Fórum Encaracoladas!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

InícioÚltimas imagensProcurarRegistrarEntrar

Elegância só com cabelos lisos?

Ir para baixo 
+7
Mell
tictati
jaaflower
Andreax
Lourdinha
Iara
FERNANDAVIANA
11 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem
FERNANDAVIANA
Guru dos Cachos
FERNANDAVIANA

Elegância só com cabelos lisos? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Elegância só com cabelos lisos?   Elegância só com cabelos lisos? - Página 2 Icon_minitimeDom Dez 01, 2013 1:06 pm

jaaflower escreveu:
O prazer é meu, Fernanda! Me apresentei no outro tópico, hihihi.

Mas então, pela pesquisa rapidinha que fiz no google não notei nenhuma roupa indecente dela, pelo menos nas fotos que vi. Não cheguei a assistir a sustentação oral dela também. Mas eu gravei muito bem as piadinhas que fizeram com ela incluindo seu cabelo. Talvez porque meu cabelo já foi assim indomável como o dela e eu sei bem o que é ter um cabelo assim. E também porque eu detesto essa ideia negativa que fazem de advogados criminais, como se eles defendessem o crime, acho que foi mais por isso.
Mas que inferno, não acha? O que o cabelo dela tem a ver com seu desempenho profissional???
Detesto esses rótulos!

Agora vc me diz, se fosse homem, podia estar descabelado, ter uma barriga enorme, a cara toda furada, q alguém comentaria?
Ir para o topo Ir para baixo
jaaflower
Descabelada
jaaflower

MensagemAssunto: Re: Elegância só com cabelos lisos?   Elegância só com cabelos lisos? - Página 2 Icon_minitimeDom Dez 01, 2013 1:33 pm

Exato!
Se fosse um homem, analisariam apenas seu desempenho profissional. Mas como é uma mulher, foi atacada na sua aparência, em todos os aspectos.

eeehh Brasil... Mad 
Iara
Encaracolada- sênior
Iara

MensagemAssunto: Re: Elegância só com cabelos lisos?   Elegância só com cabelos lisos? - Página 2 Icon_minitimeDom Dez 01, 2013 4:03 pm

Nossa Fê, que situação complicada esta da enfermeira... Cabelo liso parecer mais limpo... affraid 
A questão é que com toda certeza na área da saúde o cabelo acaba ficado mais preso mesmo, é mais higiênica. Mais exigir ser liso eu acho preconceito mesmo.
Eu vejo um seriado chamado Greys Anatomy que tem uma médica de origem Coreana que tem o cabelo cacheado que é a coisa mais linda:
Elegância só com cabelos lisos? - Página 2 Cristina

Elegância só com cabelos lisos? - Página 2 Yang
E ela é cirurgiã super top na série. Acho legal isso. Tem uma médica residente negra que só trollaram com o cabelo dela, na maioria das vezes tá todo fuá, sacanagem, de uns tempos pra cá que as vezes fazem um baby liss:
Elegância só com cabelos lisos? - Página 2 GREYS10.03.8.png?quality=0

Isso da advogada que vocês citaram estou super por fora, lembro do caso do assassinato, mas não lembro dela.
De qualquer forma o cabelo dela é bonito, sim. Talvez não seja tão bem cuidado quanto deveria, mas é bonito mesmo assim. E realmente, mulher só se ferra, o pessoal tem que criticar tudo, homem só falam se é competente ou não! Evil or Very Mad
Lourdinha
Encaracolando...
Lourdinha

MensagemAssunto: Re: Elegância só com cabelos lisos?   Elegância só com cabelos lisos? - Página 2 Icon_minitimeDom Dez 01, 2013 4:44 pm

Se vc não tem muito jeito tem que ir treinando. escreveu:
É isso mesmo Iara! flower  flower  flower 
Mell
Encaracolando...
Mell

MensagemAssunto: Re: Elegância só com cabelos lisos?   Elegância só com cabelos lisos? - Página 2 Icon_minitimeDom Dez 01, 2013 4:45 pm

Ah, tem essa médica legista do seriado Lei e ordem

[Elegância só com cabelos lisos? - Página 2 2Q==

Elegância só com cabelos lisos? - Página 2 633855159327770000?width=600&height=338&crop=true
FERNANDAVIANA
Guru dos Cachos
FERNANDAVIANA

MensagemAssunto: Re: Elegância só com cabelos lisos?   Elegância só com cabelos lisos? - Página 2 Icon_minitimeDom Dez 01, 2013 4:53 pm

Iara, falou na cara mesmo, na lata. E a moça usava cablo preso, claro e touca! mesmo assim, a pessoa lhe disse q o cabelo cacheado agarra sujeira! e no liso não agarra!. A moça foi a melhor enfermeira q meu pai teve, qdo esteve hospitalizado. Como ele era muito brincalhão, mesmo estando muito doente e ela estava sempre conosco, ele lhe disse q era p ela não ficar c o outro paciente não, q ele queria ela sujinha assim mesmo.

Mas essas médicas são de filme, será q na vida real é assim?

Vc já reparou naquelas séries, tanto ameicanas como brasileiras, em q se faz uma transformação na pessoa q desistiu de si? primeiro ajeitam a roupa, e depois alisam ou fazem escova. Eu nunca vi deixarem o cabelo natural e estiloso.
FERNANDAVIANA
Guru dos Cachos
FERNANDAVIANA

MensagemAssunto: Re: Elegância só com cabelos lisos?   Elegância só com cabelos lisos? - Página 2 Icon_minitimeDom Dez 01, 2013 4:55 pm

Melda!!!!!!! mandou mto bem! acho ela linda e chique, nossa, super discreta, show.
Lionela
Encaracolando...
Lionela

MensagemAssunto: Re: Elegância só com cabelos lisos?   Elegância só com cabelos lisos? - Página 2 Icon_minitimeDom Dez 01, 2013 7:25 pm

O que mais me irrita,é q as pessoas no geral,encaram o cabelo cacheado com desleixo da pessoa,preguiça ou até mesmo falta d dinheiro pra ir ao salao fazer o cabelo,como se qualquer coisa q fazemos pra deixar os cachos perfeitos,saudaveis nao significam absolutamente nada,q cabelo "bom e bonito" é só quando se tem ou esta com ele liso/escovado Mad Evil or Very Mad Sad 
xerazad
Encaracolada
xerazad

MensagemAssunto: Re: Elegância só com cabelos lisos?   Elegância só com cabelos lisos? - Página 2 Icon_minitimeDom Dez 01, 2013 8:09 pm

Pelos vistos, parece que o preconceito com o cabelo aí no Brasil é mesmo grande. Aqui em Portugal ninguém se atreveria a dizer a uma mulher que tem que alisar o cabelo para poder trabalhar seja onde for. affraid affraid 

Eu sou profissional de saúde e quando preciso prendo o cabelo. As enfermeiras que conheço também prendem o cabelo, seja liso ou cacheado. Conheço várias médicas e enfermeiras com cabelos cacheados e crespos e nunca ninguém lhes disse que deveriam alisar.
FERNANDAVIANA
Guru dos Cachos
FERNANDAVIANA

MensagemAssunto: Re: Elegância só com cabelos lisos?   Elegância só com cabelos lisos? - Página 2 Icon_minitimeDom Dez 01, 2013 9:18 pm

xerazad escreveu:
Pelos vistos, parece que o preconceito com o cabelo aí no Brasil é mesmo grande. Aqui em Portugal ninguém se atreveria a dizer a uma mulher que tem que alisar o cabelo para poder trabalhar seja onde for.  affraid affraid 

Eu sou profissional de saúde e quando preciso prendo o cabelo. As enfermeiras que conheço também prendem o cabelo, seja liso ou cacheado. Conheço várias médicas e enfermeiras com cabelos cacheados e crespos e nunca ninguém lhes disse que deveriam alisar.
Xerazade! vc sumiu! nossa,seu cabelo está maravilhoso! aliás sumiram todas as lusitanas.

Graças a Deus então ainda há esperança nesse mundo. Realmente Europa é outra coisa! o nome disso é educação. Não dá p competir, aqui ainda temos mto a caminhar nesse sentido. Uma sobrinha minha q mora atualmente na Itália tbm me disse q lá, ao contrário daqui, jamais implicam com o cabelo dela, que é como o meu. Ao contrário, tecem muitos elogios e que tbm não sofre nenhum tipo de discriminação por ter esse tipo de cabelo, MAS, acha q sofre alguma discriminação por ser brasileira. Ela disse q está trabalhando em uma loja, q vende produtos de luxo e q o cabelo foi um atrativo p que ela fosse contratada. Ninguém pediu p escovar ou alisar.

Agora você veja, aqui, onde há tamanha miscigenação, onde deveria ser muito natural ter esse tipo de cabelo, somos discriminadas, já na Europa, onde há menos mistura de raças, somos respeitadas. Educação é tudo.
jaaflower
Descabelada
jaaflower

MensagemAssunto: Re: Elegância só com cabelos lisos?   Elegância só com cabelos lisos? - Página 2 Icon_minitimeDom Dez 01, 2013 11:24 pm

xerazad escreveu:
Pelos vistos, parece que o preconceito com o cabelo aí no Brasil é mesmo grande. Aqui em Portugal ninguém se atreveria a dizer a uma mulher que tem que alisar o cabelo para poder trabalhar seja onde for.  affraid affraid 

Correto. Por essas séries estrangeiras nota-se que o preconceito lá fora não existe, ou é mínimo. Acho que é o vira-latismo brasileiro mesmo, cultural.

Sobre aquela advogada que postei foto, teve um site de notícias que chamou ela de "espalhafatosa". Ora, a atuação profissional dela não teve nada de espalhafatosa. Com certeza, julgaram-na pelo cabelo.
Iara
Encaracolada- sênior
Iara

MensagemAssunto: Re: Elegância só com cabelos lisos?   Elegância só com cabelos lisos? - Página 2 Icon_minitimeSeg Dez 02, 2013 7:46 am

As séries são ficção mesmo, mas pra lá a questão de "cabelo só prestar sendo liso" não é verdade para a maioria como é por aqui.
Quanto aos programas de transformação, poucas vezes vi o cabeleireiro deixando os cachos na participante.
Mas as vezes que vi os lá de fora são melhores que os daqui. Teve um do Esquadão da Moda dos EUA que fez um dedoliss no cabelo da mulher e ficou muito lindo! queen 
Lucila
Encaracolada
Lucila

MensagemAssunto: Re: Elegância só com cabelos lisos?   Elegância só com cabelos lisos? - Página 2 Icon_minitimeSeg Dez 02, 2013 12:48 pm

Fernanda, muito legal o tópico.

Eu sinto uma necessidade de variar o penteado para alguns eventos sociais, mas minha habilidade não permite, porque não consigo fazer penteados (nem no cabelo cacheado, nem no liso). Gostaria de saber fazer mil coisas... Rolling Eyes

No último casamento em que fui este ano, eu seria madrinha, era no interior e estava MUITO quente. Pedi para a cabeleireira fazer um coque bem preso, e é claro que ela deu uma escovada, porque não sabia lidar com meu cabelo natural. Mas eu nem me estressei, ficou lindo e eu adorei variar. Não me senti mais bonita que me sinto normalmente, só diferente, o que, para uma festa, acho até natural. E meu cabelo não ficou estragado por fazer uma escova uma vez em um ano.

Nos outros casamentos que fui este ano (fui madrinha tb em outros dois!) fui com o cabelo natural. Um era ao meio-dia, eu estava com o cabelo super comprido. Usei ele solto mesmo e recebi muitos elogios. O outro era à noite e eu consegui prender o cabelo de lado, fazendo um torcidinho na lateral. Tb ficou bonito. Enfim, gostei de estar diferente em cada um deles, e me senti bem em todos! Wink

Nane
Guru dos Cachos
Nane

MensagemAssunto: Re: Elegância só com cabelos lisos?   Elegância só com cabelos lisos? - Página 2 Icon_minitimeSeg Dez 02, 2013 1:12 pm

Essa história toda e "elegância & cabelo"é antiga. Basicamente é assim: quem tem poder, quem tem dinheiro, cria modas e dissemina modas. O que vivemos hoje, de assumir nossos cabelos como eles são, sem nos subjulgarmos ao "cabelo do poder" é algo quase que inédito (à par a época hippie).

Não se pode esquecer que a ditadura do liso é coisa da metade do séc XX até nossos dias.

Falando de Europa (o que nos inclui por conta da colonização), na idade média até +- Renascimento, a mulher tinha de ter cabelos longos e muitos, muitos cachos, moldados no ferro quente. Isso era elegante. Pobre, a "plebe" tinha cabelo liso; a "corte" tinha cabelo cacheado, seja ele natural ou falso.

Sem falar na moda das perucas brancas, cacheadas no séx XIVII, como "modelo de cabelo elegante". O cabelo cheio, "exótico"era o cacheado, muito admirado naqueles tempos.
Elegância só com cabelos lisos? - Página 2 Hair%2BRevolution%2BMan%2B1

Também não podemos esquecer da famosa chegada da Familia Real no Brasil...   segundo historiadores, devido à uma enfestação de piolhos, que acontecera em grande parte dos navios que traziam a corte, as mulheres (incluindo a Carlota Joaquina) chegaram no Brasil com a cabeça envoltas em lenços. E não é que aquilo virou moda entre as mulheres (portuguesas, africanas e brasileiras) que moravam aqui na época? Sim, elegante era andar de lenço na cabeça. Porque? Porque era algo associado à corte, ao poder.

Já nos anos 20/30/40, o cabelo não podia ser muito natural, mas também não era liso. Bonito era cabelo com ondas, também moldados à ferro quente, grampos e todos os artificios possíveis. As pessoas de poder, aquelas que apareciam mais, que apareciam em revistas, eram "modelos"que deveriam ser seguidos. Quem quisesse ter cabelo "bonito"tinha de seguir aquilo.

Acho que é por isso que admiro tanto a Coco Chanel. Em meio à ditadura do "modelo feminino", do corpete apertadíssimo marcando a cintura e impossibilitando a naturalidade feminina, do "mulher não usa calça", ela chega e rompe tudo: usa calças, cria vestidos mais soltos e confortáveis e até a camiseta de marinheiro entra como referência. É preciso romper com essas imposições de modelos, assim como Chanel fez.

Nos anos 50/ 60, com o aparecimento de produtos alisantes, é quando a ditadura do liso se instala. Quem sofre são principalmente os negros, porque cabelo crespo, afro, natural, era simbolo de pobreza. Ninguém queria parecer pobre. Todo mundo queria parecer rico. Oras, num pais (EUA) de maioria branca e de cabelo liso, quem era o poder? Branco, liso e loiro. Então o liso era o elegante. O povo, o afrodescendente, queria fugir ao máximo daquele passado de escravidão e miséria, queria parecer com o poder. Isso ainda é muito forte no inconsciente das pessoas do mundo todo.

Essa ditadura do lisos chega até nossos dias. Uma parceria entre industria cosmética (que ganha horrores com essa ditadura, lançando produtos alisantes e produtos para cuidar dos cabelos alisados à todo momento) e poder.

Então essa imagem, essa história de "cabelo liso é cabelo elegante"ou quando se quer um cabelo "bonito e chique"tem de ser liso, isso é balela, resultado de um modelo de comportamento que precisa ser banido. Claro que uma pessoa pode ter cabelo crespo e gostar de cabelo liso ou querer ter cabelo liso, assim como o inverso. Mas desde que ela queira e não que ela precise ter o cabelo assim.

Fora do Brasil, se admira muito, muito mais o cabelo cacheado. Isso é fato. A distorção acontece justamente em quem TEM cabelo crespo, cacheado. São essas pessoas que não aceitam mais o próprio cabelo, porque elas já sucumbiram ao "modelo do poder". O maior preconceito vem das pessoas que tem cabelo cacheado, porque não aceitam o próprio tipo de cabelo. Por isso, EUA e Brasil, por terem uma população realmente mista, com muitos afrodescendentes, sofrem mais com essa associação "liso=poder=rico".

A Fê deu exemplo da Oprah e da Michelle Obama. Ambas tem quimica nos cabelos. O cabelo da Oprah, apesar de toda a grana que ela tem, é terrivel! Só fica bonito com escova ou babyliss. O cabelo está super detonado (como sempre, quimica, rotina de produto caros, mas ruins...). Sem falar que ela usa muita peruca! Já vi várias fotos a Oprah sem o cabelo produzido e o cabelo é um alisado bem comum. Na foto abaixo, o alisado está até razoável (já vi fotos muito, muito piores, de cabelo mega-espigado).

Elegância só com cabelos lisos? - Página 2 Oprah-wigs__oPt

Entendo que para elas, ainda mais para a Michelle, tentar voltar ao cabelo natural (ou quase), seja dificil, porque existe essa ditadura do "modelo do poder", que é liso, no máximo um ondulado. Mas se uma delas fizesse algo assim, seria realmente algo importante para as mulheres em geral; seria uma atitude política, social e cultural.

Bom, tudo isso para dizer que eu acredito muito nessa época em que vivemos. Acho que pode sim, existir algo muito maior por trás da "Curly hair revolution". Conseguir vencer as barreiras dos "modelos do poder", principalmente para as mulheres, que sofrem muito com a imposição de modelos. Essa mudança tem de passar não só pelos cabelos, mas por dentro da cabeça! bom drunken  

Cabelo elegante é um elemento de um conjunto. Claro, cabelo bem cuidado, seja ele o que for (cacheado, crespo, liso, afro, ondulado). Mas é o conjunto que faz toda a diferença. Um penteado bonito, uma roupa legal, acessórios legais e mais do que tudo, postura....    

Eu fiz escova 1 vez na minha vida toda. Juro. Fiz porque era madrinha de casamento de uma grande amiga. Até hoje vejo fotos e não me reconheço. Odiei. Daquele dia em diante decidi que nunca mais faria algo assim. Cachos emolduram muito mais o rosto do que a gente imagina. Sem falar que são incrivelmente mais sexys. Very Happy

Última edição por Nane em Seg Dez 02, 2013 3:54 pm, editado 1 vez(es)
xerazad
Encaracolada
xerazad

MensagemAssunto: Re: Elegância só com cabelos lisos?   Elegância só com cabelos lisos? - Página 2 Icon_minitimeSeg Dez 02, 2013 2:49 pm

Fê, não sumi, não. Venho menos vezes e tenho pouco tempo para escrever, porque estou trabalhando muito mais agora. Mas estou sempre por aqui, na janelinha... Embarassed Embarassed 
FERNANDAVIANA
Guru dos Cachos
FERNANDAVIANA

MensagemAssunto: Re: Elegância só com cabelos lisos?   Elegância só com cabelos lisos? - Página 2 Icon_minitimeSeg Dez 02, 2013 3:05 pm

Elegância só com cabelos lisos? - Página 2 2Q==
FERNANDAVIANA
Guru dos Cachos
FERNANDAVIANA

MensagemAssunto: Re: Elegância só com cabelos lisos?   Elegância só com cabelos lisos? - Página 2 Icon_minitimeSáb Dez 07, 2013 12:09 pm

http://www.blzinterior.com.br/2013/12/04/vestida-para-ser-madrinha/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+blzinterior+%28Beleza+Interior+%3F%29

está linda!
Lionela
Encaracolando...
Lionela

MensagemAssunto: Re: Elegância só com cabelos lisos?   Elegância só com cabelos lisos? - Página 2 Icon_minitimeSáb Dez 07, 2013 1:25 pm

FERNANDA Idea 
VC MAIS UMA VEZ ARRASOU!!!!!!!AMEI A MARAÍSA EO CABELO DELA,SÃO PESSOAS ASSIM Q NOS DÃO MAIS FORÇA E VONTADE DE ENFRENTAR ESSA CAMINHADA(TRANSIÇÃO)E XEGAR FELIZ DA VIDA AO FIM DELA SÓ PRA TERMOS NOSSOS CACHOS (E AUTOESTIMA)DE VOLTA,NÃO EXISTE COISA MELHOR DO Q ASSUMIR E NOS CONTENTARMOS E APROVEITARMOS O Q DEUS NOS DEU(NOSSOS BELOS CARACÓIS)SEJAM ELES COMO FOREM.bounce cheers sunny flower 
NANE
CONCORDO PLENAMENTE COM O Q DISSE,XEGA DISSO"CABELO DO PODER"=RIQUEZA OU PODER,SE AS PESSOAS PARAREM PRA PENSAR E ANALISAR NÃO TEM COISA MELHOR PARA DEMONSTRAR IMPONENCIA\PODER DO QUE UMA MULHER COM BELOS E SAUDÁVEIS CACHOS PRA EXIBIR queen lol! 
Andreax
Guru dos Cachos
Andreax

MensagemAssunto: Re: Elegância só com cabelos lisos?   Elegância só com cabelos lisos? - Página 2 Icon_minitimeSeg Dez 09, 2013 7:44 am

Pô Parabéns Nane  Very Happy  amei o post histórico dos cachos.
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Elegância só com cabelos lisos?   Elegância só com cabelos lisos? - Página 2 Icon_minitime

Elegância só com cabelos lisos?
Ir para o topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2