Fórum Encaracoladas!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

InícioÚltimas imagensProcurarRegistrarEntrar

Gel de semente de linhaça

Ir para baixo 
+93
FabyBrasil
danina
Paula A.
Lionela
nataliahagge
chr
Iva
Marcia Alline
jujuS2
TinhaCaracois
Angela Kunz
jemimafpassos
xerazad
maiamarques
Ana P
Camila Caires
Andreax
Anna Júlia
MarcelaMenezes
milox
ellisreis
THALITA SILVA
Natalia Miranda
magdalasantos
Gleice C.
ManuMaia
Giziane
Mari Mota
miragem2012
Marcela Ost
Ana Raquel
Morena Cacheada
Ninica
Beatrizapb
Lucyane
Dani Caroline
Iara
MagV
Priska
limoussa
AnaK.
Mélocas
jacy
waniaguerrero
x
Leila
jenifercruz
Grazyfm
Paula
Tatiana Marins
DalvaniaMuniz
APaula
Fezoka
Lulinnikko
Bia_afrocacheada
meggaby
carlamn
katia motta
Ligia~
alefrejat
amandagarcez
NB_MILLA
sanacerq
Anabella
FERNANDAVIANA
sarahqueops
izasoraia
Rosana
Silvinha BH
lwnna
Debbie
Dri_requena
Nane
crizinha
thay
karine
yahaac
Mizuca
Crishair
Ana Nis
libra
meg
Silvia Jaques
Mah!
Fran
Pati
DanielaLisboa
Dai
Denise99_
Gelica
luuuminha
Fezoca
Silvinha
97 participantes
Ir à página : Anterior  1 ... 14 ... 25, 26, 27, 28, 29, 30  Seguinte
AutorMensagem
Iva
Encaracolada
Iva

Gel de semente de linhaça - Página 26 Empty
MensagemAssunto: Re: Gel de semente de linhaça   Gel de semente de linhaça - Página 26 Icon_minitimeSáb Ago 10, 2013 7:04 pm

Iara escreveu:
Obrigada, Camila e Iva!
Iva, pra não desvirtuar o tópico, vou explicar como fiz lá no tópico de penteados, ok? flower 
Ok, vou correndo lá ler... rs Obrigada! flower 
Ir para o topo Ir para baixo
Iara
Encaracolada- sênior
Iara

MensagemAssunto: Re: Gel de semente de linhaça   Gel de semente de linhaça - Página 26 Icon_minitimeSáb Ago 10, 2013 7:59 pm

Por nada! flower 
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: Gel de semente de linhaça   Gel de semente de linhaça - Página 26 Icon_minitimeTer Ago 13, 2013 10:30 am

Ontem fiz um gel de semente de linhaça (eu nunca havia feito e nem experimentado), ficou bem consistente. Já vi uma utilidade  nele para o meu cabelo; a de disciplinar alguns fios com frizz e/ou quebrados. Adicionei um conservante Embarassed... afinal são 300ml de gel.
chr
Encaracolando...
chr

MensagemAssunto: Re: Gel de semente de linhaça   Gel de semente de linhaça - Página 26 Icon_minitimeTer Ago 13, 2013 5:21 pm

Alexa escreveu:
Ontem fiz um gel de semente de linhaça (eu nunca havia feito e nem experimentado), ficou bem consistente. Já vi uma utilidade  nele para o meu cabelo; a de disciplinar alguns fios com frizz e/ou quebrados. Adicionei um conservante Embarassed... afinal são 300ml de gel.
Qual foi a quantidade que você usou? Esse gel pra abaixar o frizz do meu cabelo é a mesma coisa que nada Evil or Very Mad 
katia motta
Guru dos Cachos
katia motta

MensagemAssunto: Re: Gel de semente de linhaça   Gel de semente de linhaça - Página 26 Icon_minitimeTer Ago 13, 2013 6:57 pm

Meninas,

Eu fiz a receita da Lucila: 500 ml para 2 colheres de sopas de linhaça, deixei ferver por 10 minutos e coloquei uma colher de chá de pantenol, ficou mais consistente acho que pelo tempo de fervura e rendeu muito, acho que o gel com essa textura segura e define mais os cachos, esse gel durou por uns 24 dias, de verdade Shocked não usei nada de conservante mas deixei direto na geladeira, não ficou com cheiro nem cor diferente e o efeito foi o mesmo até acabar, ainda viajei e levei um pouco na viagem e nada de estragar (viagem foi rápida, nem chegou a 2 horas), como eu deixei o gel em um vidro fechado na geladeira e fui passando aos poucos para uma outra embalagem que eu aperto e sai apenas a quantidade que estou usando pode ser esse o motivo de ter durado tanto tempo pq vejo as meninas usando em recipientes largos então uma parte do gel que vai para mão volta para o recipiente, creio que esse manuseio pode fazer o gel estragar mais rápido.

Eu realmente amei o gel de linhaça, no meu cabelo ele hidrata, ameniza o frizz e define, não tenho mais problemas com o day after depois que passei a usar o gel de linhaça Smile 
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: Gel de semente de linhaça   Gel de semente de linhaça - Página 26 Icon_minitimeTer Ago 13, 2013 7:05 pm

Katia, eu tb deixo em um pote maior e coloco apenas a quantidade que vou usar em outro pote. Normalmente o meu dura uma semana e meia, sem se alterar.
Nane
Guru dos Cachos
Nane

MensagemAssunto: Gel de semente de linhaça   Gel de semente de linhaça - Página 26 Icon_minitimeTer Ago 13, 2013 7:50 pm

Organizando...
katia motta
Guru dos Cachos
katia motta

MensagemAssunto: Re: Gel de semente de linhaça   Gel de semente de linhaça - Página 26 Icon_minitimeTer Ago 13, 2013 9:15 pm

Fui fazer meu novo gel de linhaça agora e não consegui coa-lo de jeito nenhum Sad eu quis diminuir a quantidade de gel mas deixa-lo mais consistente, então coloquei para ferver 2 colheres de sopa cheias de linhaça em 260 ml, depois que ferveu deixei continuar fervendo por uns 10 minutos, com ele fervendo fui coar e não passa de jeito nenhum na minha peneira que é pequena, tentei em outros coadores e nada não consigo separar a linhaça do gel No alguém tem alguma idéia se ainda consigo salvar o meu gel? Estava pensando em jogar mais água e misturar tudo no fogo até esquentar e tentar coar outra vez????Question
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: Gel de semente de linhaça   Gel de semente de linhaça - Página 26 Icon_minitimeTer Ago 13, 2013 9:31 pm

Dá para salvar, Katia, é só colocar o gel num pote que fecha bem, adicionar água e sacudir bem. Wink
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: Gel de semente de linhaça   Gel de semente de linhaça - Página 26 Icon_minitimeQua Ago 14, 2013 10:02 am

C escreveu:
Alexa escreveu:
Qual foi a quantidade que você usou? Esse gel pra abaixar o frizz do meu cabelo é a mesma coisa que nada Evil or Very Mad 
C,
Eu usei uma quantidade de +ou- uma moeda de 5 cents, foi somente em alguns fiozinhos q estavam com frizz.  O teste deu certo, eles obedeceram... ficaram disciplinados - hehe.

Eu medi as quantidades da água e das sementes a "olhômetro". Usei um pote de vidro (tipo aqueles de pepino em conserva 500ml):
- Coloquei as sementes de linhaça (+ou- 1/3 do pote de sementes);
- Adicionei água fervente, +ou- uns 300/350ml, tampei e dei algumas sacudidas;
- Tirei a tampa e coloquei para ferver em banho maria, deixei durante algum tempo fervendo...
- Tirei do fogo, tampei novamente e deixei esfriar;
- Comecei a coar com um coador comum (esses de cozinha), mas vi que não daria certo. Então peguei um pedaço de uma segunda pele (tipo meia de nylon) lavei com álcool e usei para coar, perfeito!
Por fim, adicionei  conservante e envasei.

Última edição por Alexa em Qua Ago 14, 2013 11:30 am, editado 1 vez(es)
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: Gel de semente de linhaça   Gel de semente de linhaça - Página 26 Icon_minitimeQua Ago 14, 2013 11:27 am

katia motta escreveu:
Fui fazer meu novo gel de linhaça agora e não consegui coa-lo de jeito nenhum Sad eu quis diminuir a quantidade de gel mas deixa-lo mais consistente, então coloquei para ferver 2 colheres de sopa cheias de linhaça em 260 ml, depois que ferveu deixei continuar fervendo por uns 10 minutos, com ele fervendo fui coar e não passa de jeito nenhum na minha peneira que é pequena, tentei em outros coadores e nada não consigo separar a linhaça do gel No alguém tem alguma idéia se ainda consigo salvar o meu gel? Estava pensando em jogar mais água e misturar tudo no fogo até esquentar e tentar coar outra vez????Question
Lucila escreveu:
Dá para salvar, Katia, é só colocar o gel num pote que fecha bem, adicionar água e sacudir bem. Wink
E também dá para tentar coar com uma segunda pele/meia de nylon... fazendo um balãozinho e apertando de cima para baixo. Para mim deu certo (vide meu comentário na postagem acima).
chr
Encaracolando...
chr

MensagemAssunto: Re: Gel de semente de linhaça   Gel de semente de linhaça - Página 26 Icon_minitimeQua Ago 14, 2013 2:40 pm

Alexa escreveu:
Eu usei uma quantidade de +ou- uma moeda de 5 cents, foi somente em alguns fiozinhos q estavam com frizz.  O teste deu certo, eles obedeceram... ficaram disciplinados - hehe.

Eu medi as quantidades da água e das sementes a "olhômetro". Usei um pote de vidro (tipo aqueles de pepino em conserva 500ml):
- Tirei a tampa e coloquei para ferver em banho maria, deixei durante algum tempo fervendo...
- Comecei a coar com um coador comum (esses de cozinha), mas vi que não daria certo. Então peguei um pedaço de uma segunda pele (tipo meia de nylon) lavei com álcool e usei para coar, perfeito!
Caramba, quanta coisa Very Happy  talvez tenha ficado melhor porque foi feito mais elaboradamente, haha. Eu só ''cozinho'' a linhaça na água direto na panela, passo na peneira e guardo.. Vou tentar fazer com uma quantidade maior de linhaça, vai que dá certo.
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: Gel de semente de linhaça   Gel de semente de linhaça - Página 26 Icon_minitimeQua Ago 14, 2013 3:04 pm

Tirei uma fotinho dele (falta de serviço, kkk):

Gel de semente de linhaça - Página 26 C63j

Se ficou melhor, realmente eu não sei... Rolling Eyes  Mas pela foto, dá para ter uma ideia da sua consistência.
chr
Encaracolando...
chr

MensagemAssunto: Re: Gel de semente de linhaça   Gel de semente de linhaça - Página 26 Icon_minitimeQua Ago 14, 2013 3:21 pm

Eu acho que tá mais consistente que o meu.. Vou fazer mais forte da próxima vez! Very Happy 
katia motta
Guru dos Cachos
katia motta

MensagemAssunto: Re: Gel de semente de linhaça   Gel de semente de linhaça - Página 26 Icon_minitimeQua Ago 14, 2013 3:57 pm

Lucila escreveu:
Obrigada Lu Smile 

Antes de ler a sua resposta eu já tinha colocado as sementes outra vez na panela com o gel e um pouco mais de água +40 ml, assim que ferveu coei outra vez e saiu mais um pouco de gel mas ainda pouco pela quantidade de semente, então coloquei tudo na panela outra vez com mais 100 ml de água e fervi outra vez affraid então vim aqui e li sua resposta e fiz isso o que recomendou, coloquei o gel em um pote, add + uns 50 ml de água e balancei, consegui coar mais um pouco.
Depois dessa loucura toda fiquei com uma porção de frascos com consistências diferentes de gel de linhaça, ahahahhahahah mas salvei meu gel, exagerei na quantidade mesmo e no tempo de fervura pq quanto mais ferve mais grossinho fica Wink 
katia motta
Guru dos Cachos
katia motta

MensagemAssunto: Re: Gel de semente de linhaça   Gel de semente de linhaça - Página 26 Icon_minitimeQua Ago 14, 2013 3:59 pm

Alexa escreveu:

E também dá para tentar coar com uma segunda pele/meia de nylon... fazendo um balãozinho e apertando de cima para baixo. Para mim deu certo (vide meu comentário na postagem acima).
Ihhhh...isso dá muito trabalho Alexa Sleep preguiça, ahahahahah dá próxima vez vou usar menos semente como eu fazia antes.

Mas obrigada pela idéia Smile

PS: Alexa, se vc quiser o gel mais grosso usa 1 colher cheia de semente de linhaça para 500 ml de água e depois de ferver deixa ficar fervendo por uns 10 minutos que engrossa mais, não precisa esse trabalhão todo não , rs

Última edição por katia motta em Qua Ago 14, 2013 4:04 pm, editado 1 vez(es)
katia motta
Guru dos Cachos
katia motta

MensagemAssunto: Re: Gel de semente de linhaça   Gel de semente de linhaça - Página 26 Icon_minitimeQua Ago 14, 2013 4:02 pm

C escreveu:
Alexa escreveu:

Caramba, quanta coisa Very Happy  talvez tenha ficado melhor porque foi feito mais elaboradamente, haha. Eu só ''cozinho'' a linhaça na água direto na panela, passo na peneira e guardo.. Vou tentar fazer com uma quantidade maior de linhaça, vai que dá certo.
Oi C,

A Alexa usou muita linhaça para pouca água, não precisa disso tudo eu tb errei a mão no último gel, por isso não deu para coar, normalmente dá para coar numa boa sem tanto trabalho, rs..rs...

Vc pode deixar o gel mais consistente com a mesma quantidade de semente que usou antes porém fervendo por mais tempo como fiz na outra vez em que acertei, fui querer inventar e deu no que deu Shocked 
chr
Encaracolando...
chr

MensagemAssunto: Re: Gel de semente de linhaça   Gel de semente de linhaça - Página 26 Icon_minitimeQua Ago 14, 2013 4:21 pm

katia motta escreveu:
Oi C,

A Alexa usou muita linhaça para pouca água, não precisa disso tudo eu tb errei a mão no último gel, por isso não deu para coar, normalmente dá para coar numa boa sem tanto trabalho, rs..rs...

Vc pode deixar o gel mais consistente com a mesma quantidade de semente que usou antes porém fervendo por mais tempo como fiz na outra vez em que acertei, fui querer inventar e deu no que deu Shocked 
Haha, essas alquimias caseiras dão um trabalho drunken 
Eu deixo fervendo um tempinho a mais mesmo, vou ver se deixo mais ainda..
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: Gel de semente de linhaça   Gel de semente de linhaça - Página 26 Icon_minitimeQua Ago 14, 2013 5:59 pm

Pelo que li neste tópico, ele é um gel versátil. Conforme eu for usando, quem sabe eu descubra mais benefícios dele para o meu cabelo...

Alexa escreveu:
(...) (eu nunca havia feito e nem experimentado), ficou bem consistente. Já vi uma utilidade  nele para o meu cabelo; a de disciplinar alguns fios com frizz e/ou quebrados. (...)
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: Gel de semente de linhaça   Gel de semente de linhaça - Página 26 Icon_minitimeQua Ago 14, 2013 6:28 pm

katia motta escreveu:

Oi C,

Kátia,

Realmente, eu usei bastante linhaça. affraid 

Mesmo deixando o gel ficar super consistente (o máximo que dá), é possível coar numa boa com um coador comum?! confused  Apesar de eu ter usado bastante sementes, não ficou um bolo de linhaça e gel sabe... ficou tipo as sementes (pesando) no fundo e na superfície uma camada de gel; mesmo colocando no coador apenas a parte do gel (sem sementes), ele passava com dificuldade hein... (usei um coador que parece uma rede de fios grossos de nylon).
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: Gel de semente de linhaça   Gel de semente de linhaça - Página 26 Icon_minitimeQua Ago 14, 2013 6:35 pm

katia motta escreveu:

PS: Alexa, se vc quiser o gel mais grosso usa 1 colher cheia de semente de linhaça para 500 ml de água e depois de ferver deixa ficar fervendo por uns 10 minutos que engrossa mais, não precisa esse trabalhão todo não , rs

Obrigada pela dica, Kátia. Smile
katia motta
Guru dos Cachos
katia motta

MensagemAssunto: Re: Gel de semente de linhaça   Gel de semente de linhaça - Página 26 Icon_minitimeQua Ago 14, 2013 7:09 pm

Alexa escreveu:

Realmente, eu usei bastante linhaça. affraid 

Mesmo deixando o gel ficar super consistente (o máximo que dá), é possível coar numa boa com um coador comum?! confused  Apesar de eu ter usado bastante sementes, não ficou um bolo de linhaça e gel sabe... ficou tipo as sementes (pesando) no fundo e na superfície uma camada de gel; mesmo colocando no coador apenas a parte do gel (sem sementes), ele passava com dificuldade hein... (usei um coador que parece uma rede de fios grossos de nylon).
Alexa,

Esse gel que fiz ontem ficou exatamente como vc está descrevendo, e pelo que vc relatou acho que o coador é igual ao meu, talvez em uma peneira passasse melhor. Acho que tem haver tanto com a quantidade de semente como com a espessura do gel mas realmente me parece que a maior dificuldade mesmo foi pelo gel mais grosso Neutral 

Mas o gel nem precisa ser tão grosso, na realidade acho o efeito bem parecido tanto faz a espessura do gel, só não gosto muito líquido pq fica esquisito para espalhar e fitar, eu nem sei pq fui inventar essa de colocar tanta semente em menos quantidade de água já que a metade em 500 ml ficou uma ótima consistência deixando ferver por 10 minutos, porém a primeira vez que fiz o gel no fogo ficou tb ótimo e só fervi 4 minutos, mas usei a metade de água para a mesma quantidade de linhaça - 1 colher de sopa, como a quantidade de água foi menor ele engrossou mais rápido Wink
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: Gel de semente de linhaça   Gel de semente de linhaça - Página 26 Icon_minitimeQua Ago 14, 2013 9:24 pm

Meninas, depois de mais de um ano usando gel de linhaça, posso afirmar algumas coisas:

- Eu prefiro a linhaça escura. Ela parece mais hidratante e fixar mais os cachos.

- A consistência do gel depende da linhaça! Não sei dizer se ela é mais velha, mais nova, se é a marca... Mas a cada saquinho que compro, percebo que o resultado do gel tem uma mudança ligeira em consistência, cor e durabilidade.

- Quanto mais cozinhar, mais grosso fica, independente da quantidade de água e linhaça que utilizar.

- Gel muito grosso escorrega da mão como aquelas "gelecas" que as crianças brincam. Fica difícil de espalhar nos fios, porque ele se concentra em "grumos" que não espalham.

- Gel muito liquido não fixa, mas pode ser usado num borrifador.

- Dá para "afinar" o gel que ficou grosso adicionando água e sacudindo bem.

- Dá para ferver mais o gel que ficou liquido (com a linhaça ja fervida ou nova).

- Dá para usar chá (camomila, chá preto, etc.) para fazer o gel. Fica um cheirinho bom, dura mais, e adiciona as propriedades do chá ao gel.

- O gel guardado dentro da geladeira, e não na porta, dura mais.

- Tirando da geladeira apenas a quantidade que vai usar tb faz o gel durar mais.

- Óleos (puros) não se misturam ao gel, eles ficam com aquele aspecto de produto bifásico.

- Pantenol, glicerina e ceramidas foram os melhores aditivos que incorporei aos meus geis, além dos chás.

- Minha receita ideal tem sido: 2 colheres de sopa (rasas) de linhaça, 500ml de água, fervura por 10min., coar ainda quente. Mas eu altero o tempo de cozimento e a quantidade de linhaça se percebo que o último saquinho que comprei está diferente. Mas, normalmente, é isso.

Wink
Fezoka
Encaracolada
Fezoka

MensagemAssunto: Re: Gel de semente de linhaça   Gel de semente de linhaça - Página 26 Icon_minitimeQua Ago 14, 2013 9:29 pm

Nossa Lucila! Brigada pelas dicas! Fiquei com vontade de voltar a tentar usar esse gel, e com aditivos!

Última edição por Fezoka em Qua Ago 14, 2013 9:34 pm, editado 1 vez(es)
http://pontobela.blogspot.com
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: Gel de semente de linhaça   Gel de semente de linhaça - Página 26 Icon_minitimeQua Ago 14, 2013 9:30 pm

Nem precisa agradecer, Fezoka! Estamos aqui para isso! Very Happy
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Gel de semente de linhaça   Gel de semente de linhaça - Página 26 Icon_minitime

Gel de semente de linhaça
Ir para o topo 
Página 26 de 30Ir à página : Anterior  1 ... 14 ... 25, 26, 27, 28, 29, 30  Seguinte