Fórum Encaracoladas!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Silicones Insolúveis x cocamidopropyl betaine

Ir para baixo 
+18
Ana P
maiamarques
ayn024
Daniela
anapdearaujo
Iva
elyana
camreg
Maria C.
miragem2012
Ninica
Iara
Andreax
jacy
Mandy 30
GleyceV.
Grazyfm
AmandaPedra
22 participantes
Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte
AutorMensagem
AmandaPedra
Encaracolada- sênior
AmandaPedra


Mensagens : 1895
Data de inscrição : 11/01/2009
Idade : 39
Localização : SP

Silicones Insolúveis x cocamidopropyl betaine  Empty
MensagemAssunto: Silicones Insolúveis x cocamidopropyl betaine    Silicones Insolúveis x cocamidopropyl betaine  Icon_minitimeDom Mar 10, 2013 1:52 pm

Eu já andei falando pelo fórum que estou usando silicones insolúveis e lavando com condicionador batizado com cocamidopropyl betaine, mas resolvi criar um tópico para concentrar as informações.

Segundo a tabela do NC todos os silicones nela contidos, solúveis ou não, podem ser retirados com o cocamidopropyl betaine

http://www.naturallycurly.com/curlreading/curl-products/whats-the-scoop-on-silicones

A Dalvania descobriu que esse ingrediente pode ser encontrado (com o nome de anfótero betainico) nas lojas de matéria prima tipo S&G, então eu e eoutras pessoas como a Eliane Serafim nos colocamos a pesquisar e testar study

A concentração dele não deve ser maior que 5% no produto, então escolhi sempre um condicionador que não o tivesse na fórmula (e silicone free, claro) para testar.
Comecei com 200 ml de condicionador e 10 ml de anfótero. Agora coloco quase 300 ml de condicionador e 10 ml de anfótero.
Estou usando atualmente o bálsamo mamaína da Yamá porque é bem barato, em média R$ 20,00 por 4,6 l de produto!

Estou usando todos tipo de silicone, estando ou não na lista do NC e não sinto nenhum acúmulo. Usei por exemplo o simethicone.
Ir para o topo Ir para baixo
AmandaPedra
Encaracolada- sênior
AmandaPedra


Mensagens : 1895
Data de inscrição : 11/01/2009
Idade : 39
Localização : SP

Silicones Insolúveis x cocamidopropyl betaine  Empty
MensagemAssunto: Re: Silicones Insolúveis x cocamidopropyl betaine    Silicones Insolúveis x cocamidopropyl betaine  Icon_minitimeDom Mar 10, 2013 1:57 pm

Alguns artigos de blogs sobre o assunto:

http://www.acordabonita.com/2012/11/shampoos-sem-sulfatos-conseguem-limpar-os-silicones-dos-cabelos/

http://www.ronaldoliberteoscachos.com.br/2013/01/revelacao-tecnica-lowno-poo-com.html
Ir para o topo Ir para baixo
Grazyfm
Encaracolada- sênior
Grazyfm


Mensagens : 1942
Data de inscrição : 22/01/2009

Silicones Insolúveis x cocamidopropyl betaine  Empty
MensagemAssunto: Re: Silicones Insolúveis x cocamidopropyl betaine    Silicones Insolúveis x cocamidopropyl betaine  Icon_minitimeDom Mar 10, 2013 2:04 pm

amanda vi seu album e como seus cabelos estão lindos, vc esta usando qualquer produto, inclusive com petrolato, parafi r oleo mineral ou so silicones insoluveis?
Ir para o topo Ir para baixo
Andreax
Guru dos Cachos
Andreax


Mensagens : 8203
Data de inscrição : 12/01/2012
Idade : 59
Localização : Rio de Janeiro

Silicones Insolúveis x cocamidopropyl betaine  Empty
MensagemAssunto: Re: Silicones Insolúveis x cocamidopropyl betaine    Silicones Insolúveis x cocamidopropyl betaine  Icon_minitimeDom Mar 10, 2013 5:36 pm

Gostei muito dos links Amanda Very Happy já te contei que de vez em quando eu uso um siliconado né ? Meu cabelo gosta de variação no cardápio.
Ir para o topo Ir para baixo
AmandaPedra
Encaracolada- sênior
AmandaPedra


Mensagens : 1895
Data de inscrição : 11/01/2009
Idade : 39
Localização : SP

Silicones Insolúveis x cocamidopropyl betaine  Empty
MensagemAssunto: Re: Silicones Insolúveis x cocamidopropyl betaine    Silicones Insolúveis x cocamidopropyl betaine  Icon_minitimeDom Mar 10, 2013 9:03 pm

Grazy, só solicones, óleo mineral, parafina e petrolato não! Evil or Very Mad

Andreax, eu tb goste de variar, com os silicones tenho muito mais opções! bounce
Ir para o topo Ir para baixo
FERNANDAVIANA
Guru dos Cachos
FERNANDAVIANA


Mensagens : 4505
Data de inscrição : 11/04/2010
Idade : 54
Localização : RJ

Silicones Insolúveis x cocamidopropyl betaine  Empty
MensagemAssunto: Re: Silicones Insolúveis x cocamidopropyl betaine    Silicones Insolúveis x cocamidopropyl betaine  Icon_minitimeSeg Mar 11, 2013 8:42 pm

Excelente discussão. Sou adepta aos debates, adoro.
Ir para o topo Ir para baixo
Ninica
Encaracolada- master
Ninica


Mensagens : 3144
Data de inscrição : 23/08/2012
Localização : Portugal

Silicones Insolúveis x cocamidopropyl betaine  Empty
MensagemAssunto: Re: Silicones Insolúveis x cocamidopropyl betaine    Silicones Insolúveis x cocamidopropyl betaine  Icon_minitimeTer Mar 12, 2013 9:52 am

AmandaPedra escreveu:
Grazy, só solicones, óleo mineral, parafina e petrolato não! Evil or Very Mad

Pois o ultimo leave in que usei tinha parafina Crying or Very sad

Quer dizer que o meu no-poo DevaCurl lava os silicones, isso é boa noticia Wink
Ir para o topo Ir para baixo
GleyceV.
Encaracolando...
GleyceV.


Mensagens : 178
Data de inscrição : 03/10/2011
Idade : 35
Localização : Recife,Pe

Silicones Insolúveis x cocamidopropyl betaine  Empty
MensagemAssunto: Re: Silicones Insolúveis x cocamidopropyl betaine    Silicones Insolúveis x cocamidopropyl betaine  Icon_minitimeTer Mar 19, 2013 11:10 am

Interessante isso meninas!
Bem eu usando a duplinha sulfato e silicone meu cabelo definitivamente não funciona!
mas não sei como seria o uso de silicone sem o sulfato ...

me resta testar pra ver como fica no meu cabelo ^^

Amanda obrigada por trazer essas novidades pra um post especifico! bjuxx
Ir para o topo Ir para baixo
FERNANDAVIANA
Guru dos Cachos
FERNANDAVIANA


Mensagens : 4505
Data de inscrição : 11/04/2010
Idade : 54
Localização : RJ

Silicones Insolúveis x cocamidopropyl betaine  Empty
MensagemAssunto: Re: Silicones Insolúveis x cocamidopropyl betaine    Silicones Insolúveis x cocamidopropyl betaine  Icon_minitimeQua Mar 20, 2013 6:10 pm

Até agora, não vi vantagem alguma em usar silicone, a não ser em um ou outro produto muito bom, no geral, tenho encontrado produtos mt bons sem silicone. Então encaro assim, é como comer fast food, é mt gostoso, mas bem não faz, podendo não comer é melhor.

Por outro lado, acho bom saber o q retira os silicones do cabelo, q não os sulfatos, porque no meu caso, o inimigo nr 1 é o sulfato, não o silicone.
Ir para o topo Ir para baixo
elyana
Encaracolada
elyana


Mensagens : 662
Data de inscrição : 19/02/2013
Localização : São Paulo

Silicones Insolúveis x cocamidopropyl betaine  Empty
MensagemAssunto: Re: Silicones Insolúveis x cocamidopropyl betaine    Silicones Insolúveis x cocamidopropyl betaine  Icon_minitimeQua Mar 20, 2013 7:05 pm

FERNANDAVIANA escreveu:
Até agora, não vi vantagem alguma em usar silicone, a não ser em um ou outro produto muito bom, no geral, tenho encontrado produtos mt bons sem silicone. Então encaro assim, é como comer fast food, é mt gostoso, mas bem não faz, podendo não comer é melhor.

Por outro lado, acho bom saber o q retira os silicones do cabelo, q não os sulfatos, porque no meu caso, o inimigo nr 1 é o sulfato, não o silicone.
Concordo com tudo que vc disse, Fernanda. Sei que algumas meninas se frustam com a pouca oferta de produtos liberados existentes, mas para mim isso é liberador. Agora não preciso mais acreditar nas propagandas de mais um produto maravilhoso que é apenas carregado de porcarias que nada fazem para o cabelo.
Apesar de nunca ter tido problema com silicone, sei que bem tb não faz, então prefiro ficar longe.
Agora sulfato, vixe agora que tou um mês sem, meu cabelo até treme em chegar perto!
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Silicones Insolúveis x cocamidopropyl betaine  Empty
MensagemAssunto: Re: Silicones Insolúveis x cocamidopropyl betaine    Silicones Insolúveis x cocamidopropyl betaine  Icon_minitimeQua Mar 20, 2013 8:14 pm

Tb concordo com a Fernanda.
Ir para o topo Ir para baixo
GleyceV.
Encaracolando...
GleyceV.


Mensagens : 178
Data de inscrição : 03/10/2011
Idade : 35
Localização : Recife,Pe

Silicones Insolúveis x cocamidopropyl betaine  Empty
MensagemAssunto: Re: Silicones Insolúveis x cocamidopropyl betaine    Silicones Insolúveis x cocamidopropyl betaine  Icon_minitimeQua Mar 20, 2013 9:10 pm

Eu acho que a propriedade do silicone de proteger o cabelo funcionaria em um caso como o de ir a praia ,por exemplo,logo saber de um produto que não agrida o cabelo para retirá-lo é muito interessante ao meu ver!
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Silicones Insolúveis x cocamidopropyl betaine  Empty
MensagemAssunto: Re: Silicones Insolúveis x cocamidopropyl betaine    Silicones Insolúveis x cocamidopropyl betaine  Icon_minitimeQua Mar 20, 2013 9:30 pm

Os óleos e manteigas vegetais tb protegem dos danos causados por sol, mar, piscina...

Não vejo mesmo motivo para usar silicone, só se for um produto muito excepcional, que faça realmente algo bom pelo meu cabelo.
Ir para o topo Ir para baixo
AmandaPedra
Encaracolada- sênior
AmandaPedra


Mensagens : 1895
Data de inscrição : 11/01/2009
Idade : 39
Localização : SP

Silicones Insolúveis x cocamidopropyl betaine  Empty
MensagemAssunto: Re: Silicones Insolúveis x cocamidopropyl betaine    Silicones Insolúveis x cocamidopropyl betaine  Icon_minitimeQua Mar 20, 2013 10:35 pm

Eu também não vejo vantagem no silicone em si no meu cabelo, o que acho legal é aumentar a gama de produtos que podemos usar.

Tenho acesso a muitos produtos bons e silicone free, dos produtos siliconados que usei, nenhum perde para os free.

Resolvi fazer a experiência por curiosidade e porque sei que muita gente não tem acesso a tanta coisa como aqui em SP e não tem $$ para importar.
fora que adoro uma experiência capilar, hoje fiz uma com shampoo a seco, não deu certo, vou contar no meu antes e depois para não perder o foco aqui Wink

Acho que a "maquiagem" que o silicone faz pode ser útil para quem está na transição. Ele deixa o cabelo muito sedoso e percebi que esse efeito é mais forte e mais prolongado do que o dos óleos. Mesmo sabendo que ele é ilusório para quem está desesperada na transição pode valer a pena.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Silicones Insolúveis x cocamidopropyl betaine  Empty
MensagemAssunto: Re: Silicones Insolúveis x cocamidopropyl betaine    Silicones Insolúveis x cocamidopropyl betaine  Icon_minitimeQua Mar 20, 2013 10:39 pm

Sua experiência é muito válida, Amanda! Mas confesso que não teria mesma coragem! rsrs! Teria medo de estragar o cabelo.
Ir para o topo Ir para baixo
AmandaPedra
Encaracolada- sênior
AmandaPedra


Mensagens : 1895
Data de inscrição : 11/01/2009
Idade : 39
Localização : SP

Silicones Insolúveis x cocamidopropyl betaine  Empty
MensagemAssunto: Re: Silicones Insolúveis x cocamidopropyl betaine    Silicones Insolúveis x cocamidopropyl betaine  Icon_minitimeQua Mar 20, 2013 10:50 pm

sou meio kamikaze geek
(Mas tem coisa que não faço de jeito nenhum como usar sulfato, escova, chapinha...)
Ir para o topo Ir para baixo
GleyceV.
Encaracolando...
GleyceV.


Mensagens : 178
Data de inscrição : 03/10/2011
Idade : 35
Localização : Recife,Pe

Silicones Insolúveis x cocamidopropyl betaine  Empty
MensagemAssunto: Re: Silicones Insolúveis x cocamidopropyl betaine    Silicones Insolúveis x cocamidopropyl betaine  Icon_minitimeQua Mar 20, 2013 10:54 pm

Lucila escreveu:
Os óleos e manteigas vegetais tb protegem dos danos causados por sol, mar, piscina...

Não vejo mesmo motivo para usar silicone, só se for um produto muito excepcional, que faça realmente algo bom pelo meu cabelo.


Lucila pra ser bem sincera,com a rotina low poo meu cabelo nunca mais foi o mesmo!isso mudando pra melhor Laughing então eu só usaria no intuito de proteção scratch , mas como você mesma disse há outros modos de se conseguir isto! ainda bem! geek lol!
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Silicones Insolúveis x cocamidopropyl betaine  Empty
MensagemAssunto: Re: Silicones Insolúveis x cocamidopropyl betaine    Silicones Insolúveis x cocamidopropyl betaine  Icon_minitimeQua Mar 20, 2013 10:55 pm

AmandaPedra escreveu:
sou meio kamikaze geek
(Mas tem coisa que não faço de jeito nenhum como usar sulfato, escova, chapinha...)

Pois é, tem coisa que não dá mesmo!
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Silicones Insolúveis x cocamidopropyl betaine  Empty
MensagemAssunto: Re: Silicones Insolúveis x cocamidopropyl betaine    Silicones Insolúveis x cocamidopropyl betaine  Icon_minitimeQua Mar 20, 2013 10:57 pm

GleyceV. escreveu:


Lucila pra ser bem sincera,com a rotina low poo meu cabelo nunca mais foi o mesmo!isso mudando pra melhor Laughing então eu só usaria no intuito de proteção scratch , mas como você mesma disse há outros modos de se conseguir isto! ainda bem! geek lol!

Se temos coisa melhor, pq usar o pior, né? Wink
Ir para o topo Ir para baixo
GleyceV.
Encaracolando...
GleyceV.


Mensagens : 178
Data de inscrição : 03/10/2011
Idade : 35
Localização : Recife,Pe

Silicones Insolúveis x cocamidopropyl betaine  Empty
MensagemAssunto: Re: Silicones Insolúveis x cocamidopropyl betaine    Silicones Insolúveis x cocamidopropyl betaine  Icon_minitimeQua Mar 20, 2013 11:04 pm

Lucila escreveu:
GleyceV. escreveu:


Lucila pra ser bem sincera,com a rotina low poo meu cabelo nunca mais foi o mesmo!isso mudando pra melhor Laughing então eu só usaria no intuito de proteção scratch , mas como você mesma disse há outros modos de se conseguir isto! ainda bem! geek lol!

Se temos coisa melhor, pq usar o pior, né? Wink


Pois é!sempre o melhor é melhor Rolling Eyes !kkkkkkkkkkkkkkkkkk cheers cheers cheers
Ir para o topo Ir para baixo
FERNANDAVIANA
Guru dos Cachos
FERNANDAVIANA


Mensagens : 4505
Data de inscrição : 11/04/2010
Idade : 54
Localização : RJ

Silicones Insolúveis x cocamidopropyl betaine  Empty
MensagemAssunto: Re: Silicones Insolúveis x cocamidopropyl betaine    Silicones Insolúveis x cocamidopropyl betaine  Icon_minitimeSex Mar 22, 2013 7:35 pm

Eu entendo perfeitamente o q Amanda disse, p nós q temos acesso aos produtos, ainda q poucos é mais fácil, mas há quem more em locais sem nada liberado, aí realmente o melhor é remediar. Eu penso q realmente o grande problema das bombas de silicone é como retirá-los. Eu adoro o leave in seda cachos, tem semanas q fico usando quase todo dia, ele sai c o cocobetaine, não tenho dúvida, porque se não saísse meu cabelo ficaria logo horroroso, seco como palha. Mas há um porém, se fico c ele no cabelo por muitos dias, logo noto as pontas feias, secas, o cabelo sem brilho, e aí de nada adianta passar o q for porque será pior. Ficará pesado, ainda mais opaco... se fosse o caso de usar um shampoo c sulfato, como eu fazia antes de ser no poo, aí a desgraça estava completa, porque ficava um sol de frizz, hojje em dia penso q usar sulfato é como usar detergente, acho q se uma pessoa não tiver acesso a nada de bom p o cabelo, pelo menos um shampoo johnsons tem em qq lugar(acho), seria uma saída... outra saída penso q seria tentar desembaraçar o cabelo c um creme caseiro feito com babosa, maisena e azeite, acho a babosa uma ótima base. O gel pode ser de linhaça ou de aveia e o leave in seria algum óleo, usado por cima do cabelo bem molhado, porque todas nós sabemos q o melhor hidratante mesmo é a água, porém é difícil mantê-la no fio, então o óleo se encarregaria disso.

Resumindo, minha dica p quem não tem condição de comprar nada q sempre se comenta no fórum seria, maisena, mel, azeite, linhaça, aveia e shampoo Johsnons.
Ir para o topo Ir para baixo
AmandaPedra
Encaracolada- sênior
AmandaPedra


Mensagens : 1895
Data de inscrição : 11/01/2009
Idade : 39
Localização : SP

Silicones Insolúveis x cocamidopropyl betaine  Empty
MensagemAssunto: Re: Silicones Insolúveis x cocamidopropyl betaine    Silicones Insolúveis x cocamidopropyl betaine  Icon_minitimeSex Mar 22, 2013 8:13 pm

Fernanda, o leave in da Seda tem parafina/óleo mineral, não tem? E sai com shampoo sem sulfato?

Adorei suas dicas, estou para tentar uma hidratação com base de Maizena sem creme e estou pensando em testar usar esse mingau para finalizar porque ele forma como se fosse um filme na panela, então pensei que poderia ser legal nos fios...
Ir para o topo Ir para baixo
Andreax
Guru dos Cachos
Andreax


Mensagens : 8203
Data de inscrição : 12/01/2012
Idade : 59
Localização : Rio de Janeiro

Silicones Insolúveis x cocamidopropyl betaine  Empty
MensagemAssunto: Re: Silicones Insolúveis x cocamidopropyl betaine    Silicones Insolúveis x cocamidopropyl betaine  Icon_minitimeSex Mar 22, 2013 8:49 pm

Entendo perfeitamente as colocações aqui, eu dou preferência aos 100% silicone free mas uma vez ou outra, uso uma coisinha muito boa com silicone, o cabelo vai bem obrigada, o lance é saber o que está fazendo, retirar bem e não meter o pé na jaca.
Estou ciente das dificuldades que muitas meninas tem em encontrar produtos liberados e sou totalmente a favor das receitas caseiras para quem não tem acesso e se a coisa ficar feia, usar um siliconado mas saber tirar depois. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
FERNANDAVIANA
Guru dos Cachos
FERNANDAVIANA


Mensagens : 4505
Data de inscrição : 11/04/2010
Idade : 54
Localização : RJ

Silicones Insolúveis x cocamidopropyl betaine  Empty
MensagemAssunto: Re: Silicones Insolúveis x cocamidopropyl betaine    Silicones Insolúveis x cocamidopropyl betaine  Icon_minitimeSex Mar 22, 2013 8:52 pm

AmandaPedra escreveu:
Fernanda, o leave in da Seda tem parafina/óleo mineral, não tem? E sai com shampoo sem sulfato?

Adorei suas dicas, estou para tentar uma hidratação com base de Maizena sem creme e estou pensando em testar usar esse mingau para finalizar porque ele forma como se fosse um filme na panela, então pensei que poderia ser legal nos fios...

Amanda, sai sim, mas eu não uso direto, pulo aí uma ou duas semanas, e trato mt do cabelo, como todas nós. Na verdade, só uso porque esse creme idiota, sem nada de bom, simplesmente deixa meu cabelo lindo, mas eu tenho medo dele, me sinto comendo um quilo de torresmo quando uso ele. Sabe quando a gente sabe q está pecando e mesmo assim peca? é igual quando a gente tem pressão alta e come sal....

Olha, eu faço assim, coloco a maisena com água fria, faço a papainha grossa, coloco um tico de mel, às vezes iogurte integral, ás vezes clara de ovo, coloco azeite ou oleo de coco, b pantol, vit e ou c, ou A, vou variando conforme a cabeça, já coloquei gel de linhaça, babosa.... faço a mistureba deixo q fique um pouco na geladeira e passo. Só acho chato fazer e passar, mas deixa bem macio. Meu cabelo é fino, tenho pouco, mas acho q para qem tem muito cabelo, é só caprichar nos óleos. Agora vou te dizer, q poucas máscaras industriailizadas deixam meu cabelo com tanto brilho. Sem falar nas frutas, abacate, mamão e banana são minhas preferidas.
Ir para o topo Ir para baixo
AmandaPedra
Encaracolada- sênior
AmandaPedra


Mensagens : 1895
Data de inscrição : 11/01/2009
Idade : 39
Localização : SP

Silicones Insolúveis x cocamidopropyl betaine  Empty
MensagemAssunto: Re: Silicones Insolúveis x cocamidopropyl betaine    Silicones Insolúveis x cocamidopropyl betaine  Icon_minitimeSex Mar 22, 2013 9:23 pm

Vou tentar assim com gel de linhaça (tenho alergia a babosa), a Maizena dá muito brilho mesmo.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Silicones Insolúveis x cocamidopropyl betaine  Empty
MensagemAssunto: Re: Silicones Insolúveis x cocamidopropyl betaine    Silicones Insolúveis x cocamidopropyl betaine  Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Silicones Insolúveis x cocamidopropyl betaine
Ir para o topo 
Página 1 de 5Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Silicones soluveis e insoluveis
» Sulfatos, petrolatos, silicones insolúveis e CIA
» CONHECENDO MELHOR OS INGREDIENTES COSMETICOS
» Silicones e low-poo
» Protetor térmico sem silicones

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Fórum Encaracoladas! :: No-poo e Low-poo :: Composições dos produtos :: Proibidos da rotina: sulfatos, silicones insolúveis, óleo mineral, parafinas...-
Ir para: