Fórum Encaracoladas!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Shampoo caseiro/ shampoo natural

Ir para baixo 
+32
Nikita
Fezoka
Ritaa
Lionela
xerazad
Ana P
Iara
lamara
camreg
Smoon_J
Nany1
Camila Perez
miragem2012
jacy
Lulinnikko
Grazyfm
Andreax
Stefanie
Myla Donin
jackie34
carlamn
izasoraia
Crishair
Nane
FERNANDAVIANA
Fran
DanielaLisboa
Denise99_
Mizuca
Mah!
Dai
Re Frazão
36 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem
Nane
Guru dos Cachos
Nane


Mensagens : 4614
Data de inscrição : 28/03/2010
Idade : 52
Localização : São Paulo

Shampoo caseiro/ shampoo natural - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Shampoo caseiro/ shampoo natural   Shampoo caseiro/ shampoo natural - Página 2 Icon_minitimeSex Set 23, 2011 11:02 am

Meninas, comecei à experimentar algumas misturinhas de amla, shikakai para lavar os cabelos e amei. Então comecei à pesquisar a possibilidade de fazer shampoos com esses pós.

No mercado existem várias marcas de shampoos com amla, shikakai (encontro aos montes aqui), mas lotados de sulfatos... ou seja, cartas fora do baralho.

Encontrei uma receita de shikakai, e à partir dela, me deu um primeiro "estalo"... a pessoa usou goma guar para dar a textura de shampoo.... cyclops

Fiz a seguinte experiência:

1) 1 colher de sobremesa de amla desidratada (vou fazer a experiência com a amla em pó para ver como fica)

2) 1 colher de chá de glicerina vegetal

3) 1 colher de chá cheia de goma guar

4) 1 colher de sobremesa de um shampoo sem sulfato (usei um de tea tree. Na verdade, usei apenas para aproveitar os "conservantes" do shampoo).

5) Umas 10 gotas de óleo essencial de laranja (que tem vit. C)

6) 1 colher de sopa de aloe vera liquida


Coloquei a amla em um bowl e cobri com água BEM quente. Deixei a infusão uns 20 min. Tirei a amla, e com esse "chá", eu fiz o shampoo. Fui acrescentando a goma guar aos poucos e mexendo bem. Na hora a consistência já muda, já vira geleca. Tem de tomar muito cuidado com a goma guar, usar beeeeeeeeem pouco, porque mesmo depois de uns minutos ela continua fazendo efeito e "geleficando". Minha mistura quase deu errado por isso.

Depois, acrescentei a glicerina, que faz com que tudo se "ligue". Acrescentei a colher de shampoo sem sulfato, o OE, e por ultimo a aloe vera liquida (suco).

Mexi beeeeeeeeeeem e deixei descansar um pouco. A goma guar continuou agindo e meu "shampoo" ficou bem consistente.

Usei duas vezes e adorei! Desliza no cabelo, ficou com uma textura bem legal, bem "gel", que gostei bem. Limpou super bem, meu cabelo ficou hidratado. Desembaracei o cabelo com esse "shampoo"!

Agora vou atrás de vitamina E, que funciona bem como conservante. Vou postando minhas próximas experiências. Mas devo dizer que meu cabelinho adorou esse primeiro shampoo de amla! Cacheou quase tão bem quanto quando uso a amla como tratamento!

cheers

ps: foto da experiência do "shampoo de amla". Usei o frasco vazio (esterilizado) de knot today.



[img]Shampoo caseiro/ shampoo natural - Página 2 Shampooamla2set2011 [/img]
Ir para o topo Ir para baixo
Crishair
Encaracolada- sênior
Crishair


Mensagens : 2031
Data de inscrição : 07/12/2008

Shampoo caseiro/ shampoo natural - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Shampoo caseiro/ shampoo natural   Shampoo caseiro/ shampoo natural - Página 2 Icon_minitimeSeg Set 26, 2011 2:02 pm

Nane,

Please, comece a vender tuas misturinhas para nós ;-).
Ir para o topo Ir para baixo
izasoraia
Encaracolada
izasoraia


Mensagens : 793
Data de inscrição : 27/04/2011

Shampoo caseiro/ shampoo natural - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Shampoo caseiro/ shampoo natural   Shampoo caseiro/ shampoo natural - Página 2 Icon_minitimeSeg Set 26, 2011 4:42 pm

Crishair escreveu:
Nane,

Please, comece a vender tuas misturinhas para nós ;-).

2
Ir para o topo Ir para baixo
Nane
Guru dos Cachos
Nane


Mensagens : 4614
Data de inscrição : 28/03/2010
Idade : 52
Localização : São Paulo

Shampoo caseiro/ shampoo natural - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Shampoo caseiro/ shampoo natural   Shampoo caseiro/ shampoo natural - Página 2 Icon_minitimeSeg Set 26, 2011 6:09 pm

hahahaha... Meninas, estou em fase de "desenvolvimento de produto"...rs... estou usando o shampoozinho e tem dado muito certo. Mas ainda tenho uns acertos à fazer (como incorporar a vitam. E)...

Assim que a mistura estiver "redondinha" eu posto a composição (para aquelas que querem experimentar fazer) e vendo para aquelas que tem menos tempo/ saco para brincar de bruxa. Wink

flower
Ir para o topo Ir para baixo
Crishair
Encaracolada- sênior
Crishair


Mensagens : 2031
Data de inscrição : 07/12/2008

Shampoo caseiro/ shampoo natural - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Shampoo caseiro/ shampoo natural   Shampoo caseiro/ shampoo natural - Página 2 Icon_minitimeSeg Set 26, 2011 8:58 pm

Jóia, Nane!!!

Estamos aguardando ansiosamente!! :-)
Ir para o topo Ir para baixo
carlamn
Guru dos Cachos
carlamn


Mensagens : 4237
Data de inscrição : 16/08/2011
Idade : 50
Localização : Portugal

Shampoo caseiro/ shampoo natural - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Shampoo caseiro/ shampoo natural   Shampoo caseiro/ shampoo natural - Página 2 Icon_minitimeTer Set 27, 2011 6:12 pm

Nane

Que shampoo lindinho... e eu aqui com falta de um! Smile
Ir para o topo Ir para baixo
jackie34
Descabelada
jackie34


Mensagens : 62
Data de inscrição : 20/04/2011
Idade : 53
Localização : Brasília

Shampoo caseiro/ shampoo natural - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Shampoo caseiro/ shampoo natural   Shampoo caseiro/ shampoo natural - Página 2 Icon_minitimeQua Set 28, 2011 11:29 am

A Nane podia era já vender os kits com as quantidades necessárias.
Dai era só chegar aqui e a gente misturar. Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
Myla Donin
Descabelada
Myla Donin


Mensagens : 15
Data de inscrição : 02/11/2011
Idade : 37
Localização : Indaial-SC

Shampoo caseiro/ shampoo natural - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Shampoo caseiro/ shampoo natural   Shampoo caseiro/ shampoo natural - Página 2 Icon_minitimeDom Nov 13, 2011 12:32 pm

Nane, adorei a receitinha.
Como evoluirão as experiências com o shampoo?

Beijoo
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/profile.php?id=100001897598996
Stefanie
Descabelada
Stefanie


Mensagens : 63
Data de inscrição : 05/01/2012
Idade : 30
Localização : Joinville, Santa Catarina

Shampoo caseiro/ shampoo natural - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Shampoo de Camomila   Shampoo caseiro/ shampoo natural - Página 2 Icon_minitimeSeg Jan 23, 2012 8:50 pm

Meninas,
vi no blog encaracoladas essa receita de shampoo de camomila:

http://www.encaracoladas.com.br/2009/06/shampoo-caseiro-de-camomila.html

Esses são os ingredientes:
6 saquinhos de chá de camomila
1,5 colher de sopa de glicerina (vegetal de preferência)
4 colheres de sopa de sabão em flocos (vendido em lojas de produtos para fazer cosméticos, mas, se não encontrar, rale uma barra de sabão puro, sem corante e sem perfume) e
1 copo e meio de água.

Vocês acham que esse shampoo esturricaria muito o cabelo? estava pensando em trocar a barra de sabão por sabão de côco, li nos comentários que é mais hidratante, e também gostaria de trocar a camomila por outro ingrediente se possível... tenho o couro cabeludo seco, posso fazer co-wash a semana inteira que ele não fica oleoso, porém preciso de um shampoo livre de sulfatos e que não irá ressecar os meus cabelos (todos os que tenho são PURO SULFATO).

Alguém me dá uma ajuda?

Além disso tenho outra dúvida: o shampoo orgânico da éh, é muito adstringente?

Obrigada!
Ir para o topo Ir para baixo
Andreax
Guru dos Cachos
Andreax


Mensagens : 8203
Data de inscrição : 12/01/2012
Idade : 59
Localização : Rio de Janeiro

Shampoo caseiro/ shampoo natural - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Shampoo caseiro/ shampoo natural   Shampoo caseiro/ shampoo natural - Página 2 Icon_minitimeSáb Mar 24, 2012 6:27 pm

AGUA DE RIO

nas minhas ultimas férias fui pra &erra e tive a chance de tomar banho de rio (não poluido claro). O rio passa por toda a pousada e fez muito bem ao cabelo. Eu não tinha lavado e juro que o rio lavou e bem o meu cabelo e não ressecou.
Acredito que os componentes naturais da agua e a ausencia de cloro, fizeram a diferença.
Por isso indio não usa shampoo... geek
Ir para o topo Ir para baixo
Grazyfm
Encaracolada- sênior
Grazyfm


Mensagens : 1942
Data de inscrição : 22/01/2009

Shampoo caseiro/ shampoo natural - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Shampoo caseiro/ shampoo natural   Shampoo caseiro/ shampoo natural - Página 2 Icon_minitimeSáb Mar 24, 2012 7:22 pm

andreax sempre qd eu ia em locais q tinham rio eu trazia agua pra por no spray, o cabelo fica maravilhoso mesmo, mas faz tempo q n tomo banho de rio ou de cachoeira, o cabelo renasce.
Ir para o topo Ir para baixo
Andreax
Guru dos Cachos
Andreax


Mensagens : 8203
Data de inscrição : 12/01/2012
Idade : 59
Localização : Rio de Janeiro

Shampoo caseiro/ shampoo natural - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Shampoo caseiro/ shampoo natural   Shampoo caseiro/ shampoo natural - Página 2 Icon_minitimeSáb Mar 24, 2012 7:32 pm

Quero voltar lá e vou trazer uma garrafinha! Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
Grazyfm
Encaracolada- sênior
Grazyfm


Mensagens : 1942
Data de inscrição : 22/01/2009

Shampoo caseiro/ shampoo natural - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Shampoo caseiro/ shampoo natural   Shampoo caseiro/ shampoo natural - Página 2 Icon_minitimeDom Mar 25, 2012 7:02 am

traz sim, as vezes eu trago 2 litros kkkkkkkkkkk, dou uma enxaguada no fim da lavagem e deixo em um vaporizador so c agua, e no outro ponho alguma misturinha.

Faça isso, vc vai adorar
Ir para o topo Ir para baixo
Lulinnikko
Encaracolada
Lulinnikko


Mensagens : 501
Data de inscrição : 27/03/2012
Localização : Finlândia

Shampoo caseiro/ shampoo natural - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Shampoo caseiro/ shampoo natural   Shampoo caseiro/ shampoo natural - Página 2 Icon_minitimeSex Mar 30, 2012 3:55 pm

Li num fórum duas indianas explicando a rotina de se lavar o cabelo com shikakai: primeiro passa óleo no cabelo e deixa por 1-2 horas, depois lava o cabelo com uma pasta de shikakai (que pode estar misturado com outros pós)

Não vejo a hora do meu chegar pra eu poder experimentar!!! geek
Ir para o topo Ir para baixo
jacy
Encaracolada- sênior
jacy


Mensagens : 1743
Data de inscrição : 04/01/2012
Idade : 54
Localização : São Paulo

Shampoo caseiro/ shampoo natural - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Shampoo caseiro/ shampoo natural   Shampoo caseiro/ shampoo natural - Página 2 Icon_minitimeSeg Ago 27, 2012 10:20 am

Alguém já usei alguns daqueles shampoos em barra que venda na henna sooq: cocoveda shampoo bar, bar doce mel shampoo, etc? Me interessei muito por esse último (adoro mel Laughing )
Ir para o topo Ir para baixo
miragem2012
Encaracolada- sênior
miragem2012


Mensagens : 1075
Data de inscrição : 25/06/2012

Shampoo caseiro/ shampoo natural - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Shampoo caseiro/ shampoo natural   Shampoo caseiro/ shampoo natural - Página 2 Icon_minitimeSeg Ago 27, 2012 11:26 am

Facil Facil .... Asim que o mu chegar vou fazer assim...
Faites vous-même votre shampoing au shikakaï
- Ingrédients :
Pour des cheveux de longueur moyenne (environ 20 cm)

quantité
- Eau :
50 ml
- Poudre de Shikakaï :
25 g
- Mode opératoire :
1/ Peser la quantité de poudre à l’aide d'une balance.
2/ Mesurer 50 ml d'eau à l'aide d'une éprouvette ou d'un verre doseur.
3/ Faites chauffer l'eau.
4/ Une fois l'eau bien chaude, verser là doucement sur la poudre de shikakaï en mélangeant. vigoureusement jusqu'à obtention d'une pâte consistante et homogène.
5/ Laisser reposer 2 à 3 minutes.
6/ Appliquer sur cheveux mouillés et brossés, masser délicatement le cuir chevelu.
7/ Laisser poser 3 à 5 minutes maximum.
8/ Rincer abondamment à l'eau froide ou avec une solution acide (pour resserrer les écailles).
- Utilisation :
Attention, cette pâte est très sensible aux pollutions microbiennes. Veillez à l’utiliser juste après sa préparation.
Ir para o topo Ir para baixo
Camila Perez
Descabelada
Camila Perez


Mensagens : 34
Data de inscrição : 09/02/2012
Idade : 38
Localização : Sampa!

Shampoo caseiro/ shampoo natural - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Shampoo caseiro/ shampoo natural   Shampoo caseiro/ shampoo natural - Página 2 Icon_minitimeQua Nov 14, 2012 8:35 pm

Achei essa receita da Ana Raquel, no grupo do facebook. Tudo indica que é mara!

Tudo bem que fiquei na dúvida se seria um co-wash potente ou um shampoo...

http://abelezadamistura.blogspot.com.br/2012/11/o-meu-low-poo-caseiro.html#more

Se alguém testar conta pra nóis?! Eu já tô planejando comprar meu anfótero e misturar com o yamasterol... Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
Nany1
Descabelada
Nany1


Mensagens : 98
Data de inscrição : 25/02/2011
Localização : Sampa

Shampoo caseiro/ shampoo natural - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Shampoo caseiro/ shampoo natural   Shampoo caseiro/ shampoo natural - Página 2 Icon_minitimeQua Nov 14, 2012 8:57 pm

Shampoo da Eh !

No meu cabelo ele age como um antirresiduos sem sulfato (o Shampoo Organico). Quando vc passa o Condicionador
Organico da Eh! ele derrete o cabelo e fica tudo bem.

Porém, desconfio que ele tenha um Ph bem alto para abrir as cutículas e limpar bem o cabelo, compensando assim a falta de sulfato. Para quem tinge o cabelo não sei se vale a pena (meu caso).

Essa é minha experiencia ... não gostei dele para uso constante. Usaria eventualmente como antirresiduos sem sulfato.

(Resposta para Stefanie)
Ir para o topo Ir para baixo
Smoon_J
Encaracolando...
Smoon_J


Mensagens : 410
Data de inscrição : 15/10/2012
Idade : 29
Localização : SP

Shampoo caseiro/ shampoo natural - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Shampoo caseiro/ shampoo natural   Shampoo caseiro/ shampoo natural - Página 2 Icon_minitimeTer Nov 27, 2012 9:49 pm

Alguém aqui já ouviu falar do shampoo/sabonete African Black Soap? vi algumas coisas escritas sobre ele no fórum curlmart
Ir para o topo Ir para baixo
Nany1
Descabelada
Nany1


Mensagens : 98
Data de inscrição : 25/02/2011
Localização : Sampa

Shampoo caseiro/ shampoo natural - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Shampoo caseiro/ shampoo natural   Shampoo caseiro/ shampoo natural - Página 2 Icon_minitimeSeg Dez 17, 2012 7:53 pm

Camila Perez escreveu:
Achei essa receita da Ana Raquel, no grupo do facebook. Tudo indica que é mara!

Tudo bem que fiquei na dúvida se seria um co-wash potente ou um shampoo...

http://abelezadamistura.blogspot.com.br/2012/11/o-meu-low-poo-caseiro.html#more

Se alguém testar conta pra nóis?! Eu já tô planejando comprar meu anfótero e misturar com o yamasterol... Very Happy
Camila

Hoje comprei o cocoamidopropilbetaine (Anfotero Betainico - Alkolan CP 30) e misturei ao No Poo nacional na proporção de 5%. Fiz assim : 100ml água filtrada + 5ml do produto. Juntei 2 colheres sopa No Poo.
O No Poo americano tem o cocoamida, o nacional não.

Gostei do resultado pois não ressecou nada meus cabelos e creio que limpe ainda melhor, ainda mais pq havia usado silicone insolúvel.
Pelo que andei estudando, é importante que o composto tenha PH ácido para predominar o efeito cationico. O Yamasterol li em algum lugar que tem PH 8, portanto mais básico, o que irá alterar essa predominancia. Acho mais seguro usar condicionador... Rolling Eyes Estou estudando study
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Shampoo caseiro/ shampoo natural - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Shampoo caseiro/ shampoo natural   Shampoo caseiro/ shampoo natural - Página 2 Icon_minitimeSeg Dez 17, 2012 8:35 pm

É isso mesmo, o surfactante anfótero atua de acordo com o meio. Ou seja, para que haja de maneira menos agressiva aos nossos cabelos, deve ser misturado a um condicionador, porque eles tem surfactantes catiônicos e pH baixo. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
camreg
Descabelada
camreg


Mensagens : 116
Data de inscrição : 20/06/2012

Shampoo caseiro/ shampoo natural - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Shampoo caseiro/ shampoo natural   Shampoo caseiro/ shampoo natural - Página 2 Icon_minitimeSex Jan 18, 2013 10:35 am

Minha receita com cocoamidopropilbetaina http://assuntosdemulheres.blogspot.com.br/2013/01/receita-de-shampoo-low-poo-sem-sulfato.html
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Shampoo caseiro/ shampoo natural - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Shampoo caseiro/ shampoo natural   Shampoo caseiro/ shampoo natural - Página 2 Icon_minitimeSex Jan 18, 2013 10:56 am

Legal, Camila, vou esperar seu feedback! Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
Camila Perez
Descabelada
Camila Perez


Mensagens : 34
Data de inscrição : 09/02/2012
Idade : 38
Localização : Sampa!

Shampoo caseiro/ shampoo natural - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Shampoo caseiro/ shampoo natural   Shampoo caseiro/ shampoo natural - Página 2 Icon_minitimeSeg Jan 21, 2013 12:09 am

Puts, meio que me perdi na história do ph... hehe!

Ph ácido é aquele menor do que 7, que abrem as cutículas, da maioria dos shampoos.
O básico é maior que 7, dos condicionadores... não entendi... o yamasterol não fica enquadrado nisso, com ph 8?

Eu tinha desencanado da ideia do shampoo caseiro pois a Danila, da Floreal, disse que o co-wash não me pertencia Sad ... Apesar de deixar meus cachos bem mais bonitos, meu couro tava ficando uma meleca...
Daí desencanei de passar qualquer condicionador ou óleo no couro e minha rotina tem sido a de lavar os cabelos todos os dias, alternando os shampoos que tenho, mas usando principalmente o da Surya, que eu acho o mais suave. Obviamente meu cabelo já não tá mais tão bonitão que nem antes, mas fazer o que, né...

Então, uma pergunta esquisita: misturando o cocoamido betaine em um condicionador ele deixa de ser condicionador? ( Razz )
Ir para o topo Ir para baixo
Nany1
Descabelada
Nany1


Mensagens : 98
Data de inscrição : 25/02/2011
Localização : Sampa

Shampoo caseiro/ shampoo natural - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Shampoo caseiro/ shampoo natural   Shampoo caseiro/ shampoo natural - Página 2 Icon_minitimeSeg Jan 21, 2013 12:07 pm

O PH ácido é menor que 7 e NÃO ABRE as cutículas, por isso é ótimo para cabelos tingidos, pois ajuda a manter a coloração. Eu gosto de shampoo com PH 4,5 a 5.

No meu entender, um condicionador com fórmula mais simples + cocoamidapropil betaina até 7% é semelhante a um limpador sem espuma ou No-Poo.

Um condicionador com composição mais rica já serviria somente como condicionador, não como limpador.




Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Shampoo caseiro/ shampoo natural - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Shampoo caseiro/ shampoo natural   Shampoo caseiro/ shampoo natural - Página 2 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Shampoo caseiro/ shampoo natural
Ir para o topo 
Página 2 de 4Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Shampoo natural em barra
» Cachinhos de bebe
» Co-Wash
» Abolir o uso do shampoo??
» Curl souflé genérico .

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Fórum Encaracoladas! :: Cuidados e Tratamentos :: Receitas Caseiras e Ingredientes Naturais :: Shampoos caseiros/ naturais-
Ir para: