Fórum Encaracoladas!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

InícioÚltimas imagensProcurarRegistrarEntrar

Abolir o uso do shampoo??

Ir para baixo 
+22
Mandy 30
katia motta
Ana Raquel
Iara
Giziane
jacy
amandagarcez
Grazyfm
estherdelazari
DalvaniaMuniz
carlamn
Andreax
Jhulie
meggaby
crizinha
Ana Claudia
Mili
FERNANDAVIANA
Nane
DanielaLisboa
Waaan
kak
26 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte
AutorMensagem
DalvaniaMuniz
Encaracolada
DalvaniaMuniz

Abolir o uso do shampoo?? - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Abolir o uso do shampoo??   Abolir o uso do shampoo?? - Página 3 Icon_minitimeDom Mar 25, 2012 9:21 pm

estherdelazari escreveu:
Andrea,
Então, na verdade eu já adoto há cerca de dois meses, só que mantenho o RMC, aí, uns dias depois acabo usando shampoo com sulfato ( Evil or Very Mad anti-resíduos, porque morro de medo de não conseguir tirar o silicone com shampoo comum Evil or Very Mad ) por causa do silione dele. Só faço isso uma vez por mes, pra não detonar demais o cabelo com o sulfato tão forte, mas, ao mesmo tempo, não perder o RMC.
Faço sempre co-wash e inclusive não abuso nem dos silicones solúveis, rs... (neurótica on). Uso shampoo sem sulfato uma vez na semana, normalmente, e também uso o banho de gelo na raiz de vez em quando...
Como sempre você toda gentil comigo!
Estou apaixonada pelo low poo (sem condições de eu parar com o shampoo, porque realmente não consigo), e todo mundo notou como meu cabelo anda melhor! lol

eu pensei até em vender o meu kit, mas me dei conta de que não ia valer a pena, vou dar pra uma amiga minha que vai descolorir o cabelo, pelo menos pra ela vai ser útil. Very Happy
qual shampoo vc usa?
Ir para o topo Ir para baixo
Andreax
Guru dos Cachos
Andreax

MensagemAssunto: Re: Abolir o uso do shampoo??   Abolir o uso do shampoo?? - Página 3 Icon_minitimeDom Mar 25, 2012 10:07 pm

Very Happy hehehehe mas todos aqui são gentis !
Olha, pelo que vc contou, vc está fazendo tudo direitinho. Quando acabar esse "pote do mal", vc usa o anti residuos e pára. Fique com o co wash e use tb um No ou um shampoo sem sulfato, tipo Ikove ou da Surya.

Eu faço 3 co washs e na quarta lavagem uso o No. A proporção vc testa pra ver como seu cabelo gosta. Tem gente que consegue fazer co wash eternamente... Quase isso, de vez em quando usam uma máscara de Gelo da Haskell. Eu não fico só no co wash porque alguns dos meus produtos tem silicone solúvel.
estherdelazari
Descabelada
estherdelazari

MensagemAssunto: Re: Abolir o uso do shampoo??   Abolir o uso do shampoo?? - Página 3 Icon_minitimeSeg Mar 26, 2012 12:36 am

flower Dalvania:

Então, como tenho partes descoloridas (algumas das luzes são descoloridas, outras só tem coloração clara) sinto mesmo muita necessidade do RMC, e, convenhamos, mais de 100 reais (na minha cidade paguei quase 120 reais, pra descobrir que onde mamis mora, custa menos - achei por 96 reais) jogados no lixo vão contra meus princípios (e contra meu bol$o principalmente!!!).
Sem sulfato uso o Amend pra cabelos coloridos (único sulfate free da Amend - ele tem um sarcosinato que não é sulfato, é um tensoativo mais suave), anti-resíduos (uns dias depois do RMC) uso um bem baratinho (Biorene), que eu já tinha também...

Andrea,

Também tenho coisas com silicone solúvel, tipo o condicionador Absolut Repair (primeiro tinha comprado o vidrinho pequetito, que tem a miséria de 150 ml, aí quando acabou comprei o master giga de 1,5 litro), que amo pra-sempre-eternamente, então acabo lavando cerca de uma vez na semana com shampoo.
Ah, sim, eu também não comprei mais nada proibido nos últimos 3 meses (desde que me decidi a começar, mesmo antes de efetivamente começar), só o RMC mesmo que tinha acabado de comprar (em dezembro, acho) aí tava novinho e eu tava amando. Mas somente compro permitidos, porque aprendi que cacheado ou liso, não importa, o sulfato traz estragos irreparáveis.
Acho que a Paula, do Beleza sem Fronteiras a maioria aqui conhece, né?! Ele sempre fala mal de petrolatos, e agora resolveu começar a fazer o No. As meninas do Produtos de Beleza (apesar de todas terem cabelos entre muito liso e ondulado e não praticarem o No) falam diariamente dos males dos sulfatos (uma das meninas inclusive é química), então eu já namorava a técnica há um tempo.
Tem sido libertador finalmente colocá-la em prática! Não sei se manterei meus cachos pra sempre, mas certamente não tenho a menor vontade de voltar aos sulfatos fortes.

Beijos a ambas! flower
DalvaniaMuniz
Encaracolada
DalvaniaMuniz

MensagemAssunto: Re: Abolir o uso do shampoo??   Abolir o uso do shampoo?? - Página 3 Icon_minitimeSeg Abr 02, 2012 1:31 pm

estherdelazari escreveu:
flower Dalvania:

Então, como tenho partes descoloridas (algumas das luzes são descoloridas, outras só tem coloração clara) sinto mesmo muita necessidade do RMC, e, convenhamos, mais de 100 reais (na minha cidade paguei quase 120 reais, pra descobrir que onde mamis mora, custa menos - achei por 96 reais) jogados no lixo vão contra meus princípios (e contra meu bol$o principalmente!!!).
Sem sulfato uso o Amend pra cabelos coloridos (único sulfate free da Amend - ele tem um sarcosinato que não é sulfato, é um tensoativo mais suave), anti-resíduos (uns dias depois do RMC) uso um bem baratinho (Biorene), que eu já tinha também...

Andrea,

Também tenho coisas com silicone solúvel, tipo o condicionador Absolut Repair (primeiro tinha comprado o vidrinho pequetito, que tem a miséria de 150 ml, aí quando acabou comprei o master giga de 1,5 litro), que amo pra-sempre-eternamente, então acabo lavando cerca de uma vez na semana com shampoo.
Ah, sim, eu também não comprei mais nada proibido nos últimos 3 meses (desde que me decidi a começar, mesmo antes de efetivamente começar), só o RMC mesmo que tinha acabado de comprar (em dezembro, acho) aí tava novinho e eu tava amando. Mas somente compro permitidos, porque aprendi que cacheado ou liso, não importa, o sulfato traz estragos irreparáveis.
Acho que a Paula, do Beleza sem Fronteiras a maioria aqui conhece, né?! Ele sempre fala mal de petrolatos, e agora resolveu começar a fazer o No. As meninas do Produtos de Beleza (apesar de todas terem cabelos entre muito liso e ondulado e não praticarem o No) falam diariamente dos males dos sulfatos (uma das meninas inclusive é química), então eu já namorava a técnica há um tempo.
Tem sido libertador finalmente colocá-la em prática! Não sei se manterei meus cachos pra sempre, mas certamente não tenho a menor vontade de voltar aos sulfatos fortes.

Beijos a ambas! flower
Esther, desculpa, eu só vi a tua resposta agora. Embarassed

Quando eu comecei a rotina, tirei todos os proibidos do armário e pus escondido debaixo da cama. Se desse certo, eu desapegava, se não, esquecia e voltava a usar. Daí que meu cabelo foi ficando cada vez melhor, e eu acho que não vale a pena agora entupir o bichinho de silicones e óleo mineral, sem contar o sulfato do shampoo. Por isso eu desapeguei mesmo. Sem dúvida é libertador se livrar de sulfatos. cat
Andreax
Guru dos Cachos
Andreax

MensagemAssunto: Re: Abolir o uso do shampoo??   Abolir o uso do shampoo?? - Página 3 Icon_minitimeQua maio 09, 2012 10:31 am

