Fórum Encaracoladas!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Abstinência de silicones X químicas

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
Binha
Encaracolando...



Mensagens : 356
Data de inscrição : 05/07/2010

Abstinência de silicones X químicas Empty
MensagemAssunto: Abstinência de silicones X químicas   Abstinência de silicones X químicas Icon_minitimeSeg Jan 03, 2011 7:02 pm

Oi meninas, primeiramente gostaria de desejar um Feliz Ano novo à todas!!!

Bom, eu venho aqui fazer uma observação, e buscar saber a opinião de vocês.

Desde que conheci este fórum, venho dimuindo significativamente o uso de produtos que contenham silicones insolúveis e sulfatos. Quanto ao sulfato, não tenho nenhuma observação específica à fazer, realmente, diminuir seu uso, diminui o ressecamento.

Ocorre que ainda uso química nos cabelos. Faço permanente com amônia. E na última aplicação que fiz, meu cabelo ficou uma palha, as pontas super espigadas, e agora que já passou um mês da aplicação, algumas partes estão quebrando.

Já tive sérios problemas com químicas, mas depois que comecei a usar produtos profissionais (aquelees beeeeeem caros) a química não me trazia tantos estragos. Tudo bem que eu ainda não aparei as pontas depois do relaxamento, mas ficou realmente detonado.

O que eu queria saber é se concordam comigo, pois acredito que a "falta" de silicone me prejudicou. Como dizem que os silicones com o tempo formam uma película no fio, e inclusive, impedem a hidratação, eu acredito que essa película me ajudava a minimizar os danos da química no fio. Agora, sem essa "proteção" a química veio com tudo em cima de meu cabelo.

O normal era somente as pontas ressecarem, mas agora o cabelo tb está quebrando...

E aí? Eu sou louca? rsrs

Bjus
Ir para o topo Ir para baixo
Nane
Guru dos Cachos
Nane


Mensagens : 4614
Data de inscrição : 28/03/2010
Idade : 52
Localização : São Paulo

Abstinência de silicones X químicas Empty
MensagemAssunto: Re: Abstinência de silicones X químicas   Abstinência de silicones X químicas Icon_minitimeSeg Jan 03, 2011 7:30 pm

Oi Binha!

hum... eu não acho que tenha sido os silicones não... QUALQUER cabelo, por mais cuidado que vc tenha, um dia a quimica chega e faz um arraso. Sei disso na pele. Eu usava até de maneira "light " (se é que isso existe), e mesmo assim, mesmo usando bons produtos (na época eu não fazia no-poo), num determinado momento meu cabelo saturou. Quase tive corte quimico, tive muita, mas MUITA queda, quebra. Eu tinha medo de pentear o cabelo, só pra vc imaginar.

Isso não tem relaççao com silicone não. Nem mesmo o mais bem cuidado dos cabelos resiste à anos de quimica... a aparência às vezes pode até estar boa, mas o fio está fraco e num deslize qualquer, ele mostra a fragilidade dele.

O que pode ter acontecido com vc (e isso é MUITO comum) foi uma neutralização mal feita, e num cabelo já fragilizado pela quimica, só dá caca. Já aconteceu comigo também.

A neutralizaççao é a parte mais importante de toda a quimica e a parte mais ignorada... A neutralização vai baixar o ph do cabelo (para alisar, ou relaxar, ou enrolar, a quimica aumenta à 12, 14 o ph do cabelo, quebrando assim a cadeia de cistina. Isso faz o cabelo mudar de forma). Neutralizar é importantíssimo, porque ele vai baixar o ph do cabelo (o ph "neutro" é 7, e o "ideal" do cabelo entre 5 e 6, ou seja, ligeiramente ácido). Se o ph não for baixado como deve, o fio fica com aparência de palha, porque as cutículas ficam todas abertas. Isso gera ressecamento e quebra (fio desidratado quebra mais fácil).

Quanto mais perto do "ideal" mais as cutículas estão fechadas, mais o cabelo brilha, menos porosidade ele tem (lógico que isso também tem relação com a saúde dos fios). Mas o contrário é certo: se o ph do fio estiver alto e ele perdeu matéria (com quimica), as cutículas ficam abertas, gerando desidratação. Cuidado, porque às vezes é um circulo vicioso: quanto mais aberta a cuticula, mais desidratado o fio, quanto mais desidratado o fio, mais a cuticula fica aberta... entendeu?

Tente, se vc tiver acesso, à neutralizar de novo o cabelo. Faça uma BOA reconstruççao para repor a matéria perdida (acontece em toda quimica). Vá fazendo enxágues (tipo 2x por semana) com vinagre de maçã diluido em água (ele baixa o ph do cabelo e é o produto que só faz bem à fios porosos). Hidrate muito, use bastante óleo DEPOIS do leave-in (use bastante leave-in também), porque eles ajudam à manter a hidratação do fio e à repor matéria também.

Pelo que vc descreveu, eu acho que a neutralizaçao foi mal feita...

Evil or Very Mad Crying or Very sad
Ir para o topo Ir para baixo
Binha
Encaracolando...



Mensagens : 356
Data de inscrição : 05/07/2010

Abstinência de silicones X químicas Empty
MensagemAssunto: Re: Abstinência de silicones X químicas   Abstinência de silicones X químicas Icon_minitimeSeg Jan 03, 2011 8:39 pm

Obrigada Nane.

Olha, pode até ter sido saturação, mas posso dizer com quase 100% de certeza que nao foi a neutralização, pq inclusive eu deixei de fazer permanente com a minha antiga cabelereira (que lavava mal, neutralizava mal) e tenho alguns anos fiel a esta cabelereira (só vou lá pra fazer relaxamento) pq ela lava muito bem e neutraliza.

Eu ja fiz bastante terrorismo com ela com esta questão de lavagem, entao, ela lava muito bem.

Como é esse enxagua com vinagre de maçã? Depois de lavar e hidratar, a última água deve ser esse vinagre de maçã?

Qual a proporção para diluição?

Bjus
Ir para o topo Ir para baixo
Nane
Guru dos Cachos
Nane


Mensagens : 4614
Data de inscrição : 28/03/2010
Idade : 52
Localização : São Paulo

Abstinência de silicones X químicas Empty
MensagemAssunto: Re: Abstinência de silicones X químicas   Abstinência de silicones X químicas Icon_minitimeTer Jan 04, 2011 7:57 am

Depois de lavar, hidratar, vc joga uma última água nos cabelos (deixa numa jarrinha do lado do box). Deixa uns minutinhos e enxagua rápido (daquelas "coloca a cabeça debaixo da água rápido").

A proporção: para cada copo d'água que vc usar, 1 colher de chá de vinagre de maçã. Tem meninas (eu mesma) que até colocam umas gotinhas de vinagre de maçã no spray para day after, sabe? Vinagre de maçã acidifica no ponto, é bem suave mesmo e ele consegue o ph mais próximo do ph "ideal" do cabelo.

Vai fazendo umas reconstruções, e usando a solução de vinagre. Se for só uma questão de ph, logo vc sentirá o cabelo melhor.

Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Binha
Encaracolando...



Mensagens : 356
Data de inscrição : 05/07/2010

Abstinência de silicones X químicas Empty
MensagemAssunto: Re: Abstinência de silicones X químicas   Abstinência de silicones X químicas Icon_minitimeTer Jan 04, 2011 10:06 am

Obrigada Nane.

Bjus
Ir para o topo Ir para baixo
FERNANDAVIANA
Guru dos Cachos
FERNANDAVIANA


Mensagens : 4505
Data de inscrição : 11/04/2010
Idade : 54
Localização : RJ

Abstinência de silicones X químicas Empty
MensagemAssunto: Re: Abstinência de silicones X químicas   Abstinência de silicones X químicas Icon_minitimeTer Jan 04, 2011 11:12 am

Nane, explicação perfeita, nada a acrescentar. Só p ajudar a Binha, aí vai uma lista de predileções pela ordem: Deep Tratament Ouidad, reconstrutor lanza, deep tratament Mop Top, Queratina Líquida embeleze.

Para usar depois da reconstrução, também na ordem: Máscara Deva, máscara schwarzkopf Q 10, máscara Lanza moi moi, máscara schwarzkopf essesnity proteção da cor, máscara kerastase masquintense, máscara kerastase oleo relax, ampola kerastase aqua oleum.

Para depois da hidratação Selante schwarzkopf essensity

Binha, a Nane está certa, siliicone não tem nada a ver c o q tá acontecendo c vc. Agora, vc vai ter q ter paciência e tratar. Faça tratamento de choque uma vez p semana por quatro semanas. Se o cabelo tá detonado assim, eu faria os três passos acima em um único dia, por quatro finais de semana seguidos. Depoiis é manutenção c oleos, extratos, manteigas, etc. O siliocne é mt melhor substituído por manteigas e oleos. Não tem nem compraração.
Ir para o topo Ir para baixo
Binha
Encaracolando...



Mensagens : 356
Data de inscrição : 05/07/2010

Abstinência de silicones X químicas Empty
MensagemAssunto: Re: Abstinência de silicones X químicas   Abstinência de silicones X químicas Icon_minitimeTer Jan 04, 2011 11:25 am

Obrigada Fernanda.

Eu uso muitos óleos e manteigas e diminui os silicones, mas nao os exclui totalmente.

Eu tenho feito a reconstrução avlon. Melhora a situação, mas vou aparar as pontas pra dar um up-grade.

Eu sei que a Nane já postou partes daquele livro que diz que nao precisa aparar as pontas... mas acho que isso é valido para cabelos naturais. Cabelos com quimica é inevitavel aparar as pontas...

Bjus
Ir para o topo Ir para baixo
Nane
Guru dos Cachos
Nane


Mensagens : 4614
Data de inscrição : 28/03/2010
Idade : 52
Localização : São Paulo

Abstinência de silicones X químicas Empty
MensagemAssunto: Re: Abstinência de silicones X químicas   Abstinência de silicones X químicas Icon_minitimeTer Jan 04, 2011 11:37 am

Na verdade a história de aparar as pontas é válida para quando SENTIMOS que precisamos aparar as pontas (pontas abertas, quebradas, etc.).

O que acontece é que existe um mito do "se cortar o cabelo cresce mais" ou "se cortar o cabelo melhora". A aparência melhora, mas o cabelo só melhora tratando..rs...

Se vc sente que as pontas estão sofridas, apare, neste caso só ajuda. Cabelos com quimica sofrem mais e pontas com quimica mais ainda (as pontas são a parte mais velha do cabelo).

Ouço falarem bem dos produtos de reconstrução da Avlon.


Wink
Ir para o topo Ir para baixo
vitoria motta
Encaracolada- sênior
vitoria motta


Mensagens : 1345
Data de inscrição : 06/04/2009

Abstinência de silicones X químicas Empty
MensagemAssunto: Re: Abstinência de silicones X químicas   Abstinência de silicones X químicas Icon_minitimeDom Jan 09, 2011 11:11 am

Nane gosto muito da reconstrução avlon affirm + positive. é excelente!!!!! cheers
Ir para o topo Ir para baixo
http://mundocacheado.blogspot.com
Convidad
Convidado




Abstinência de silicones X químicas Empty
MensagemAssunto: Re: Abstinência de silicones X químicas   Abstinência de silicones X químicas Icon_minitimeDom Jan 09, 2011 2:57 pm

Binha,

Para mim, para porosidade, o campeão é o CPR, intercalado com colageno. Faz um intensivão com o CPR, uma vez por semana, durante um mes, depois vai espaçando, 15 dias, 1 mês. Quando chegar na fase de 1 mês, usa também o colágeno 1 vez por mês. Cabelo com quimica precisa de reconstrução sempre, junto com os óleos.

Quanto ao processo de permanente, eu particularmente acho ele mais agressivo, porque primeiro alisa para depois enrolar. Aí, um minuto a mais, ou a menos pode comprometer a saúde do fio. Como não tem como reconstruir antes da neutralização, depois do processo, no dia mesmo voce usa um reconstrutor potente (o CPR, ou o Deep), hidrata e neutraliza com vinagre, como a Nane disse. Dez minutinhos bastam. Isso ajuda a não ter nenhum problema com neutralização. Para mim, essa neutralização a mais é a chave para nao ter problemas com a quimica. Preucação nunca é demais.

Caso voce ainda tem quebra, usa a agua oxigenada de 20v por 15 minutos. Ela é responsável por religar as pontes de Sulfeto do cabelo, no uso do tioglicolato.



Ir para o topo Ir para baixo
Binha
Encaracolando...



Mensagens : 356
Data de inscrição : 05/07/2010

Abstinência de silicones X químicas Empty
MensagemAssunto: Re: Abstinência de silicones X químicas   Abstinência de silicones X químicas Icon_minitimeTer Jan 11, 2011 12:05 pm

Oi

AnaK, obrigada!

Vc usa algum produto com colágeno ou usa colágeno puro? onde vc encontra?

acho que a reconstrução avlon (affirm + positive) um tem elastina e o outro colágeno. qdo eu ainda tinha o super reconstrutor avlon, eu usava antes da reconstrução, ele é rico em queratina e aí ficava o trio paarada dura: colageno, elastina e queratina!!! rsrs

e como é isso de agua oxigenada? nao entendi! nao vou ficar loira nao, ne? kkkkkkkkkkk

afro
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Abstinência de silicones X químicas Empty
MensagemAssunto: Re: Abstinência de silicones X químicas   Abstinência de silicones X químicas Icon_minitimeTer Jan 11, 2011 8:17 pm

Binha,

O colageno eu compro em farmacia de manipulação: é bem baratinho, uns 17 reais 500 gramas. Se voce usar a elastina com o colágeno melhor ainda Smile

Da agua oxigenada, nao se preocupa: é que o tioglicolato rompe a ligação entre moleculas que compõe o cabelo, sendo necessário, para religar, a agua oxigenada. Só vai ficar loira se voce for ao sol affraid
Ir para o topo Ir para baixo
Binha
Encaracolando...



Mensagens : 356
Data de inscrição : 05/07/2010

Abstinência de silicones X químicas Empty
MensagemAssunto: Re: Abstinência de silicones X químicas   Abstinência de silicones X químicas Icon_minitimeTer Jan 11, 2011 8:24 pm

e como usa?

é a mesma agua oxigenada de tingir cabelo?
Ir para o topo Ir para baixo
Silvinha BH
Encaracolada- sênior
Silvinha BH


Mensagens : 1555
Data de inscrição : 22/08/2010
Idade : 44
Localização : Belo Horizonte

Abstinência de silicones X químicas Empty
MensagemAssunto: Re: Abstinência de silicones X químicas   Abstinência de silicones X químicas Icon_minitimeQua Mar 09, 2011 8:13 pm

AnaK. escreveu:
Binha,

Se voce usar a elastina com o colágeno melhor ainda Smile




Não sabia da elastina...
Ir para o topo Ir para baixo
vitoria motta
Encaracolada- sênior
vitoria motta


Mensagens : 1345
Data de inscrição : 06/04/2009

Abstinência de silicones X químicas Empty
MensagemAssunto: Re: Abstinência de silicones X químicas   Abstinência de silicones X químicas Icon_minitimeQua Mar 30, 2011 11:46 am

AnaK. escreveu:
Binha,

O colageno eu compro em farmacia de manipulação: é bem baratinho, uns 17 reais 500 gramas. Se voce usar a elastina com o colágeno melhor ainda Smile

Binha esse colageno que vc compra é em pó???

bjs.
Ir para o topo Ir para baixo
http://mundocacheado.blogspot.com
Binha
Encaracolando...



Mensagens : 356
Data de inscrição : 05/07/2010

Abstinência de silicones X químicas Empty
MensagemAssunto: Re: Abstinência de silicones X químicas   Abstinência de silicones X químicas Icon_minitimeQua Mar 30, 2011 9:35 pm

Oi Vitoria,

nao sou eu que compro o colágeno, é a AnaK, inclusive, ainda estou esperando ela responder minha dúvida tb...

Bjus
Ir para o topo Ir para baixo
Silvinha BH
Encaracolada- sênior
Silvinha BH


Mensagens : 1555
Data de inscrição : 22/08/2010
Idade : 44
Localização : Belo Horizonte

Abstinência de silicones X químicas Empty
MensagemAssunto: Re: Abstinência de silicones X químicas   Abstinência de silicones X químicas Icon_minitimeQui Mar 31, 2011 12:00 pm

Vitoria,

eu uso o colágeno aquoso. Mas sei q tem em pó também.

Bjim
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Abstinência de silicones X químicas Empty
MensagemAssunto: Re: Abstinência de silicones X químicas   Abstinência de silicones X químicas Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Abstinência de silicones X químicas
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Compatibilidade entre quimicas
» Silicones e low-poo
» CONHECENDO MELHOR OS INGREDIENTES COSMETICOS
» Silicones soluveis e insoluveis
» Protetor térmico sem silicones

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Fórum Encaracoladas! :: Cuidados e Tratamentos :: Químicas (mudanças de textura) :: Mudanças de textura- produtos-
Ir para: