CW,
isso é mais comum do que vc imagina... Na minha cidade passo por isso tb. Não entendo pq o cabeleireiro não admite logo: "querida, sou ignorante no assunto cabelos cacheados". Isso é chato, mas ainda vai mudar... Lamentavelmente, num país como o Brasil, onde a maior parte das pessoas tem cabelos cacheados, existem tão poucos profissionais que se interessem por conhecer os cabelos que predominam no lugar onde trabalham.
Nem sei o que dizer a respeito e, principalmente, não quero de ofender ninguém, mas é no mínimo comodismo, né? Fico imaginando: tá certo que teve a febre dos alisamentos (muitas de nós aqui no fórum somos a prova disso... eu mesma). Mas tá na hora de acabar com isso. Tal como a moda, a ciência e tantas outras coisas evoluem, o conceito de beleza já mudou (evoluiu) e a maior parte dos cabeleireiros ficou estagnada na época dos "necessários alisamentos".
São poucos os que se interessam por pesquisar sobre o cabelo cacheado, suas necessidades. O Brasil, como quase sempre, tá ficando pra trás em mais alguma coisa. Fico vendo nos sites americanos como a indústria cosmética acompanhou o movimento de libertação das chapinhas e alisamentos e aqui isso ainda é tão escasso.
Acho lamentável mesmo ter que importar produtos pra cabelo cacheado, quando estamos no país das mulheres negras, morenas, cacheadas, encaracoladas, belas... Aff! Isso é o cúmulo da contradição.
Sei que acabei misturando um monte de coisas, mas é que de uma maneira geral "o mundo da beleza" no Brasil desampara a maior parte da sua população, mas...
A gente chega lá.