Sulfato é uma praga para qualquer tipo de cabelo, a diferença é que o estrago não aparece no cabelo liso, mas cabelos crespos e cacheados sofrem com o sulfato.
Cabelo crespo quando pára de usar shampoo com sulfato, vira outro.
Wink

Andreax
Guru dos Cachos
Andreax

MensagemAssunto: Re: Abolir o uso do shampoo??   Abolir o uso do shampoo?? - Página 3 Icon_minitimeSex maio 18, 2012 10:35 am

Essa aqui é para quem faz No-Poo. Pode ser que algum dia vc tenha que rever isso, como mostrou esta moça, Paige Ellean, no blog dela:

http://care4curls.com/2011/07/29/why-the-no-poo-method-isnt-always-good-for-your-hair/

Não devemos perder o olhar crítico sobre as coisas. Até o que é totalmente aceito.
study

Última edição por Andreax em Sex maio 18, 2012 9:08 pm, editado 1 vez(es)
Grazyfm
Encaracolada- sênior
Grazyfm

MensagemAssunto: Re: Abolir o uso do shampoo??   Abolir o uso do shampoo?? - Página 3 Icon_minitimeSex maio 18, 2012 10:38 am

com certeza, o olhar critico e mega importante.
amandagarcez
Encaracolada
amandagarcez

MensagemAssunto: Re: Abolir o uso do shampoo??   Abolir o uso do shampoo?? - Página 3 Icon_minitimeSex maio 18, 2012 11:07 am

De fato. É bom olhar tudo com parcimônia, investigar, questionar. Não dá pra aceitar toda informação sem fazer um crivo pessoal e, sobretudo, sem verificar se a coisa, apesar de unanimemente aprovada pelos outros, funciona para você.

No entanto, eu não sei se eu traduzi mal ou se entendi errado, mas pelo que percebi o problema dela com o no poo se deu pelo fato de ela usar condicionador pra lavar que continha silicones. É isso mesmo? confused Se eu não estiver errada eu só posso dizer que obviamente que o no poo não daria certo pra ela e pra mais ninguém. Abolir o uso de xampu pressupõe abolir o uso de silicones tb, ao menos os insolúveis. Do contrário vai acontecer o que aconteceu com ela. Um depósito sem fim de silicones no couro não deixa a pele respirar, se renovar e etc... O resultado não tinha como ser diferente.

Novamente digo: se eu não errei ao traduzir, acho que o problema dela não foi o no poo, mas a incorreta aplicação da técnica. Agora, é claro que tem gente que não se dá bem com o no poo nem mesmo quando usa corretamente a técnica. Aí opta pelo low poo. Isso é pessoal e eu respeito muito. Mas acho que pra julgar um método vc tem que conhecer e testá-lo do do jeito correto.

Andreax
Guru dos Cachos
Andreax

MensagemAssunto: Re: Abolir o uso do shampoo??   Abolir o uso do shampoo?? - Página 3 Icon_minitimeSex maio 18, 2012 11:53 am

Não errou não Amanda...

Independentemente do caso dela, quem faz no poo deve ficar atenta, se o cabelo pesar ou entrar em "build up", é hora de usar um shampoozinho sem sulfato.
Ela quis chamar a atenção para isso também.

I notice this trend among naturals. The curlies that are still in the early phases of their hair journey extoll the high virtues of co-washing and for them, it is certainly beneficial. As you learn more on caring for your hair throughout your journey, you will discover that your hair no longer requires exclusive co-washing and it will certainly let you know.

Seasoned curlies, those natural for 2 years or more, generally favor the shampoo and condition method. I see it as the hair evolving away from co-washing. I am glad that I have (or rather my hair has) ’graduated’ into THAT phase.
amandagarcez
Encaracolada
amandagarcez

MensagemAssunto: Re: Abolir o uso do shampoo??   Abolir o uso do shampoo?? - Página 3 Icon_minitimeSex maio 18, 2012 12:04 pm

Hum... Foi o que eu pensei mesmo Andrea. Mas com certeza... Tem quem não consegue se adaptar à falta de xampu. Isso é plenamente compreensível. Fico feliz pq eu me adaptei!!! cheers
carlamn
Guru dos Cachos
carlamn

MensagemAssunto: Re: Abolir o uso do shampoo??   Abolir o uso do shampoo?? - Página 3 Icon_minitimeSex maio 18, 2012 12:55 pm

Em Portugal temos a máxima: "Não há Regra sem Exceção". E na situação do no/low poo acredito que existam claro, exceções.

De qualquer modo, se não me perdi na tradução, existem de facto, algumas inconsistências nas afirmações da menina, acredito que por falta de conhecimento profundo sobre o que significa no e low poo, que me levam a concluir que ela, sem saber, está agora a praticar o que diz não resultar:

- A primeira afirmação que sustenta todo o texto, grosso modo, é "A rotina no-poo e/ou low-poo nem sempre é boa para o cabelo natural".

- Ela explica o no-poo como a ausência de shampoo e low-poo como o uso de pouco shampoo. Esta na verdade foi a explicação ligeira que a Lorraine Massey apresentou para introduzir o conceito.

Contudo, quando aprofunda a explicação, a LM distingue o no poo pela ausência total de sulfatos e o low na pior das hipóteses, pela presença de sulfatos ligeiros, não agressivos ao cabelo.

- A menina confunde o no-poo com o co-wash. No entanto, quem usa o no-poo deva não está usando shampoo, nem fazendo co-wash, está simplesmente usando um higienizador!

- Por outro lado, para eliminar sulfatos, é necessário eliminar silicones insolúveis,........ - Como a Amanda referiu, a menina foi alertada para esse ponto, quanto ao condicionador que estava a usar mas entendeu que a questão dos silicones era muito complicada e por isso continuou a usar o condicionador. Recorde-se que ela estava fazendo co-wash direto, que definiu como sendo o mesmo que no-poo, sem usar sequer um higienizador.

Depois de meses de prática de uma técnica completamente distorcida, o cabelinho ressentiu-se, claro!

Mas...

O mais curioso é observar os produtos que ela usa atualmente:

- Para além dos óleos vegetais, ela usa shampoos sem sulfato agressivo e condicionadores orgânicos, sem silicones, parafinas, óleos minerais,...

Então... no limite a menina está fazendo low-poo, técnica que ela afirma não resultar para ela!

flower

Jhulie
Encaracolada
Jhulie

MensagemAssunto: Re: Abolir o uso do shampoo??   Abolir o uso do shampoo?? - Página 3 Icon_minitimeSex maio 18, 2012 1:26 pm

Pois é, por isso que sempre dizemos que cada cabeca é uma sentenca mas o conhecimento é a chave de tudo.
Aprender o que é co-wash é importante , mas mais importante é aprender como ele deve ser feito e que produtos usar para que dê resultados satisfatórios.
O no poo tanto care quanto o curl contèm extratos de plantas adstringentes, bactericidas e fungicidas para promover a limpeza mesmo que suave e evitar acúmulos que apesar da filosofia nos ensinar a abolir os silicones, parafinas e afins o próprio corpo produz um sebo que precisa ser retirado o excesso com esses agentes limpantes. E cada couro cabeludo produz uma quantidade diferente com necessidades diferentes , não é só porque o cabelo é seco que vai achar que só precisa usar condicionador.
Também não quer dizer que low/no-poo é só deva , hoje encontramos outros produtos que estão seguindo a mesma linha de raciocínio da pioneira Lorraine Massey
Por isso nós ficamos aqui , perguntamos tudo e fazemos nossa licão de casa direitinho , porque todo mundo quer ter um cabelo saudável , bonito , cheiroso e limpinho afro .

Andreax
Guru dos Cachos
Andreax

MensagemAssunto: Re: Abolir o uso do shampoo??   Abolir o uso do shampoo?? - Página 3 Icon_minitimeSex maio 18, 2012 2:16 pm

Excelentes as explicações de vocês. Very Happy
amandagarcez
Encaracolada
amandagarcez

MensagemAssunto: Re: Abolir o uso do shampoo??   Abolir o uso do shampoo?? - Página 3 Icon_minitimeSex maio 18, 2012 5:16 pm

carlanp escreveu:
Em Portugal temos a máxima: "Não há Regra sem Exceção". E na situação do no/low poo acredito que existam claro, exceções.

De qualquer modo, se não me perdi na tradução, existem de facto, algumas inconsistências nas afirmações da menina, acredito que por falta de conhecimento profundo sobre o que significa no e low poo, que me levam a concluir que ela, sem saber, está agora a praticar o que diz não resultar:

- A primeira afirmação que sustenta todo o texto, grosso modo, é "A rotina no-poo e/ou low-poo nem sempre é boa para o cabelo natural".

- Ela explica o no-poo como a ausência de shampoo e low-poo como o uso de pouco shampoo. Esta na verdade foi a explicação ligeira que a Lorraine Massey apresentou para introduzir o conceito.

Contudo, quando aprofunda a explicação, a LM distingue o no poo pela ausência total de sulfatos e o low na pior das hipóteses, pela presença de sulfatos ligeiros, não agressivos ao cabelo.

- A menina confunde o no-poo com o co-wash. No entanto, quem usa o no-poo deva não está usando shampoo, nem fazendo co-wash, está simplesmente usando um higienizador!

- Por outro lado, para eliminar sulfatos, é necessário eliminar silicones insolúveis,........ - Como a Amanda referiu, a menina foi alertada para esse ponto, quanto ao condicionador que estava a usar mas entendeu que a questão dos silicones era muito complicada e por isso continuou a usar o condicionador. Recorde-se que ela estava fazendo co-wash direto, que definiu como sendo o mesmo que no-poo, sem usar sequer um higienizador.

Depois de meses de prática de uma técnica completamente distorcida, o cabelinho ressentiu-se, claro!

Mas...

O mais curioso é observar os produtos que ela usa atualmente:

- Para além dos óleos vegetais, ela usa shampoos sem sulfato agressivo e condicionadores orgânicos, sem silicones, parafinas, óleos minerais,...

Então... no limite a menina está fazendo low-poo, técnica que ela afirma não resultar para ela!

flower

Pois é, Carlinha. Essa máxima acho que existe no mundo todo mesmo, mas acho que ela não se aplica a essa moça. Ela não conhece bem o assunto sobre o qual está falando.
Andreax
Guru dos Cachos
Andreax

MensagemAssunto: Re: Abolir o uso do shampoo??   Abolir o uso do shampoo?? - Página 3 Icon_minitimeSex maio 18, 2012 6:05 pm

E eu que pus esse link aqui... silent falar menos e observar mais.
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: Abolir o uso do shampoo??   Abolir o uso do shampoo?? - Página 3 Icon_minitimeSex maio 18, 2012 7:51 pm

Meninas, é por isso que estou indo devagar por esse mundo de no e low poo... Para ver bem o que se adequa ao meu cabelo e minhas necessidades.

Acho que toda crítica é bem vinda, mas há muitas inconsistências na "rotina" desta moça... Não sei se ela tinha muita propriedade pra falar de no/low poo, né?...

amandagarcez
Encaracolada
amandagarcez

MensagemAssunto: Re: Abolir o uso do shampoo??   Abolir o uso do shampoo?? - Página 3 Icon_minitimeSex maio 18, 2012 11:28 pm

LucilaB escreveu:
Meninas, é por isso que estou indo devagar por esse mundo de no e low poo... Para ver bem o que se adequa ao meu cabelo e minhas necessidades.

Acho que toda crítica é bem vinda, mas há muitas inconsistências na "rotina" desta moça... Não sei se ela tinha muita propriedade pra falar de no/low poo, né?...

Com todo respeito, Lu, acho que ela nao tinha propriedade nenhuma. Rsrsrsrs.
amandagarcez
Encaracolada
amandagarcez

MensagemAssunto: Re: Abolir o uso do shampoo??   Abolir o uso do shampoo?? - Página 3 Icon_minitimeSex maio 18, 2012 11:33 pm

Andreax escreveu:
E eu que pus esse link aqui... silent falar menos e observar mais.

Ué, Andréa.. Vc nao fez nada de errado. Quem errou foi a moça que falou do que nao conhece bem. Wink
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: Abolir o uso do shampoo??   Abolir o uso do shampoo?? - Página 3 Icon_minitimeSex maio 18, 2012 11:41 pm

rsrs... É, Amanda! lol!

Pra dizer se uma coisa funciona ou não temos que fazê-la do jeito certo!

Mas é claro que o no/low poo não dá certo para 100% das pessoas. Já vi relatos de pessoas que não se acostumaram. Outras fazem por um tempo e depois voltam a usar sulfato e silicones sem problema... Enfim, cada caso é um caso. Mas tem que fazer direito! Wink

Andreax, nós temos que te agradecer por vc ter trazido essa discussão, muito importante para nós! Very Happy
amandagarcez
Encaracolada
amandagarcez

MensagemAssunto: Re: Abolir o uso do shampoo??   Abolir o uso do shampoo?? - Página 3 Icon_minitimeSex maio 18, 2012 11:48 pm

É verdade, Lucila!

Acho que aqui no fórum mesmo a Ana K. É uma pessoa que não se adaptou ao no/low poo. Entendo perfeitamente. Como eu disse em algum lugar, não sei se foi aqui mesmo, mas eu agradeço demais por ter me adaptado tão bem com essa técnica! Meu cabelo nunca foi o que ele é hj e eu nao quero voltar ao que ele já foi um dia.

Como eu tb sempre costumo dizer, o que importa é fazer uma opção com consciência e conhecimento. Nada contra quem não gosta ou não se adapta ao no poo. Mas tb não fale que não presta sem saber o que significa no poo né?

Rsrsrsrs... Eita tô prolongando mto essa conversa.. Rsrsrsrs Embarassed

Última edição por amandagarcez em Sáb maio 19, 2012 6:20 am, editado 1 vez(es)
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: Abolir o uso do shampoo??   Abolir o uso do shampoo?? - Página 3 Icon_minitimeSex maio 18, 2012 11:53 pm

rsrs... O papo tá bom, Amanda! Very Happy
Andreax
Guru dos Cachos
Andreax

MensagemAssunto: Re: Abolir o uso do shampoo??   Abolir o uso do shampoo?? - Página 3 Icon_minitimeSex maio 18, 2012 11:55 pm

Smile eu sei Amanda, mas fiquei meio sem graça em mostrar um mau exemplo, mas a coisa toda foi bem didática.

As outras meninas, principalmente as novatas, aprenderão o que não fazer. Obrigada Lucila.

A propósito Very Happy eu digo pra todo mundo que faço 3 co washs para 1 lavada de shampoo sem sulfato né ? Pois bem, modifiquei minha frequência, agora estou fazendo 5 co washs para 1 lavada de sh. s/sulf. O cabelo está gostando.

Vou começar a estender pra ver até onde ele aceita bem.
amandagarcez
Encaracolada
amandagarcez

MensagemAssunto: Re: Abolir o uso do shampoo??   Abolir o uso do shampoo?? - Página 3 Icon_minitimeSáb maio 19, 2012 12:02 am

Que é isso, Andréa! Como a Lucila falou vc abriu espaço pra uma discussão importante em nosso meio. Nos interessa mto combater comentários sem fundamentos acerca da nossa rotina de cuidados. Fica sem graça, não.

Lucila, que bom q vc não tá me achando uma chata... Hehehehe lol!
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: Abolir o uso do shampoo??   Abolir o uso do shampoo?? - Página 3 Icon_minitimeSáb maio 19, 2012 11:01 am

Que nada, Amanda, vc é uma fofa! flower
amandagarcez
Encaracolada
amandagarcez

MensagemAssunto: Re: Abolir o uso do shampoo??   Abolir o uso do shampoo?? - Página 3 Icon_minitimeSáb maio 19, 2012 12:10 pm

LucilaB escreveu:
Que nada, Amanda, vc é uma fofa! flower

I love you I love you I love you Obrigada, Lu!
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Abolir o uso do shampoo??   Abolir o uso do shampoo?? - Página 3 Icon_minitime

Abolir o uso do shampoo??
Ir para o topo 
Página 3 de 7Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte