ao uso de xampu inadequado, contendo silicone”.


E olha que a pesquisa em nenhum momento está falando da rotina No/Low Poo.
Ir para o topo Ir para baixo
TatiCosta00
Descabelada
TatiCosta00


Mensagens : 118
Data de inscrição : 02/04/2012
Idade : 38
Localização : Rio de Janeiro/RJ

Rotina No/LowPoo: precisa mesmo ou não precisa ?  Empty
MensagemAssunto: Re: Rotina No/LowPoo: precisa mesmo ou não precisa ?    Rotina No/LowPoo: precisa mesmo ou não precisa ?  Icon_minitimeQui Nov 28, 2013 7:32 pm

Luci .. eu não questiono as pesquisas.
Só não entrava na minha cabeça essa exceção que a Nane disse, pensando agora para os cabelos lisos. Sendo que conheço muitos casos de lisos lindos. A grande maioria. Com química e sem química !

Acho que diferença é a aparência do dano. Como o cabelo liso é mais forte e resistente, talvez esse dano fique menos aparente do que no cabelo cacheado.

Deve ser isso.
Ir para o topo Ir para baixo
tictati
Descabelada
tictati


Mensagens : 88
Data de inscrição : 03/01/2010
Idade : 55
Localização : Curitiba - PR

Rotina No/LowPoo: precisa mesmo ou não precisa ?  Empty
MensagemAssunto: Re: Rotina No/LowPoo: precisa mesmo ou não precisa ?    Rotina No/LowPoo: precisa mesmo ou não precisa ?  Icon_minitimeQui Nov 28, 2013 8:26 pm

FERNANDAVIANA escreveu:
Ai entendo perfeitamente o q disse a Tati, e tbm me intriga profundamente o por que disso tudo. Como igualmente me intriga por que tem gente q come de tudo e é magra, tem saúde, aliás eu estou p descobrir o q não me intriga.
Fernanda, só uma coisa para vc: Hahahahahhahahnaa!  Sensacional!

Bjos p vc e p minha xará! cherry 
Ir para o topo Ir para baixo
http://todacabelo.blogspot.com/
Lucila
Encaracolada
Lucila


Mensagens : 863
Data de inscrição : 23/10/2013

Rotina No/LowPoo: precisa mesmo ou não precisa ?  Empty
MensagemAssunto: Re: Rotina No/LowPoo: precisa mesmo ou não precisa ?    Rotina No/LowPoo: precisa mesmo ou não precisa ?  Icon_minitimeSex Nov 29, 2013 1:56 pm

Provavelmente é isso, Tati, a "visualização" do dano não fica tão evidente...

Olha, uma colega minha, com cabelo super liso e totalmente natural, está começando na rotina. Tem umas 2 semanas só, não dá para ter muita ideia ainda, mas assim que ela estiver com resultados mais seguros venho aqui contar. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Lucila
Encaracolada
Lucila


Mensagens : 863
Data de inscrição : 23/10/2013

Rotina No/LowPoo: precisa mesmo ou não precisa ?  Empty
MensagemAssunto: Re: Rotina No/LowPoo: precisa mesmo ou não precisa ?    Rotina No/LowPoo: precisa mesmo ou não precisa ?  Icon_minitimeTer Dez 17, 2013 12:50 pm

Meninas, vocês viram esse post no blog da Aninha:

http://www.cacheadobasico.com.br/2013/12/stanya-linda-musa-cacheada.html

E ela usa só shampoo com sulfato e creme para pentear Seda...  Shocked 

Mais um caso intrigante, Fernanda!!! rsrs!
Ir para o topo Ir para baixo
magdalasantos
Encaracolada- sênior
magdalasantos


Mensagens : 1716
Data de inscrição : 14/04/2012
Idade : 36
Localização : são paulo

