Fórum Encaracoladas!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Silicones e low-poo

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
ThaisPaulistinha
Descabelada
ThaisPaulistinha


Mensagens : 77
Data de inscrição : 06/02/2013
Idade : 27
Localização : São Paulo - ZS

Silicones e low-poo Empty
MensagemAssunto: Silicones e low-poo   Silicones e low-poo Icon_minitimeDom Jun 15, 2014 10:52 pm

Meninas, é o seguinte... Quando eu aprendi a fazer low, não era do forum, foi a um tempão atrás e via que silicones sempre foram proibidos para low/no/co-wash. Ai uma moça perguntou no facebook se um leave-in era liberado e tinha Amodimethicone e eu disse que era proibido e todas as meninas do forum vieram brigar comigo falando que eu tava errada, que é liberado e bla bla bla.

Mas afinal, pode ou não? Se é liberado, qual o real objetivo no low-poo, é apenas parar com o sulfato? Agora silicones não são mais vilões?

E esse negócio de anfótero, pra retirar o silicone do cabelo, tem que comprar anfótero? Ja vem no produto?
Ir para o topo Ir para baixo
clacurls
Descabelada



Mensagens : 25
Data de inscrição : 03/04/2014

Silicones e low-poo Empty
MensagemAssunto: Re: Silicones e low-poo   Silicones e low-poo Icon_minitimeDom Jun 15, 2014 11:55 pm

Também quero saber. Eu faço low poo (uso os shampoos sem sulfato Oro Argan e o Johnson's Cheirinho Prolongado) e geralmente só produto liberado, sem silicones, parabenos, parafina, óleo mineral, nada. Mas de vez em quando que parto pra uma máscara de hidratação com silicones porque ainda estou a procura de uma boa, barata e rápida liberada, porque não tenho condições de ficar comprando Aqua Immersions da vida nem tempo pra ficar 20 min durante a semana esperando bepantol fazer efeito (geralmente faço hidratação no meio da semana e nutrição e reparação, que demoram mais - minhas máscaras pedem 10 minutos - no fim de semana, então as de hidratação prefiro essas que sejam no máximo 5 minutinhos. Eu até faço pré-poo durante a semana porque é só passar o óleo no cabelo sujo mesmo, o problema pra mim é o tempo de espera entre a lavagem e o enxague, que geralmente faço dentro do boxe do chuveiro mesmo). Estou testando no momento a Ecologie Raizes de banana (liberada), mas ela não tá tendo um efeito tão bom quanto as não liberadas. Quando acabar o pote vou testar a ecologie de algum outro ingrediente, mas enquanto não encontro, de vez em quando (tipo, uma vez por mês, ou uma vez a cada 15 dias) dou uma escapadinha e uso uma não liberada (com silicones insolúveis), queria saber se só esses shampoos sem sulfato resolvem pra não dar build up ou se eu teria que de vez em quando (e com que frequência?) usar um shampoo com sulfato mesmo pra tirar.
Ir para o topo Ir para baixo
Paula A.
Encaracolando...
Paula A.


Mensagens : 324
Data de inscrição : 09/02/2014
Localização : Reino Unido

Silicones e low-poo Empty
MensagemAssunto: Re: Silicones e low-poo   Silicones e low-poo Icon_minitimeSeg Jun 16, 2014 6:31 am

Pelo que entendi, é que descobriram que o cocoamidopropyl betaine que é um componente presente na maioria dos shampoos sem sulfato, consegue limpar os silicones insolúveis. Isso se aplica apenas ao silicones insolúveis, petrolatos por exemplo as vezes só com antirresíduos!

Mas aqui vale o bom senso, não adianta encher o cabelo de silicone insolúvel e lavar a cada 15 dias por exemplo, assim vai dar build up e fica mais difícil de tirar com uma lavadinha só, então vc pode usar silicone insolúvel se usar anfótero ou um shampoo com cocoamidopropryl betaíne, mas use o bom senso!
Ir para o topo Ir para baixo
clacurls
Descabelada



Mensagens : 25
Data de inscrição : 03/04/2014

Silicones e low-poo Empty
MensagemAssunto: Re: Silicones e low-poo   Silicones e low-poo Icon_minitimeSeg Jun 16, 2014 7:57 am

Que bom saber disso, como eu lavo com shampoo sem sulfato (conferi lá na embalagem dos dois pra saber se tem esse ingrediente, os dois tem) com uma frequência bem maior que uso silicones insolúveis, que como eu disse, é só de vez em quando só na máscara de hidratação e só enquanto não encontro uma liberada que me atenda, fico mais tranquila sabendo que não terei que partir pra sulfatos pra limpar.
Ir para o topo Ir para baixo
Lucila
Encaracolada
Lucila


Mensagens : 863
Data de inscrição : 23/10/2013

Silicones e low-poo Empty
MensagemAssunto: Re: Silicones e low-poo   Silicones e low-poo Icon_minitimeTer Jun 17, 2014 8:54 pm

Bem, se formos levar em conta que as técnicas No Poo e Low Poo foram criadas pela Lorraine Massey, autora do livro "Curly Girl", No Poo é não usar shampoo, ou seja, usar apenas higienizadores sem agentes limpantes agressivos, como o sulfato. No livro, ela dá ênfase ao uso de condicionadores com ingredientes botânicos para limpeza (seria o co-wash). O Low Poo seria a utilização de higienizadores com agentes limpantes leves, como o cocamidopropyl betaine. No livro, a Lorraine não fala que é imprescindível deixar de usar derivados do petróleo (parafina, silicones, óleo mineral, etc.), mas sabemos que eles não saem facilmente nos fios, não permitem a absorção de hidratação e nutrientes, e ainda causam build up. Então, consequentemente, quem não usa agentes de limpeza agressivos não deveria usar derivados do petróleo para evitar esses problemas.

Sem dúvida o sulfato é o grande vilão: envelhece o fio, diminui sua massa, agride, resseca... Nada de bom. A Lorraine inclusive conta no livro que, quando era assistente de cabeleireiro e lavava várias "cabeças" por dia, percebeu que suas mãos ficavam horríveis, por causa do shampoo! Contudo, os derivados do petróleo tb ñ são melhores que os agentes botânicos (óleos vegetais, por exemplo). Claro que, se a pessoa tem dificuldades em encontrar produtos sem silicones, usar de vez em quando não é tão prejudicial. Contudo, minha experiência com a rotina tem me mostrado que é melhor não usar nem sulfato, nem derivados do petróleo. Meu cabelo mudou completamente (para melhor) depois que aboli essas substâncias. E continua melhorando.

Aliás, acho um absurdo ainda não existir uma versão de Curly Girl em português. Eu tenho em inglês, mas sei que estaria muito mais acessível a todos se houvesse uma tradução...

Importante: PARABENOS são conservantes e não fazem mal para o cabelo. Mas existem pesquisas relacionando o uso de parabenos ao surgimentos de doenças como câncer. E é potencialmente perigoso para grávidas, podendo causar má-formação fetal. Por tudo isso, eu não uso. Principalmente porque, ao contrário de outros conservantes, que normalmente vem em pouca quantidade nas composições (lá no fim da lista, ou seja, tem pouco mesmo), os parabenos normalmente aparecem em maior quantidade e mais de um tipo (metilparabeno, propilparabeno, etc.). Mas eles não tem nada a ver com a saúde do cabelo e com No/Low Poo, que isso fique claro. Wink

Ir para o topo Ir para baixo
Nane
Guru dos Cachos
Nane


Mensagens : 4614
Data de inscrição : 28/03/2010
Idade : 52
Localização : São Paulo

Silicones e low-poo Empty
MensagemAssunto: Re: Silicones e low-poo   Silicones e low-poo Icon_minitimeQua Jun 18, 2014 8:01 am

Lu falou tudo.  Arrow

Thais, o "anfótero"é um tipo de agente tensoativo (agente de limpeza que produz espuma), pois existem vários. Algumas meninas, usam uma porcentagem mínima de anfótero num creme ou condicionador, para evitar usar/ comprar shampoo sem sulfato, que apesar de tudo, ainda são poucos no Brasil (e nem muito bons). Apenas isso.

A mistura com anfótero funciona +- como o shampoo sem sulfato. E se vc usar produtos com silicones ou outros derivados de petróleo, de forma contínua, essa mistura (ou o shampoo) não vão conseguir eliminar todos os resíduos.  Fazer uso de um produto "proibido", vez ou outra e usar shampoo sem sulfato, pode ser aceitável. Eu não uso, não indico a rotina assim (digo sempre que sou no-poo quase xiita). Várias meninas que tentaram seguir a rotina low assim, usando produtos com silicones (eliminando óleo mineral e parafina, porque esses, cabelo nenhum merece!), perceberam que é uma roubada. Não adianta, vai ter buil up, o cabelo sofre sim.

A Eli (Eliane, aqui do fórum e do Amigas Cacheadas do face), usou e abusou de silicones numa fase, achando que a mistura do anfótero bastaria. Dai ela começou à usar produtos naturais, baniu os silicones e só então ela pode ver a diferença. E quanta diferença fez no cabelo dela! O cabelo dela hoje é outro! Não era feio na época em que usava alguns proibidos, a Eli tem um cabelo muito bonito, mas não se compara ao cabelo dela hoje. Aliás, a Fê (Fernanda Vianna), escreveu um depoimento, contando a experiência dela, e indico a leitura. https://encaracoladas.forumeiros.com/t2385p60-rotina-no-lowpoo-precisa-mesmo-ou-nao-precisa

Sinceramente, sei o quanto é dificil encontrar produtos legais, liberados, no Brasil, mas levar uma rotina low e continuar com produtos cheios de silicones (nem falo de óleo mineral e parafina), é uma furada. Algo como tentar fazer uma dieta, uma reeducação alimentar e continuar à comer um monte de doces e gorduras, achando que vai funcionar. Não vai. Alguns cabelos até podem ficar legais usando produto bombado de silicones e outras porcarias, mas são excessões, sempre. A regra é: quanto mais livre de produtos que causam buil-up teu cabelo tiver, quanto menos vc usar produtos agressivos para lavar, melhor a qualidade do fio, maior é a definição, melhor o crescimento.

 Like a Star @ heaven
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Silicones e low-poo Empty
MensagemAssunto: Re: Silicones e low-poo   Silicones e low-poo Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Silicones e low-poo
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» CONHECENDO MELHOR OS INGREDIENTES COSMETICOS
» Silicones soluveis e insoluveis
» Abstinência de silicones X químicas
» Protetor térmico sem silicones
» Sulfatos, petrolatos, silicones insolúveis e CIA

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Fórum Encaracoladas! :: Geral :: Debates, estudos e análises_ produtos e procedimentos :: Produtos não liberados para a rotina no/low-poo-
Ir para: