Assunto: Re: Gel de semente de linhaça Sex Jun 17, 2011 1:33 pm
meninas, fiz esse gel e amei! meu cabelo ficou super brilhoso!!!
DanielaLisboa Encaracolada- master
Mensagens : 2633 Data de inscrição : 03/01/2009 Idade : 40 Localização : São Paulo
Assunto: Re: Gel de semente de linhaça Dom Jun 19, 2011 6:07 pm
Anabella
FERNANDAVIANA Guru dos Cachos
Mensagens : 4505 Data de inscrição : 11/04/2010 Idade : 54 Localização : RJ
Assunto: Re: Gel de semente de linhaça Dom Jun 19, 2011 7:16 pm
O pior desse gel é ter q colocar na geladeira, aí esqueço de usar...
sanacerq Encaracolada
Mensagens : 603 Data de inscrição : 07/04/2011 Idade : 38 Localização : Salvador-Ba
Assunto: Re: Gel de semente de linhaça Dom Jun 19, 2011 7:38 pm
Eu tb fiz e esqci na geladeira, minha mãe olhava e ficava com nojo porq parecia uma geléia meio amarelada... usei ontem no day after e adorei, ficou um durinho razoável!!!
Silvinha BH Encaracolada- sênior
Mensagens : 1555 Data de inscrição : 22/08/2010 Idade : 44 Localização : Belo Horizonte
Assunto: Re: Gel de semente de linhaça Seg Jun 20, 2011 10:07 am
FERNANDAVIANA escreveu:
O pior desse gel é ter q colocar na geladeira, aí esqueço de usar...
Realmente... eu também me esqueço...
NB_MILLA Encaracolando...
Mensagens : 416 Data de inscrição : 12/10/2011 Idade : 48 Localização : São Paulo/SP
Assunto: Re: Gel de semente de linhaça Sex Out 21, 2011 6:43 pm
só passei por aqui para declarar o meu profundo amor pelo gel de linhaça. agora com as dicas de botar o sal pra durar um pouquinho mais, ninguém me segura. um dia tiro fotos do antes e depois. ele dá uma estruturada linda no cabelo, segura mesmo, fica com mais volume, parece, brilhante. lindo demais. é a segunda vez que eu faço e desde a primeira simplesmente amei! tanto no dia de lavar quando no dia seguinte, um tico de água e ele já ganha aquela vida de novo. muito amor!!! beijos, meninas!
Nane Guru dos Cachos
Mensagens : 4614 Data de inscrição : 28/03/2010 Idade : 53 Localização : São Paulo
Assunto: Re: Gel de semente de linhaça Sáb Out 22, 2011 10:18 am
Milla, que história é essa de sal?
Mensagens : 416 Data de inscrição : 12/10/2011 Idade : 48 Localização : São Paulo/SP
Assunto: Re: Gel de semente de linhaça Sáb Out 22, 2011 10:35 am
yahaac escreveu:
OOO querida, Pra quantidade de gel de 100 ml, vc coloca umas duas pitadinhas, serve pra conservar o gel. Tranqui, a quantidade de sal è minima e nao tem problem. Mas se vc preferir nao adicionar o sal, faça a quantidade que serve pra uma aplicaçao( no max 2) e use em poucos dias. Kiss
refiro-me a esta dica aqui, postada na página 8 deste tópico. achei a dica boa pra conservar mais.
Nane Guru dos Cachos
Mensagens : 4614 Data de inscrição : 28/03/2010 Idade : 53 Localização : São Paulo
Assunto: Re: Gel de semente de linhaça Sáb Out 22, 2011 10:38 am
ahhhhhhhhhhhhhhhhhh... pois eu passei batido na dica da Yahaac! Como pude????rs...
Vou dar uma pesquisada sobre isso... gostei da idéia...
Assunto: Re: Gel de semente de linhaça Sáb Out 22, 2011 10:56 am
também achei ótima a dica. tá certo que eu me empolguei e comi o resto do gel (fiz menos desta vez, mas achei que ainda assim ia estragar antes de usar tudo. to aproveitando que eu to fazendo dieta pra incorporar o gel e as sementes 'gelificadas' na minha alimentação. eu já usava as sementes na vitamina, mas não com o gel. esses dias fiz um docinho de pera com mel, canela e o gel e ficou bom.), mas é bom ter uma dica assim pra ele durar mais e não ter que fazer toda hora. alguém aqui nesse tópico já falou né, que ele substitui na boa claras de ovo - boa dica pros vegans, mas eles já devem saber disso - em receitas de bolo, por exemplo. deve ficar legal para cobrir tortinhas de morango também, hmmmm
tão simples e tão legal!
amandagarcez Encaracolada
Assunto: Re: Gel de semente de linhaça Qua Nov 30, 2011 1:46 pm
Gente,
eu lamento não ter feito o gel de linhaça antes. Eu já tinha lido esse tópico antes, já tinha visto as meninas comentando sobre o assunto, mas nunca me interessei em fazer. Ontem eu tive um super dia ruim no que diz respeito a frizz (terminei o dia com um coque no alto da cabeça de tão ruim que tava a situação).
Em razão disso fui investigar aqui no fórum as soluções e dicas e acabei me deparando outra vez com o gel de linhaça. Pensei: é tão barato, pq não tentar? Pois mt bem, fiz a receita, mas fiz com a opção de apenas deixar a semente de molho de um dia para o outro. Deixei uma colher de sopa de sementes de molho em uma tigela de viro pequena cheia de água (algo como um copo, mais ou menos). Notei que dá um trabalhão separar o gel da semente, mas vale mt o esforço!
O resultado do gel de linhaça superou minhas expectativas. Até o momento não verifiquei a presença de nenhum frizz indesejado
E o que achei melhor: diferente de outros géis, não me trouxe qualquer ressecamento. É bem verdade que hoje, em razão de uma empreitada capilar mal sucedida do dia anterior, eu resolvi lavar o cabelo e tratar com a máscara anti age da amend, mas o toque do meu cabelo tá bem gostoso (o que significa que o gel de linhaça, no mínimo, não atrapalhou o tratamento, deixando os cabelos ressecados e ainda me trouxe mt boa definição e nenhum frizz até o momento).
Testei e aprovei.
Apenas quero ressaltar que, como as meninas já relataram aqui, tb aconteceu comigo de o cabelo ficar durinho (incrível como aquela babinha faz esse efeito!), mas bastou amassar depois de seco que ele ficou mt bom mesmo.
Obrigada por terem me ajudado a encontrar esta super solução com um custo tão baixo! Adoro mt isso!
Bjs!
alefrejat Descabelada
Mensagens : 20 Data de inscrição : 30/11/2011 Idade : 45 Localização : são paulo
Assunto: gel de linhaça Seg Dez 19, 2011 1:58 pm
Silvinha escreveu:
Gente Tô abrindo esse novo tópico aqui, mas não sei se é o lugar certo. Dai, se for o caso, muda pro lugar certo, tá? (ou me orienta pra onde devo mudar). Então, lá vai a minha adaptação da receita do gel da Sibele da comunidade Cabelos Cacheados (o tópico inicial dela é bem antigo, mas o pessoal ta usando e comentando até hoje). A receita dela é para uma quantidade maior, mas adaptei pra fazer menos. A receita é pra diminuir o frizz e pra ajeitar os cabelos mantendo os cachos. Fiz assim: 1. Fervi durante mais ou menos 5 minutos uma colher de sopa de semente de linhaça dourada (pode ser da outra tb) com um copo de água mineral (pode ser agua filtrada tb) 2. Tem que mexer sempre e deixar em fogo brando porque sobe espuma como se fosse leite fervendo. 3. Desliga e passa numa peneira (de preferência uma com furos maiores) pra separar a semente do gel. 4. Deixa esfriar e pode usar na temperatura ambiente. 5. O que sobrar pode colocar na geladeira e eu acho que deve ser melhor em recipiente de vidro pra não adulterar nada. Não tem cheiro e a consistencia é daquela meleca de babosa rsrsrs.
Passar no cabelo depois de lavado e condicionado (eu passei o One, claro), amassando como gel normal. No começo fica meio durinho, mas depois de seco é só amassar a arrumar os cachos que fica legal de novo. Bom, se vocês forem dar uma olhada na comunidade vão ver que tem gente que adorou (a maioria) e algumas pessoas não gostaram (bem poucas). Da minha parte eu gostei muito. O principal efeito pra mim foi diminuir o volume e deixar macio (se não usar demais) e com brilho. Os cachos que tão formados ficaram mais bem definidos e mais firmes. Gostei. Acho que vale a pena experimentar. Paguei R$1,45 por cem gramas e gostei do resultado. (mais barato, impossível! e super natural). Dizem (não tenho certeza) que o semidilino é feito dessas sementes... Fui dar uma pesquisada sobre a linhaça na net e por causa disso, comecei a comer as sementes também (são ótima fonte de ômega 3, entre outras qualidades...). Vi numa entrevista antiga do cabeleireiro Marco Antônio de Biaggi que é otimo pro cabelo quando tomado em cápsulas. Vou continuar testando... beijos
ola meninas eu uso adoro meus cachos fica bem definidos ,mais aberto o cachos e uma maravilha estou adorando este fórum com dadas dicas preciosas
Ligia~ Descabelada
Assunto: Re: Gel de semente de linhaça Seg Dez 19, 2011 5:38 pm
Eu devo ser uma das poucas pessoas que não se deu bem com esse gel. Ele deixou o cabelo brilhoso, mas tão sem forma...
Assunto: Re: Gel de semente de linhaça Seg Dez 19, 2011 10:26 pm
Puxa Ligia, que pena!
Como vc aplicou o gel?
Olha, eu não me sinto ainda 100% segura pra dar conselhos capilares, mas vou arriscar.
Eu não acho (pelo menos no meu cabelo) que o gel seja "o" responsável pela definição. Acho que o gel ajuda a "manter" a definição por mais tempo. Uma coisa muito útil para definir bem os cachinhos é mantê-los bem hidratados. Depois disso algumas técnicas de estilização tb são uma mão na roda. As fitas, por exemplo: vc já experimentou? Fazer fitas ajuda muito na questão da definição. Eu não fazia fitas, mas depois que comecei a fazer experimentei uma melhora significativa nesse quesito.
Tenta fazer as duas coisas: as fitas e depois aplicar o gel de linhaça. Se vc for no tópico "técnicas para cachos" (acho que é isso), lá tem um subtópico chamado "fazer fitas" (algo assim). Nele vc encontra um vídeo do Miro fazendo fitas no cabelo da Daniela Carvalho. Depois das fitas é que ele aplica o gel. Tem outros vídeos tb onde vc vê com mais detalhes como se faz fitas no cabelo. Acho que, no caso, elas é que melhoram a definição. O gel vem apenas para segurar esse resultado por mais tempo. E, o gel de linhaça, particularmente, faz isso de maneira super saudável. Dá um brilho excpecional (que pelo q vc comentou, vc já experimentou) e não resseca nadinha.
Não sei se te ajudei, mas é que eu gostei tanto do gel de linhaça que eu queria que desse certo pra vc tb! Tomara que funcione assim.
Bjs!
katia motta Guru dos Cachos
Mensagens : 5061 Data de inscrição : 15/10/2010 Idade : 63 Localização : RIO DE JANEIRO
Assunto: Re: Gel de semente de linhaça Seg Dez 19, 2011 10:43 pm
amandagarcez escreveu:
Puxa Ligia, que pena!
Como vc aplicou o gel?
Olha, eu não me sinto ainda 100% segura pra dar conselhos capilares, mas vou arriscar.
Eu não acho (pelo menos no meu cabelo) que o gel seja "o" responsável pela definição. Acho que o gel ajuda a "manter" a definição por mais tempo. Uma coisa muito útil para definir bem os cachinhos é mantê-los bem hidratados. Depois disso algumas técnicas de estilização tb são uma mão na roda. As fitas, por exemplo: vc já experimentou? Fazer fitas ajuda muito na questão da definição. Eu não fazia fitas, mas depois que comecei a fazer experimentei uma melhora significativa nesse quesito.
Tenta fazer as duas coisas: as fitas e depois aplicar o gel de linhaça. Se vc for no tópico "técnicas para cachos" (acho que é isso), lá tem um subtópico chamado "fazer fitas" (algo assim). Nele vc encontra um vídeo do Miro fazendo fitas no cabelo da Daniela Carvalho. Depois das fitas é que ele aplica o gel. Tem outros vídeos tb onde vc vê com mais detalhes como se faz fitas no cabelo. Acho que, no caso, elas é que melhoram a definição. O gel vem apenas para segurar esse resultado por mais tempo. E, o gel de linhaça, particularmente, faz isso de maneira super saudável. Dá um brilho excpecional (que pelo q vc comentou, vc já experimentou) e não resseca nadinha.
Não sei se te ajudei, mas é que eu gostei tanto do gel de linhaça que eu queria que desse certo pra vc tb! Tomara que funcione assim.
Bjs!
Concordo Amanda, o gel não é o responsável pela definição e sim as técnicas e os leave in, mas o gel é importantíssimo para segurar os cachos.
Ligia~ Descabelada
Assunto: Re: Gel de semente de linhaça Ter Dez 20, 2011 5:07 am
Sim sim, Amanda, ajudou sim! Obrigada... vou dar uma segunda chance ao gel! Sobre as tais fitas... dessas nuca tinha ouvido falar. De qualquer forma, acho que ainda preciso de muita prática, muito erro antes de acertar. Se eu mexo demais, mesmo molhado, o cabelo enche de frizz :S (culpa da falta de algum tratamento, talvez). Uma coisa que ainda é mistério pra mim é a tal técnica de "enluvar". Já procurei por aqui mas ainda não encontrei uma definição pra isso haha [editando porque descobri qual é a de enluvar os cachos!]
Mais uma vez, obrigada!
Assunto: Re: Gel de semente de linhaça Ter Dez 20, 2011 11:36 am
Hum...
Ligia, acho que vale a pena vc dar uma olhadinha no tópico relativo às fitas. Não é tão difícil assim. Eu sou super nova nos assuntos capilares, mas já consigo fazer alguma coisa (ainda não domino, mas acho que ajuda mt mesmo). O link é esse:
Como o seu cabelo ainda não é compridão acho que fica ainda mais fácil de fazer.
Pois é Katia... No início eu achava como a Ligia, mas ao ir conhecendo meu cabelo e a reação deles aos produtos, percebi que o gel é só para "manutenção da produção". O que "produz" mesmo é hidratar, usar um leave-in legal, usar alguma técnica adequada pro seu tipo de cabelo. Pra mim as fitas foram mt legais.
O que eu achei surpreendente do gel de linhaça é que, apesar de dar um trabalhinho pra fazer e ter que fazer sempre, ele não resseca em nada meu cabelo e me proporcionou um brilho ótimo.
Bjs, meninas!
carlamn Guru dos Cachos
Mensagens : 4237 Data de inscrição : 16/08/2011 Idade : 51 Localização : Portugal
Assunto: Re: Gel de semente de linhaça Ter Dez 20, 2011 11:46 am
Ligia~ escreveu:
Sim sim, Amanda, ajudou sim! Obrigada... vou dar uma segunda chance ao gel! Sobre as tais fitas... dessas nuca tinha ouvido falar. De qualquer forma, acho que ainda preciso de muita prática, muito erro antes de acertar. Se eu mexo demais, mesmo molhado, o cabelo enche de frizz :S (culpa da falta de algum tratamento, talvez). Uma coisa que ainda é mistério pra mim é a tal técnica de "enluvar". Já procurei por aqui mas ainda não encontrei uma definição pra isso haha [editando porque descobri qual é a de enluvar os cachos!]
Mais uma vez, obrigada!
Ligia
Uma das grandes causas do frizz é mexer no cabelo, sobretudo quando está molhado, porque desmancha a definição. As técnicas de estilização servem para definir os cachinhos, para os deixar alinhados e depois deste processo, até que o cabelo esteja completamente seco, não devemos tocar nele mais, para não desmanchar. Caso contrário, ele fica mesmo cheio de frizz.
Ligia~ Descabelada
Assunto: Re: Gel de semente de linhaça Ter Dez 20, 2011 9:38 pm
Olha, hoje tentei fazer as tais fitas: cabelos encharcados, passei leave in, alinhei e tirei o excesso de água na camisa de algodão. Falhei miseravelmente: ao levantar a cabeça, aparência de frizz! Aí desisti e passei escova :S Ainda preciso pegar o jeito - ou descobrir qual a melhor maneira de fazer no meu. Ou vai ver é culpa da saúde dos fios mesmo. Posso estar errando em mil coisinhas :S
Mensagens : 5061 Data de inscrição : 15/10/2010 Idade : 63 Localização : RIO DE JANEIRO
Assunto: Re: Gel de semente de linhaça Qua Dez 21, 2011 8:00 am
Ligia~ escreveu:
Olha, hoje tentei fazer as tais fitas: cabelos encharcados, passei leave in, alinhei e tirei o excesso de água na camisa de algodão. Falhei miseravelmente: ao levantar a cabeça, aparência de frizz! Aí desisti e passei escova :S Ainda preciso pegar o jeito - ou descobrir qual a melhor maneira de fazer no meu. Ou vai ver é culpa da saúde dos fios mesmo. Posso estar errando em mil coisinhas :S
Ligia,
A estilização do cabelo requer mesmo prática mas conforme vc vai tentando vc acerta o jeito melhor para seus cabelos, depois de várias tentativas eu encontrei uma maneira de minimizar o frizz, passo o condicionador enluvando e fazendo fitas, coloco a cabeça para baixo e vou amassando os cachos depois enxaguo e quando vou finalizar com o leave in, vou enluvando e fazendo fitas dessa vez com a cabeça para cima, daí vou penteando com os delos a parte de cima dos cabelos e amassando, melhora muito o frizz, viu? depois passo o gel e volto a abaixar a cabeça apertando os cachos, quando volto a cabeça volto delicadamente segurando o cabelo de leve, depios ajeito com os dedos "sujos" de óleo vegetal, assim a parte de cima fica sem frizz.
Sei que é complicado explicar assim mas espero que tenha consiguido me fazer entender.
Ah, mas um cabelo bem hidratado realmente ajuda a minimizar o frizz.
Assunto: Re: Gel de semente de linhaça Qua Dez 21, 2011 8:05 am
Meninas,
Andei olhando umas fotos do meu cabelo e percebi que depois que passei a fazer fitas realmente o cabelo fica mais arrumado, cachos comportados, porém percebi que alarga muito os cachos, ou seja, no meu caso que já tenho cachos largos meu cabelo apesar de ficar bonito e jeitoso fica menos cacheado.
É isso mesmo que vocês percebem? Estou pensando em parar de fazer as fitas, apenas enluvar os cremes e depois amassar bem os cachos, estou chegando a conclusão que fitas é melhor para quem tem cachos fechados.
Assunto: Re: Gel de semente de linhaça Qua Dez 21, 2011 10:02 am
Katia,
acho q vc tem razão, as fitas funcionam melhor num cabelo que já tem cachos mais fechados. Mas vc já experimentou amassar os cabelos com cuidado depois que faz as fitas? Lá no tópico sobre as fitas tem o vídeo de uma menina que tem um pouco de química ainda nos cabelos e ela faz as fitas. Depois de feitas as fitas a parte com química fica lisa, por isso ela amassa, aí volta a ficar mais cacheado. Vc já viu? Será que assim resolve?
Nane Guru dos Cachos
Assunto: Re: Gel de semente de linhaça Qua Dez 21, 2011 11:38 am
Katia, pro teu tipo de cabelo, vc já tentou o "rake & shake"?
E se vc faz questão de cachos mais fechados, a Denman (ou a générica dela) podem te ajudar!
Rake & Shake:
Assunto: Re: Gel de semente de linhaça Qua Dez 21, 2011 3:25 pm
gentem, eu não faço fitas - nunca nem vi como é. Mas noto bem a diferença de frizz dependendo dos produtos que eu passo! E eu AMO o gel de linhaça, eu uso ele depois do cabelo seco e acho MARA. Sabe o que eu descobri que funciona pra mim, tanto pro gel de linhaça quanto pra emulsão da Charming (que tem me ajudado horrores no day after)? Passar o gel/emulsão na mão, e depois borrifar água na mão, e só aí passar no cabelo, amassando. Isso tem funcionado muito bem! Define, fica brilhante, controlado, tenho gostado muto do resultado,viu?
Mas Ligia, queria te falar que por mais que a gente lute, o frizz quase sempre está presente. Não tem muito jeito, isso é uma característica do nosso cabelo. Lógico, tem dias que é lindo, tem produtos e técnicas que ajudam muito, vai lendo aí, testando que vc vai achar um jeito de melhorar. Mas tem dias que a gente usa o mesmo shampoo, o mesmo condicionador, e o maldito friz está lá, mal a gente saiu do chuveiro. O clima também ajuda - muita umidade = frizz!
Sei que tem gente que ODEIA frizz, eu não odeio, simplesmente convivo com ele - logico que prefiro o cabelo sem, né? Mas, como a gente já conversou bastante por aqui, cabelo cacheado/crespo sem frizz só os de capa de revista, e esses não valem porque eles fazem ESCOVA depois BABY LISS, ou seja, assim até eu fico sem frizz, né?
Paciência que já já vc vai descobrir os melhores produtos pra vc e o frizz vai melhorar muito!
Silvinha BH Encaracolada- sênior
Mensagens : 1555 Data de inscrição : 22/08/2010 Idade : 44 Localização : Belo Horizonte
Assunto: Re: Gel de semente de linhaça Qua Dez 21, 2011 8:17 pm
Q cachos da moça do vídeo... e o volume na medida certa!