Rotina No/LowPoo: precisa mesmo ou não precisa ?  Empty
MensagemAssunto: Re: Rotina No/LowPoo: precisa mesmo ou não precisa ?    Rotina No/LowPoo: precisa mesmo ou não precisa ?  Icon_minitimeTer Dez 17, 2013 1:34 pm

eu acho que uma coisa que conta muito e que mta vezes não levamos a sério , é a ingestão de líquidos e boa alimentação. pode ser o caso dessa moça.
Ir para o topo Ir para baixo
Carol da Hora
Descabelada
Carol da Hora


Mensagens : 17
Data de inscrição : 28/02/2013
Idade : 34
Localização : São Paulo

Rotina No/LowPoo: precisa mesmo ou não precisa ?  Empty
MensagemAssunto: Re: Rotina No/LowPoo: precisa mesmo ou não precisa ?    Rotina No/LowPoo: precisa mesmo ou não precisa ?  Icon_minitimeQui Dez 19, 2013 1:57 pm

Aqui eu posso contar um pouco da minha época com henê, com 16 anos comecei a cuidar do cabelo e alisar com henê, muita gente elogiava (ainda mais quem já tinha visto meu cabelo cacheado), tinha um brilho maravilhoso e era muito macio. No Orkut em 2009, quando eu tinha 19 anos conheci a técnica e adaptei as minhas necessidades, tentei o no-poo mas não deu certo, fui para o low-poo, cortei os sulfatos, parafinas líquidas/óleos minerais e os silicones insolúveis, a mudança no meu cabelo foi extraordinária, brilhava ainda mais, era muito mais macio, as pontas perfeitas e eu consegui diminuir muito a frequência com que fazia hidratações e reconstruções. Depois de um tempo (final de facu, aquela correria louca e falta de grana  Neutral ) mudei a rotina e passei a usar tudo, sulfato, silicones, parafinas/petrolatos e o resultado? Cabelo ressecado, cheio de frizz, pontas terríveis. Logo na época que eu usava henê eu pude observar os benefícios da técnica e não tenho dúvidas que a técnica no/low-poo é a melhor rotina para se cuidar dos cabelos.
Nesse momento meu cabelo não está perfeito (faz 1 mês que estou usando meu cabelo caheado), mas eu tenho certeza que se não conhecesse a rotina eu jamais teria coragem de assumir os cachos pois estaria muito pior Exclamation 
Sem dúvidas cada caso é um caso e se essas garotas "exceções" se adaptassem a rotina os cabelos seriam muito mais bonitos!!

 flower
Ir para o topo Ir para baixo
Andreax
Guru dos Cachos
Andreax


Mensagens : 8203
Data de inscrição : 12/01/2012
Idade : 59
Localização : Rio de Janeiro

Rotina No/LowPoo: precisa mesmo ou não precisa ?  Empty
MensagemAssunto: Re: Rotina No/LowPoo: precisa mesmo ou não precisa ?    Rotina No/LowPoo: precisa mesmo ou não precisa ?  Icon_minitimeQui Dez 19, 2013 2:26 pm

Lucila escreveu:
Meninas, vocês viram esse post no blog da Aninha:

http://www.cacheadobasico.com.br/2013/12/stanya-linda-musa-cacheada.html

E ela usa só shampoo com sulfato e creme para pentear Seda...  Shocked 

Mais um caso intrigante, Fernanda!!! rsrs!

ARRGHHH  Mad  Vou ali beber cicuta e volto já...
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Rotina No/LowPoo: precisa mesmo ou não precisa ?  Empty
MensagemAssunto: Re: Rotina No/LowPoo: precisa mesmo ou não precisa ?    Rotina No/LowPoo: precisa mesmo ou não precisa ?  Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Rotina No/LowPoo: precisa mesmo ou não precisa ?
Ir para o topo 
Página 1 de 5Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Precisa lavar depois de tingir??
» Dúvida de Iniciante
» Cachos mais largos
» Day After - O Dia Seguinte!
» É possível ter um cabelo ''bom'' mesmo com resto de química?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Fórum Encaracoladas! :: Geral :: Debates, estudos e análises_ produtos e procedimentos :: Produtos não liberados para a rotina no/low-poo-
Ir para: