Fórum Encaracoladas!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

InícioÚltimas imagensProcurarRegistrarEntrar

Pantenol (ou panthenol, bepantol, dexpantenol, pró vit. B5)

Ir para baixo 
+77
Valéria Vittoria
xerazad
Joyce M
Lourdinha
Mell
tamiresmelo_
tictati
Madeira
Iara
Camila Caires
fessora margarete
chr
Lu Andrade
Natalia Miranda
elyana
fabifabi00
Isabela Garcia
Iva
Nany1
011.guilherme
Ana Raquel
makutchi
miragem2012
Lulinnikko
Mandy 30
Ninica
vmdr12
Paula
waniaguerrero
Andreaa
Fer_nanda
AmandaPedra
FERNANDAVIANA
Ana P
Dani Caroline
Fezoka
Tatiana Marins
DalvaniaMuniz
carlamn
ElianeSerafim
Sueli Dias
AnaK.
Ana_Petala
Vivis
Andreax
Estrelinha
AlineM
Deynha
Crishair
erika76
carmen silvia n g
jacy
Ligia~
amandagarcez
Nane
katia motta
izasoraia
Nicapinica
NB_MILLA
Silvinha BH
Madame Bovary
anasousa
Sandra
sandra pelegrino
Helena Melo
Debbie
sanacerq
Monica
Grazyfm
Ana Claudia
DanielaLisboa
Ana Barros
Fezoca
Denise99_
Dai
Pati
Alexandra
81 participantes
Ir à página : Anterior  1 ... 13 ... 22, 23, 24 ... 28  Seguinte
AutorMensagem
katia motta
Guru dos Cachos
katia motta

Pantenol (ou panthenol, bepantol, dexpantenol, pró vit. B5) - Página 24 Empty
MensagemAssunto: Re: Pantenol (ou panthenol, bepantol, dexpantenol, pró vit. B5)   Pantenol (ou panthenol, bepantol, dexpantenol, pró vit. B5) - Página 24 Icon_minitimeSex Jul 12, 2013 10:45 pm

Fiquei meio confusa tb, mas amanhã vou pegar meu pantenol e diluir igualzinho a Nane ensinou só para ver se agora dá certo pq já estava desistindo dele Rolling Eyes 

Nane,
Apenas uma pergunta: para pegar as 6 colheres de chá rasas como faz????? fica tudo grudento na colher não dá para ter muita noção de quanto pegou, vc diluiu antes essas 6 colheres em um pouquinho de água como faz a Lucila e depois fez a medida das colheres para 100 ml de água morna?

Então como estávamos fazendo era muito forte? Por isso meu cabelo ficava duro?????Shocked 
desculpas se não entendi direito, mas quero aprender.
Ir para o topo Ir para baixo
Camila Caires
Encaracolada- sênior
Camila Caires

MensagemAssunto: Re: Pantenol (ou panthenol, bepantol, dexpantenol, pró vit. B5)   Pantenol (ou panthenol, bepantol, dexpantenol, pró vit. B5) - Página 24 Icon_minitimeSex Jul 12, 2013 11:33 pm

Lembram-se daquela vez que dilui uma colher de sobremesa cheia para 100ML de água?
Foi uma boa proporção pra mim,mas depois eu fiz em soluções menores.

Kátia acho que se vc usar duas pazinhas de sorvete fica mais fácil desprender o "grude" para fazer a solução.
Nane
Guru dos Cachos
Nane

MensagemAssunto: Re: Pantenol (ou panthenol, bepantol, dexpantenol, pró vit. B5)   Pantenol (ou panthenol, bepantol, dexpantenol, pró vit. B5) - Página 24 Icon_minitimeSáb Jul 13, 2013 9:31 am

Katia e meninas, basicamente existem 2 coisas:

1) a porcentagem de pantenol bruto à ser diluido em água, formando uma solução de pantenol (essa, deveria ter algo entre 50 a 75% de pantenol por solução)

2) a porcentagem de solução de pantenol a ser usado nas nossas misturas (essa sim, devemos usar cerca de 5%)

São duas coisas diferentes e o que eu estava (e a maioria das meninas também) era diluir o pantenol bruto à 5% (fazendo uma solução muito, muito, muito fraca). Tai o erro.

Senti o resultado hoje no cabelo. Fiz a solução à +- 75% de pantenol e usei umas gotinhas (algo como uma colher de café) na minha mistura com condicionador (para usar como leave-in). Ai sim, meu cabelo ficou como antes!

Pode ser que essa solução super fraca de pantenol seja ok para as meninas com cachos mais abertos, mas em cachos mais fechados, meu caso, essa solução de 5% nem fazia cócegas. Eu não entendia porque antes meu cabelo ficava lindo com pantenol e depois que voltei ao Brasil, ele ficava ruim. Achei que fosse o clima, depois o tempo... tempo influencia sim, mas meu cabelo andava revoltado. Dai fui questionar o pantenol... e lá estava o problema. A solução que eu estava fazendo estava aguadíssima, era quase como se não usasse pantenol.

Recapitulando: temos 2 passos para usar pantenol.

1o passo: é fazer a solução de água com pantenol, diluindo o pantenol bruto (aquele que parece cola de isopor) e que deve ser entre 50 a 75% de pantenol (pesquisando ontem, vi até soluções à 90% de pantenol). Exemplo (aproximativo): para 3 colheres de chá de pantenol (cheias, que devem dar uns 10ml cada colher), usar 30ml de água. Isso daria uma solução à 50% (1:1, ou para a quantidade de pantenol, a mesma de água).

2o passo: porcentagem de solução de pantenol à ser incorporada nas nossas misturas, no leave-in, etc. Essa porcentagem deve ficar no máximo à 5% do total de creme que vamos usar. Exemplo: se vc mistura o pantenol ao creme de pentear na mão mesmo (meu caso), então para aprox. cada "mão"de creme, colocar umas 4 gotinhas de solução de pantenol.

Meio confuso no inicio, mas acreditem, faz toda a diferença!What a Face

Última edição por Nane em Sáb Jul 13, 2013 9:50 am, editado 2 vez(es)
Nane
Guru dos Cachos
Nane

MensagemAssunto: Re: Pantenol (ou panthenol, bepantol, dexpantenol, pró vit. B5)   Pantenol (ou panthenol, bepantol, dexpantenol, pró vit. B5) - Página 24 Icon_minitimeSáb Jul 13, 2013 9:33 am

katia motta escreveu:
Fiquei meio confusa tb, mas amanhã vou pegar meu pantenol e diluir igualzinho a Nane ensinou só para ver se agora dá certo pq já estava desistindo dele Rolling Eyes 

Nane,
Apenas uma pergunta: para pegar as 6 colheres de chá rasas como faz????? fica tudo grudento na colher não dá para ter muita noção de quanto pegou, vc diluiu antes essas 6 colheres em um pouquinho de água como faz a Lucila e depois fez a medida das colheres para 100 ml de água morna?

Então como estávamos fazendo era muito forte? Por isso meu cabelo ficava duro?????Shocked 
desculpas se não entendi direito, mas quero aprender.

Katia, eu faço o seguinte
: cada colher rasa tm 5ml. Como o pantenol sempre ultrapassa isso (aquele grude faz um "morrinho", vc pode, para facilitar todo cálculo, pensar que cada colher cheia equivale à 2 rasas. Assim, uma colher cheia dá +- 10ml de pantenol. Like a Star @ heaven

Não sei como vc fazia, mas eu e muitas meninas aqui estávamos fazendo muito fraco (solução com apenas 5% de pantenol).

Cabelo "duro"pode ser excesso de pantenol sim. Possivelmente vc estava usando demais, lembrando que temos 2 coisas BEM diferentes: a solução de pantenol e a quantidade de solução à ser usada. Usar pantenol direto nas misturas (sem fazer a solução antes) pode confundir muito e vc se perde e coloca pantenol demais. O mais indicado é sempre fazer em 2 etapas: a primeira é fazer a solução de pantenol e a segunda é usar essa solução à o máximo 5% da mistura.

Like a Star @ heaven 

Última edição por Nane em Sáb Jul 13, 2013 9:45 am, editado 1 vez(es)
Nane
Guru dos Cachos
Nane

MensagemAssunto: Re: Pantenol (ou panthenol, bepantol, dexpantenol, pró vit. B5)   Pantenol (ou panthenol, bepantol, dexpantenol, pró vit. B5) - Página 24 Icon_minitimeSáb Jul 13, 2013 9:39 am

Lucila escreveu:
Nane, eu faço de duas maneiras:

- diluo uma colher de chá de pantenol em água (somente o suficiente para cobrir o pantenol) e uso para misturar em máscaras, leave in, etc.

- diluo 1 colher de chá de pantenol em 60ml de água para usar como spray (para usar na finalização).

Em nenhuma das duas maneiras tenho sentido o efeito de antes... No

Lucila, 1 colher de chá (imaginando cheia, o que daria uns 10ml) de pantenol para 60ml é pouco. Isso dá uma solução de pantenol à +- 15%. É bem fraca. Para borrifador pode até ser, mas é bem fraca. Vc dilui essa solução em mais água ou usa apenas os 70ml no borrifador?

Já a mistura de 1 colher de chá de pantenol, com água apenas para cobrir me parece melhor. Nem com essa vc sente alguma diferença? O cabelo fica igual quando vc não usa essa mistura?scratch
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: Pantenol (ou panthenol, bepantol, dexpantenol, pró vit. B5)   Pantenol (ou panthenol, bepantol, dexpantenol, pró vit. B5) - Página 24 Icon_minitimeSáb Jul 13, 2013 9:58 am

Nane, eu uso a mistura mais fraca pura, quando estou finalizando, para umedecer o cabelo (meu cabelo seca rápido e eu tenho que estar com ele bem molhado para fazer as fitas). Uso só os 70ml mesmo. Antes dava efeito, agora não mais.

O mesmo está acontecendo para a quantidade concentrada. Eu colocava esse pantenol diluido em um pouquinho de água no leave in (quando não usava o spray), ou em máscaras. Agora nem sinto cócegas!

Tb coloco o pantenol sem diluir diretamente no gel de linhaça quando ainda está morno. Coloco 1 colher de sopa cheia em uns 350ml de gel. Nada tb. Sad

O pantenol está dentro da data de validade, mas estou achando que ele deixa de agir depois de um tempo aberto. Só pode ser isso. Mesmo antes, quando fazia algum efeito, se eu deixasse uma grande quantidade diluída pronta, depois ele deixava de funcionar.

Acho que o certo é comprar pouco pantenol por vez e usar o mais rápido possível depois de abrir...
Joyce M
Descabelada
Joyce M

MensagemAssunto: Re: Pantenol (ou panthenol, bepantol, dexpantenol, pró vit. B5)   Pantenol (ou panthenol, bepantol, dexpantenol, pró vit. B5) - Página 24 Icon_minitimeSáb Jul 13, 2013 11:05 am

Nane, o ideal seria diluir o pantenol meio a meio com água e tirar daí os 5% para usar no cabelo?

Na realidade usaremos 2,5% do pantenol, os outros 2,5% que completam os 5% é água, certo?
Nane
Guru dos Cachos
Nane

MensagemAssunto: Re: Pantenol (ou panthenol, bepantol, dexpantenol, pró vit. B5)   Pantenol (ou panthenol, bepantol, dexpantenol, pró vit. B5) - Página 24 Icon_minitimeDom Jul 14, 2013 10:50 am

Lucila escreveu:
Nane, eu uso a mistura mais fraca pura, quando estou finalizando, para umedecer o cabelo (meu cabelo seca rápido e eu tenho que estar com ele bem molhado para fazer as fitas). Uso só os 70ml mesmo. Antes dava efeito, agora não mais.

O mesmo está acontecendo para a quantidade concentrada. Eu colocava esse pantenol diluido em um pouquinho de água no leave in (quando não usava o spray), ou em máscaras. Agora nem sinto cócegas!

Tb coloco o pantenol sem diluir diretamente no gel de linhaça quando ainda está morno. Coloco 1 colher de sopa cheia em uns 350ml de gel. Nada tb. Sad

O pantenol está dentro da data de validade, mas estou achando que ele deixa de agir depois de um tempo aberto. Só pode ser isso. Mesmo antes, quando fazia algum efeito, se eu deixasse uma grande quantidade diluída pronta, depois ele deixava de funcionar.

Acho que o certo é comprar pouco pantenol por vez e usar o mais rápido possível depois de abrir...

Ih, nem o concentrado esta funcionando...ai é mal sinal. Vc guarda teu pantenol onde, Lu? Tente guardar em lugar escuro e seco (fora do banheiro). Eu comprei pantenol de outra loja e ele veio em embalagem escura, o que é sempre bom para produtos assim. Fiz uma solução de pantenol com esse também e vou comparar as duas (fiz uma com o pantenol da S&G e outro com esse que comprei no centro de SP).

Nane
Guru dos Cachos
Nane

MensagemAssunto: Re: Pantenol (ou panthenol, bepantol, dexpantenol, pró vit. B5)   Pantenol (ou panthenol, bepantol, dexpantenol, pró vit. B5) - Página 24 Icon_minitimeDom Jul 14, 2013 10:56 am

Joyce M escreveu:
Nane, o ideal seria diluir o pantenol meio a meio com água e tirar daí os 5% para usar no cabelo?

Joyce, 50%50% é uma maneira mais facil de diluir o pantenol numa boa quantidade e sem muita chance de erro. A Nica ja tinha comentado isso aqui, mais no começo do topico, mas pode ser até um pouco mais forte (eu fiz uma a +- 75%).

Depois sim, com relaçao à quantidade de creme (seja mascara, seja leave-in ou outro) que vc for usar, vc adiciona +-5% de solução de pantenol. Exemplo, se for usar 2 colheres de sopa de creme (para hidratação ou mesmo para finalização), vc usa 1 colherinha de café de solução de pantenol.
Nane
Guru dos Cachos
Nane

MensagemAssunto: Re: Pantenol (ou panthenol, bepantol, dexpantenol, pró vit. B5)   Pantenol (ou panthenol, bepantol, dexpantenol, pró vit. B5) - Página 24 Icon_minitimeDom Jul 14, 2013 11:05 am

Joyce M escreveu:

Na realidade usaremos 2,5% do pantenol, os outros 2,5% que completam os 5% é água, certo?

Sim e não. Vc pode usar essa proporção de 1:1, mas os 5% são outra coisa. São dois pontos diferentes:

1) Um ponto é vc fazer a solução de agua e pantenol (que vc pode fazer nessa proporção de 1:1, ou 50%50%).

2) Outra coisa é a quantidade de solução que vc vai adicionar aos teus cremes, finalizadores, etc (melhor sempre adicionar na hora). Essa quantidade, isso sim vc deve ficar entre 5% DA QUANTIDADE DE CREME. Do contrario, vc pode adicionar muito pantenol e saturar o fio (o fio "duro", como a Katia comentou).

Voltando ao exemplo que tinha dado no comentario anterior: digamos que vc ja fez a tua solução e vc quer usar esse pantenol (solução ja diluida) em um creme de pentear. Digamos que vc use " 2 mãos cheias" de creme. Para cada mão de creme, vc adiciona +- 1 colherinha de café de solução de pantenol, o que te daria +- 5% do total de creme que vc vai usar.

Basta pensar assim:

1. para a solução, usar a proporção 1:1 ou 50%50% (pode até ser mais concentrado)
2. Para USAR A SOLUÇÃO, vc adiciona usa numa proporção de 5% do total de creme que for usar.
Like a Star @ heaven
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: Pantenol (ou panthenol, bepantol, dexpantenol, pró vit. B5)   Pantenol (ou panthenol, bepantol, dexpantenol, pró vit. B5) - Página 24 Icon_minitimeDom Jul 14, 2013 4:14 pm

Nane escreveu:

Ih, nem o concentrado esta funcionando...ai é mal sinal. Vc guarda teu pantenol onde, Lu? Tente guardar em lugar escuro e seco (fora do banheiro). Eu comprei pantenol de outra loja e ele veio em embalagem escura, o que é sempre bom para produtos assim. Fiz uma solução de pantenol com esse também e vou comparar as duas (fiz uma com o pantenol da S&G e outro com esse que comprei no centro de SP).

Nane, guardo todos os meus aditivos num armário da lavanderia que, apesar de escuro, é ventilado e não tem luz direta do sol...
Nane
Guru dos Cachos
Nane

MensagemAssunto: Re: Pantenol (ou panthenol, bepantol, dexpantenol, pró vit. B5)   Pantenol (ou panthenol, bepantol, dexpantenol, pró vit. B5) - Página 24 Icon_minitimeSeg Jul 15, 2013 7:31 am

Nossa, Lu, o lugar é muito bom (arejado e protegido de sol). Agora que fiz 2 soluções de maneira "correta", vou poder comparar as duas (fiz 1 com o pantenol da S&G e outra com o pantenol de outra loja). Vamos ver...

Suspect 
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: Pantenol (ou panthenol, bepantol, dexpantenol, pró vit. B5)   Pantenol (ou panthenol, bepantol, dexpantenol, pró vit. B5) - Página 24 Icon_minitimeSeg Jul 15, 2013 10:12 am

Eu fiz o gel de linhaça e coloquei uma colher de sopa bem cheia de pantenol. Vamos ver se aumentando a quantidade vejo algum efeito...
Valéria Vittoria
Encaracolada
Valéria Vittoria

MensagemAssunto: Re: Pantenol (ou panthenol, bepantol, dexpantenol, pró vit. B5)   Pantenol (ou panthenol, bepantol, dexpantenol, pró vit. B5) - Página 24 Icon_minitimeSeg Jul 15, 2013 10:59 am

Meninas, e o Bepantol Liquido, dá algum resultado, como devo usar?
Lourdinha
Encaracolando...
Lourdinha

MensagemAssunto: Re: Pantenol (ou panthenol, bepantol, dexpantenol, pró vit. B5)   Pantenol (ou panthenol, bepantol, dexpantenol, pró vit. B5) - Página 24 Icon_minitimeSeg Jul 15, 2013 11:36 am

Acabei de fazer essa nova diluição (estava diluindo muito). Assim que usar conto se vi alguma diferença!
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: Pantenol (ou panthenol, bepantol, dexpantenol, pró vit. B5)   Pantenol (ou panthenol, bepantol, dexpantenol, pró vit. B5) - Página 24 Icon_minitimeSeg Jul 15, 2013 4:25 pm

Valéria, eu já usei o Bepantol líquido e gostei muito. O problema é o preço....................... Rolling Eyes 
Valéria Vittoria
Encaracolada
Valéria Vittoria

MensagemAssunto: Re: Pantenol (ou panthenol, bepantol, dexpantenol, pró vit. B5)   Pantenol (ou panthenol, bepantol, dexpantenol, pró vit. B5) - Página 24 Icon_minitimeTer Jul 16, 2013 10:55 am

Lucila escreveu:
Valéria, eu já usei o Bepantol líquido e gostei muito. O problema é o preço....................... Rolling Eyes 

É verdade. Não havia me atido a diferença de preço, já q o liquido é "mais fraco" e vem menos... Da proxima vez, comprarei o outro.
Como vc usa, para potencializar as mascaras?
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: Pantenol (ou panthenol, bepantol, dexpantenol, pró vit. B5)   Pantenol (ou panthenol, bepantol, dexpantenol, pró vit. B5) - Página 24 Icon_minitimeTer Jul 16, 2013 11:01 am

O Bepantol? Eu colocava uma colher de chá dele nas misturas (máscaras + óleos e etc.). Ficava muito bom!
Valéria Vittoria
Encaracolada
Valéria Vittoria

MensagemAssunto: Re: Pantenol (ou panthenol, bepantol, dexpantenol, pró vit. B5)   Pantenol (ou panthenol, bepantol, dexpantenol, pró vit. B5) - Página 24 Icon_minitimeQua Jul 17, 2013 10:10 am

Lucila escreveu:
O Bepantol? Eu colocava uma colher de chá dele nas misturas (máscaras + óleos e etc.). Ficava muito bom!

Obrigada Lucila!
Eu to lendo vaaarios topicos aqui do forum, vi q as meninas usam junto a Glicerina, vou testar tb.
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: Pantenol (ou panthenol, bepantol, dexpantenol, pró vit. B5)   Pantenol (ou panthenol, bepantol, dexpantenol, pró vit. B5) - Página 24 Icon_minitimeQua Jul 17, 2013 10:17 am

Teste a glicerina num dia que você não precisa estar com o cabelo lindo, porque algumas meninas tem dificuldades de usá-la... Ela pode deixar o cabelo com aspecto ressecado. Use com o cabelo bem molhado!
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: Pantenol (ou panthenol, bepantol, dexpantenol, pró vit. B5)   Pantenol (ou panthenol, bepantol, dexpantenol, pró vit. B5) - Página 24 Icon_minitimeQua Jul 17, 2013 10:18 am

Eu chutei o balde e coloquei duas colheres de sopa de pantenol no meu gel de linhaça essa semana. affraid 

Não senti nada de mais. Acho que meu pantenol estragou mesmo. Sad 
Nane
Guru dos Cachos
Nane

MensagemAssunto: Re: Pantenol (ou panthenol, bepantol, dexpantenol, pró vit. B5)   Pantenol (ou panthenol, bepantol, dexpantenol, pró vit. B5) - Página 24 Icon_minitimeQua Jul 17, 2013 10:43 am

Puxa...No No No  quando vc comprou Lucila?
Valéria Vittoria
Encaracolada
Valéria Vittoria

MensagemAssunto: Re: Pantenol (ou panthenol, bepantol, dexpantenol, pró vit. B5)   Pantenol (ou panthenol, bepantol, dexpantenol, pró vit. B5) - Página 24 Icon_minitimeQua Jul 17, 2013 3:21 pm

Lucila escreveu:
Teste a glicerina num dia que você não precisa estar com o cabelo lindo, porque algumas meninas tem dificuldades de usá-la... Ela pode deixar o cabelo com aspecto ressecado. Use com o cabelo bem molhado!

Eu ia usar hj, agora fiquei com medo... Suspect 
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: Pantenol (ou panthenol, bepantol, dexpantenol, pró vit. B5)   Pantenol (ou panthenol, bepantol, dexpantenol, pró vit. B5) - Página 24 Icon_minitimeQua Jul 17, 2013 3:27 pm

Valéria, não precisa ter medo! Vai lá no tópico da glicerina e dá uma olhada nas medidas que as meninas testaram, assim você corre menos risco de ter problema.

Nane, comprei esse pantenol em fevereiro deste ano e abri a embalagem em março (eu marco com caneta permanente a data que abro quase todos os emus cosméticos). O cabelo está hidratado, mas nada de excepcional, está hidratado como sempre tem estado mesmo.
Valéria Vittoria
Encaracolada
Valéria Vittoria

MensagemAssunto: Re: Pantenol (ou panthenol, bepantol, dexpantenol, pró vit. B5)   Pantenol (ou panthenol, bepantol, dexpantenol, pró vit. B5) - Página 24 Icon_minitimeQua Jul 17, 2013 3:40 pm

Lucila escreveu:
Valéria, não precisa ter medo! Vai lá no tópico da glicerina e dá uma olhada nas medidas que as meninas testaram, assim você corre menos risco de ter problema.

Nane, comprei esse pantenol em fevereiro deste ano e abri a embalagem em março (eu marco com caneta permanente a data que abro quase todos os emus cosméticos). O cabelo está hidratado, mas nada de excepcional, está hidratado como sempre tem estado mesmo.

Wink Então, vou seguir as orientação direitinho.
Amanha eu venho contar!
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Pantenol (ou panthenol, bepantol, dexpantenol, pró vit. B5)   Pantenol (ou panthenol, bepantol, dexpantenol, pró vit. B5) - Página 24 Icon_minitime

Pantenol (ou panthenol, bepantol, dexpantenol, pró vit. B5)
Ir para o topo 
Página 23 de 28Ir à página : Anterior  1 ... 13 ... 22, 23, 24 ... 28  Seguinte